Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são um importante problema de saúde pública em todo o mundo, tanto pela sua alta prevalência quanto pela forma de transmissão, cuja prevenção depende, muitas vezes, de intervenções não só assistenciais como comportamentais, educacionais e até socioculturais (STANFIELD, 2013).
Sobre os principais fatores de risco para contrair uma infecção sexualmente transmissível, analise as sentenças a seguir:
I- Múltiplos parceiros sexuais.
II- Uso prolongado com drogas ilícitas.
III- História prévia de ISTs.
IV- Uso adequado de preservativo.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Múltiplos parceiros sexuais. Verdadeiro, ter múltiplos parceiros sexuais é um fator de risco conhecido para contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). II- Uso prolongado com drogas ilícitas. Verdadeiro, o uso de drogas ilícitas pode estar associado a comportamentos de risco, como a falta de uso de proteção durante relações sexuais, o que aumenta o risco de ISTs. III- História prévia de ISTs. Verdadeiro, ter uma história prévia de ISTs aumenta o risco de contrair novas infecções, pois pode indicar comportamentos de risco ou vulnerabilidades. IV- Uso adequado de preservativo. Falso, o uso adequado de preservativo é uma medida de prevenção e não um fator de risco. Portanto, essa sentença não está correta. Agora, vamos ver quais alternativas estão corretas: A) As sentenças II e IV estão corretas. (Falso, IV está incorreta) B) Somente a sentença IV está correta. (Falso, IV está incorreta) C) As sentenças I, II e III estão corretas. (Verdadeiro, todas estão corretas) D) Somente a sentença I está correta. (Falso, I, II e III estão corretas) Portanto, a alternativa correta é: C) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Na Sífilis primária ou cancro duro, após um período médio de 21 dias de incubação (variando de 3 dias a 3 meses), pode ocorrer o aparecimento de lesão genital ulcerada, quase sempre única, indolor, de bordas endurecidas, de fundo limpo e rica em treponemas. PORQUE II- Cerca de 25% dos pacientes com sífilis primária não tratada desenvolvem uma doença sistêmica, que representa a sífilis secundária. Pacientes com sífilis secundária podem não ter tido apresentação do cancro (assintomáticos) ou essa lesão ter passado despercebida.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições falsas.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Diabetes Mellitus, ou DM, como é conhecida, é uma das principais doenças da prática médica e a sua prevalência vem aumentando com o tempo, de modo que se estima que ela acometa mais de 415 milhões de pessoas em todo o mundo (BRASIL, 2021).
Acerca das definições sobre o tema, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Diabetes Tipo 1. II- Diabetes Melittus. III- Insulina. IV- Diabetes Tipo 2.
( ) É definida como um distúrbio de metabolismo intermediário caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina, na sua ação, ou em ambos os mecanismos.
( ) É um hormônio produzido nas células beta das ilhotas pancreáticas e parte da sua produção é liberada constantemente (em níveis basais) na circulação sanguínea.
( ) Doença autoimune, onde o pâncreas para de produzir insulina. Não está associada ao excesso de peso.
( ) Doença onde não há produção suficiente ou adequada de insulina no corpo. Está associada ao excesso de peso.
A II - III - I - IV.
B I - III - II - IV.
C I - IV - II - III.
D III - I - IV - II.

As doenças cardiovasculares contribuem significativamente como um grupo causal de mortalidade em todas as regiões brasileiras. Estudos epidemiológicos demonstram a ocorrência de várias doenças cardiovasculares (CASTRO et al., 2004).
Acerca das doenças cardiovasculares, assinale a alternativa INCORRETA:
A Infarto agudo do miocárdio.
B Valvulopatias.
C Câncer de pâncreas.
D Hipertensão arterial sistêmica.

A pneumonia pode ser definida histologicamente como o preenchimento do espaço alveolar com um infiltrado inflamatório. É clinicamente uma infeção pulmonar aguda causada por infecção por determinados microrganismos. A pneumonia é geralmente dividida em adquirida na comunidade e hospitalar (STANFIELD, 2013).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A pneumonia nosocomial ocorre pelo menos 48 horas após a admissão ou logo após alta. PORQUE II- Esta categoria inclui pneumonia adquirida no hospital (PAH) ocorrendo ≥ 48 horas após a hospitalização e pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) ocorrendo ≥ 48 horas após a intubação.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são proposições falsas.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

O sistema endócrino, junto com o sistema nervoso, é responsável pela homeostasia. A fisiologia endócrina envolve a secreção de hormônios e suas ações subsequentes no tecido-alvo. Logo, os diferentes sistemas hormonais desempenham papel-chave na regulação de quase todas as funções corporais (GARY; STEPHEN, 2016).
Acerca dos mensageiros químicos envolvidos no sistema endócrino, analise as sentenças a seguir: I- Os neurotransmissores são liberados por terminais de axônios de neurônios nas junções sinápticas, atuando localmente para controlar as funções das células nervosas. II- Os parácrinos são secretados por células no líquido extracelular e influenciam na função do mesmo tipo celular que o produziu, por meio de ligações com receptores na superfície celular. III- As citocinas são peptídeos secretados por células no líquido extracelular. IV- Hormônios endócrinos são liberados por terminais de axônios nos neurônios nas junções sinápticas.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

As hepatites virais representam a maior causa de hepatopatia aguda e crônica na sociedade, tornando importante o domínio dos profissionais da saúde sobre o assunto na prática clínica (GARY; STEPHEN, 2016).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- As hepatites virais agudas constituem um problema relevante de saúde pública no Brasil. PORQUE II- A transmissão de todos os tipos de hepatite (A, B, C, D, E) é via relação sexual.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições falsas.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina