Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Os grandes proprietários de terra viram-se presos a dívidas com os comerciantes portugueses – que controlavam as atividades de importação e exportação – e com os altos impostos e taxas estabelecidos pela Coroa Portuguesa. Com isso, a aristocracia agrária e outros brancos livres pobres organizaram um movimento que eclodiu em 06 de março de 1817.
Como ficou conhecido esse movimento na História do Brasil?
a) Conjuração Baiana
b) Inconfidência Mineira
c) Revolução Praieira
d) Confederação do Equador
e) Revolução Pernambucana
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O movimento mencionado na sua pergunta, que ocorreu em 06 de março de 1817 e envolveu grandes proprietários de terra e a aristocracia agrária em Pernambuco, é conhecido como a Revolução Pernambucana. Esse movimento foi uma revolta contra a opressão econômica e política da Coroa Portuguesa. Analisando as alternativas: a) Conjuração Baiana - Refere-se a um movimento de 1798 na Bahia. b) Inconfidência Mineira - Foi um movimento de 1789 em Minas Gerais. c) Revolução Praieira - Aconteceu em 1848, em Pernambuco, mas não é o movimento de 1817. d) Confederação do Equador - Ocorreu em 1824, também em Pernambuco, mas é diferente do movimento de 1817. e) Revolução Pernambucana - É a alternativa correta, pois se refere ao movimento de 1817. Portanto, a resposta correta é: e) Revolução Pernambucana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Revolução de 1817, também conhecida como Revolução Pernambucana, foi uma entre diversas rebeliões populares que antecederam a Independência do Brasil. Dentre as opções abaixo mencionadas, assinale aquela que não corresponde a uma das causas que culminaram na deflagração desta Revolução:
A) A crescente campanhas abolicionistas, cujas ideias pregavam restrições gradativas ao tráfico de escravos, que se tornavam mão de obra cada vez mais cara, pois a escravidão era o motor de toda a economia agrária pernambucana; B) criação de novos impostos por Dom João VI o que provocou a insatisfação da população pernambucana; C) grande seca que atingiu a região em 1816, que acentuou a fome e a miséria e culminou com uma queda na produção do açúcar e do algodão, que sustentavam a economia de Pernambuco; D) Presença maciça de portugueses na liderança do governo e na administração pública. E) Queda nos preços do açúcar, importante produto de exportação de Pernambuco à época.

Leia os itens a respeito da Revolução Pernambucana de 1817: I – Possui forte sentimento antilusitano, resultante do aumento dos impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses; II – Teve participação apenas de sacerdotes e militares, não contando com o apoio de outros segmentos da população; III – Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando do Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte; IV – A Revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas; V – Propunha a República, com a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão. É correto apenas o afirmado em:
A) I, II e III.
B) I, III e V
C) I, IV e V.
D) II, III, IV.
E) II, III, V.

A respeito da Revolução de 1817 é incorreto afirmar que:
A) Ao contrário do movimento de Vila Rica, fortemente marcado pela participação das elites locais, a Conjuração Baiana teve um cunho essencialmente popular.
B) Todos os movimentos citados no texto inscrevem-se no quadro geral do antigo sistema colonial, quadro esse que também refletia as transformações vividas pela Europa a partir da Revolução Industrial e das revoluções liberais burguesas.
C) A Revolução Pernambucana de 1817, que eclodiu durante a permanência do Estado Português no Brasil, traçou uma linha libertária que teve prolongamento na Confederação do Equador, dois anos após a Independência.
D) A imagem de Tiradentes, cultuada durante o período monárquico, sofreu forte oposição por parte daqueles que proclamaram a República, pelo que poderia inspirar contra o novo regime.

Após derrotarem as tropas defensoras de Portugal, os revoltosos formaram um governo provisório composto por cinco membros. Além disso, estabeleceram a formação de um grupo de emissários que difundiriam o movimento em outras capitanias do Brasil e em algumas nações europeias.
Esse fenômeno histórico, conhecido como Revolução Pernambucana, chegou através do governo provisório inclusive a:
A) Abolir a escravidão
B) Proclamar uma República
C) Instaurar uma nova monarquia
D) Expulsar os portugueses do Brasil
E) Conseguir o reconhecimento internacional como órgão de poder no Brasil.

Assinale a alternativa que traduz CORRETAMENTE o significado da Revolução de 1817 no Brasil:
A) A revolução de 1817 ocorreu no estado de Minas Gerais, também conhecida como Inconfidência Mineira, e resultou do descontentamento da população com o aumento dos impostos e com os privilégios concedidos aos comerciantes portugueses.
B) A revolução de 1817 ocorreu no estado de Pernambuco, também conhecida como Insurreição Pernambucana, e objetivava a independência e a instituição da república.
C) A revolução de 1817 ocorreu no estado de Minas Gerais, também conhecida como Inconfidência Mineira, e implantou um governo que ameaçou o direito dos pequenos proprietários à livre exploração da terra.
D) A revolução de 1817 ocorreu no estado de Pernambuco, também conhecida como Insurreição Pernambucana, e contou com a participação as pessoas das camadas populares, inclusive, os negros.
E) A revolução de 1817 ocorreu no estado de Pernambuco, também conhecida como Insurreição Pernambucana, e objetivava instaurar uma nova monarquia.

Analise as proposições listadas abaixo e aponte aquela que possui informação correta a respeito da Revolução de 1817:
A) Conhecida como Revolução Pernambucana, foi marcada por um intenso descontentamento popular diante da desigualdade regional verificada após o retorno da Coroa para o Brasil. Embora os relatos históricos apontem a existência de pesados impostos neste período, tal fator não contribuiu para a eclosão do movimento.
B) A revolução de 1817 não ficou restrita a Pernambuco, se expandindo para outras áreas do Nordeste. O desfavorecimento regional, acompanhado de um intenso antilusitanismo, foi o denominador comum desta espécie de revolta geral.
C) A revolução de 1817 abarcou as mais diversas camadas da população, como militares, proprietários rurais, juízes, artesãos e comerciantes. Os sacerdotes, no entanto, não participaram da Revolução, haja vista a indissociável relação existente entre Igreja Católica e Estado no aludido contexto histórico.
D) Uma das suas características marcantes foi a uniformidade de pretensões, uma vez que todos os grupos lutavam pelos mesmos objetivos.
E) Após a tomada de Recife pelos revolucionários houve a implantação de um governo provisório baseado em uma espécie de “lei orgânica”, que estabeleceu a tolerância religiosa e a igualdade de direitos, inclusive dos escravos, o que representou importante avanço rumo à abolição da escravatura.

No Brasil Colônia, as rebeliões nativistas foram importantes para o enfraquecimento do governo português. No século XIX, a Revolução de 1817 se destacou, pois:
a) conseguiu a autonomia da província por muitas décadas.
b) defendeu a democracia e a libertação imediata dos escravos.
c) articulou-se com forças militares do Rio e da Bahia.
d) contou com a participação decisiva de forças militares estrangeiras.
e) trouxe a circulação de ideias renovadoras de libertação nacional.

Acerca da Revolução Pernambucana de 1817, assinale a alternativa correta:
A) A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento separatista – o primeiro que ocorreu no período colonial – de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco. Esse movimento foi liderado pelas elites locais, sem contar com grande adesão popular assim que foi deflagrado.
B) A Revolução Pernambucana de 1817, assim como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, foi um movimento de caráter separatista e republicano que ocorreu no Brasil colonial. A grande diferença desse movimento para os outros dois citados foi que a Revolução Pernambucana conseguiu superar a fase conspiratória apesar de não ter chegado a tomar o poder local.
C) A Revolução Pernambucana teve início, de fato, em 6 de março de 1817, quando o brigadeiro português Manoel Joaquim Barbosa de Castro foi assassinado ao realizar ordem do governador local de prender supostos envolvidos em uma conspiração. Esse assassinato foi cometido pelo capitão José de Barros Lima, que reagiu à voz de prisão realizada pelo brigadeiro.
D) O movimento contou com as elites locais, compostas por grandes comerciantes e alguns grandes proprietários, e teve adesão também de militares, juízes, pequenos comerciantes, artesãos e agricultores. O movimento, também, ficou marcado pela não participação de religiosos como padres, uma vez que a Igreja não possuía interesse na revolução.

A respeito da Revolução Pernambucana de 1817, assinale a opção correta.
A) Preocupado em evitar ressentimentos futuros, o governo português agiu de maneira conciliatória, perdoando os líderes da Revolução Pernambucana de 1817.
B) A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento de libertação colonial cujo objetivo era a libertação de parte do território Nordestino do domínio português.
C) O Ceará foi o principal polo revolucionário da Revolução Pernambucana de 1817, porque não era um estado emancipado, mas integrante da Capitania de Pernambuco.
D) A base da Revolução Pernambucana de 1817 era conservadora e autoritária e insurgiu-se contra as ideias modernizantes de Portugal.
E) A elite econômica pernambucana ressentia-se pelo fato de não receber a atenção da metrópole portuguesa, apesar de estar, no momento da Revolução Pernambucana de 1817, em fase de grande prosperidade.

A informação incorreta sobre a Revolução Pernambucana de 1817 está presente na alternativa:
a) Teve como uma de suas principais causas as dificuldades econômicas do Nordeste.
b) Os impostos pesados cobrados pelas autoridades portuguesas.
c) A transferência da família real para o Brasil.
d) O sistema escravista implantado pela metrópole foi a principal razão de implosão da Revolução Pernambucana de 1817.

O ano de 2017 tem sido marcado por vários eventos comemorativos do 2º centenário da chamada “Revolução Pernambucana”, movimento que ocorreu no Nordeste em 1817. A capitania do Rio Grande do Norte aderiu a esse levante, que
A) pretendia a proclamação da independência de capitanias do Nordeste, as quais formariam uma república.
B) contou com decisiva adesão das classes populares, os quais buscavam realizar uma reforma agrária na região, pondo fim ao sistema latifundiário.
C) planejava unificar Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, cujo governo ficaria nas mãos do Padre Miguelinho, notório defensor das ideias liberais.
D) teve a participação de grande número de padres, os quais propuseram leis com vistas a diminuir a influência da maçonaria na nascente república.

A Revolução Pernambucana de 1817 representou grandes mudanças para Pernambuco e para o Brasil, ao contestar traços negativos do governo português no Brasil, defendendo ideais libertários semelhantes aos das revoluções burguesas do século anterior. A participação de Goiana na Revolução Pernambucana deu-se, principalmente, através do (a).
A) atuação dos fazendeiros goianenses, que ajudaram a financiar os rebeldes.
B) atuação de goianenses que foram morar em Recife.
C) abastecimento dos centros revolucionários.
D) apoio ao governo do Rio de Janeiro.
E) treinamento de rebeldes recifenses nos campos goianenses.

O processo de independência do Brasil resultou de um contexto complexo, determinado por fatores externos e internos. Com relação a esse assunto, julgue (C ou E) o item que se segue.
Movimentos de revolta restritos ao ambiente regional, a Inconfidência Mineira, a Conjuração dos Alfaiates, na Bahia, e a Revolução Pernambucana de 1817 não visavam à emancipação de todo o território brasileiro.

A respeito das origens do processo de Independência do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
A Revolução Pernambucana, deflagrada em 1817, embora tenha sido rapidamente debelada, teve forte repercussão nas elites provinciais brasileiras, particularmente em regiões distantes do Rio de Janeiro. O aumento de impostos e a escassez de interlocução política, de que se ressentiam a maior parte das províncias, contrastavam com os relatos de uma Corte extravagante e perdulária, levando alguns a entenderem a transferência da Corte como um colonialismo interno, em que o Rio de Janeiro subjugava as demais províncias brasileiras.

Acerca da Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, assinale a alternativa incorreta:
A) A Revolução Pernambucana de 1817 foi o último movimento separatista do período colonial.
B) A Revolução Pernambucana de 1817 está relacionada com a crise socioeconômica que o Nordeste atravessava há quase um século em razão da desvalorização do comércio de açúcar e do algodão brasileiro no mercado externo.
C) O movimento contou com a participação de vários grupos sociais, mas não contou com o apoio militar local, sendo que os revoltosos defendiam entre outros temas: a proclamação da República; o fim dos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa; o fim do trabalho escravo.
D) As ideias republicanas que alcançaram a região e as recentes nações formadas na América que deixaram de ser colônias serviram de exemplo para os pernambucanos para eclodir a Revolução de 1817.

Acerca da Independência do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
A) A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
B) Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
C) A Revolução Pernambucana de 1817 foi reprimida sem grandes desgastes, mas, três anos depois dessa repressão, o rei D. João IV teve de lidar com insatisfações em Portugal que se manifestaram na Revolução Liberal do Porto de 1820. Esse foi o ponto de partida do processo de independência do Brasil.
D) A presença da família real no Brasil havia proporcionado grandes avanços, mas, ainda assim, demonstrações de insatisfação aconteceram por meio da Revolução Pernambucana de 1817. A mudança da família real para o Brasil havia resultado em grande aumento de impostos e interferido diretamente na administração da capitania.

O estado de Pernambuco teve sua história marcada por várias revoltas e revoluções. Sobre as revoltas e revoluções pernambucanas, analise os itens a seguir.
Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que
A) os diversos grupos sociais envolvidos na revolta tinham como consenso o objetivo de proclamar a república.
B) o movimento se inspirou na luta pela implantação de ideais democráticos no Estado Polonês, a qual se solidificou com a carta constitucional polonesa, que ficou conhecida como “A Polaca”.
C) os rebeldes, que tomaram o poder em Pernambuco, construíram um governo provisório, que decidiu extinguir alguns impostos e elaborar uma constituição, decretando a liberdade religiosa e de imprensa e a igualdade para todos, exceto para os escravos.
D) apesar de ter fracassado, a Revolução Pernambucana foi o movimento mais importante de todos os outros precursores da independência, porque ultrapassou a fase de conspiração, e os revoltosos chegaram ao poder.
E) tropas reais, enviadas por mar e terra, ocuparam a capital de Pernambuco, desencadeando intensa repressão. Os principais líderes foram presos e sumariamente executados.

A Revolução Pernambucana de 1817 foi uma das muitas revoltas de cunho ideológico liberal, que agitaram Pernambuco no século XIX. Nesse contexto, ainda podemos citar a Revolta dos Suassunas, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira como exemplos desses motins.
Sobre essa realidade, é CORRETO afirmar que:
A) a Revolta dos Suassunas, nos anos iniciais do oitocentos, foi o único motim que conseguiu movimentar tropas militares contra a coroa portuguesa.
B) a Revolução de 1817 está ligada aos conflitos com a presença da corte portuguesa no Rio de Janeiro, exilada por conta da invasão napoleônica na Península ibérica.
C) ocorreu um crescimento dos motins liberais em Pernambuco, após a Revolução Praieira em 1848.
D) a Confederação do Equador, ocorrida em 1824, rompeu com tradições liberais ao propor reformas pautadas no ideário socialista.
E) o pensamento de Frei Caneca, apesar de ser um dos expoentes do pensamento liberal no Brasil de então, não teve repercussão entre as lideranças das revoltas de 1817 e 1824.

Alguns historiadores taxaram esse movimento de Revolução dos Padres, devido ao grande numero de religiosos que a integraram. Na Paraíba, as coisas tiveram essa mesma feição, explicável pelo preparo intelectual dos sacerdotes, aptos à assimilação das idéias liberais. Além da Paraíba, o movimento teve a adesão de Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará.
O texto refere-se à:
A) Revolução Pernambucana de 1817
B) Guerra dos Mascates
C) Coluna Prestes
D) Conjuração Baiana
E) Confederação do Equador

Mais conteúdos dessa disciplina