Logo Passei Direto
Buscar
O controle de vetores de interesse em saúde pública objetiva diminuir a transmissão de patógenos. Em relação ao controle químico, biológico e mecânico podemos afirmar que.
a. O controle mecânico tem como objetivos proteger, destruir ou destinar adequadamente os criadouros, a fim de impedir a proliferação dos insetos vetores.
b. O manejo integrado de vetores objetiva a utilização racional, integrada e sinérgica dos diferentes métodos de controle.
c. Controle mecânico, químico, biológico, legal, genético e ações educativas são métodos usados para diminuir a presença de insetos vetores.
d. Inseticidas químicos deve ser utilizados de forma frequente e ampla para controle de vetores, sendo a estratégia mais recomendada na rotina.
e. A soltura de mosquitos infectados com Wolbachia é uma abordagem de controle de Aedes inovadora e autossustentável.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao controle de vetores de interesse em saúde pública: a) O controle mecânico tem como objetivos proteger, destruir ou destinar adequadamente os criadouros, a fim de impedir a proliferação dos insetos vetores. - Esta afirmação é verdadeira, pois o controle mecânico realmente visa eliminar ou evitar criadouros. b) O manejo integrado de vetores objetiva a utilização racional, integrada e sinérgica dos diferentes métodos de controle. - Esta afirmação também é correta, pois o manejo integrado é uma abordagem que combina diferentes métodos de controle. c) Controle mecânico, químico, biológico, legal, genético e ações educativas são métodos usados para diminuir a presença de insetos vetores. - Esta afirmação é verdadeira, pois menciona diversos métodos de controle. d) Inseticidas químicos devem ser utilizados de forma frequente e ampla para controle de vetores, sendo a estratégia mais recomendada na rotina. - Esta afirmação não é correta, pois o uso excessivo de inseticidas químicos pode levar à resistência e não é a única estratégia recomendada. e) A soltura de mosquitos infectados com Wolbachia é uma abordagem de controle de Aedes inovadora e autossustentável. - Esta afirmação é verdadeira, mas é uma abordagem específica e não abrange o controle químico, biológico e mecânico de forma geral. Dentre as opções, a que melhor abrange o controle de vetores de forma geral e é correta é a b), pois fala sobre o manejo integrado, que é uma abordagem abrangente e sinérgica. Portanto, a resposta correta é: b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para entender o cenário atual da vigilância entomológica é fundamental conhecer um pouco da história da entomologia médica, seus avanços e o papel no contexto da Saúde Pública.
Em relação a isso, podemos afirmar que:
a. No início do século XX foram realizados esforços em grande escala de controle de mosquitos de febre amarela e malária.
b. No início dos anos 1960, inúmeras populações de insetos vetores tornaram-se resistentes ao DDT e este foi sendo substituído por outros inseticidas.
c. A descoberta pioneira da transmissão do vírus da dengue por mosquitos foi realizada por Patrick Manson no século XIX. A alternativa não é correta. Patrick Manson demonstrou que mosquitos conseguiam se infectar com larvas de filárias, não do vírus da dengue. Releia o conteúdo da atividade 1 e refaça a questão.
d. A entomologia médica foi reforçada com a teoria de que mosquitos transmitiam febre amarela no século XX por Oswaldo Cruz.
e. Durante a Segunda Guerra Mundial, o DDT foi muito utilizado contra piolhos, pulgas dos ratos e mosquitos.

A análise de indicadores entomológicos é fundamental para o planejamento da vigilância.
Em relação aos indicadores entomológicos podemos afirmar que:
a. Índice Predial e de Breteau são indicadores fornecidos pelo Levantamento de índice rápido para Aedes aegypti.
b. O índice de densidade de ovos é um indicador baseado no número de ovos de Aedes capturados por armadilha positiva (ovitrampa).
c. A positividade de ovitrampa indica a densidade de insetos vetores em uma localidade, sendo cada vez mais usada no serviço de vigilância de flebotomíneos. A alternativa não é correta. Esse indicador não é utilizado para flebotomíneos. Releia o conteúdo da atividade 2 e refaça a questão.
d. O índice de recipientes é o número de recipientes positivos para larvas dividido pelo número de recipientes com água inspecionados.
e. Os indicadores entomológicos da vigilância em saúde são medidas que mostram o número de espécies de insetos vetores em um local. A alternativa não é correta. Esse não é o conceito de indicador da vigilância entomológica. Releia o conteúdo da atividade 2 e refaça a questão.

Algumas tecnologias alternativas de controle de mosquitos, principalmente Ae. aegypti, têm sido desenvolvidas.
Em relação a essas estratégias podemos afirmar que:
a. Formas de controle biológico com Wolbachia e com análogos do hormônio juvenil são inovadoras no controle de mosquitos.
b. O uso de estações de disseminação é promissor pois mosquitos contaminam mais que um sítio por dia com pequenas quantidades de inseticida, suficiente para inativá-lo por aproximadamente quatro meses.
c. Além de reduzir as populações de Ae. aegypti, Wolbachia diminui as taxas de infecção desse inseto pelos vírus da dengue, Zika e Chikungunya.
d. A estratégia dos mosquitos dispersores de inseticidas consiste em atrair as fêmeas de mosquitos até recipientes de água tratados com piriproxifeno, o qual mata as fêmeas.
e. Após soltura mosquitos machos com Wolbachia acasalam com mosquitos fêmeas sem Wolbachia, e essas fêmeas fazem a postura de ovos inférteis.

Em relação as técnicas de captura de mosquitos podemos afirmar que:
Escolha uma ou mais:
a. Culicídeos adultos são capturados por métodos de aspiração com capturadores de Castro ou aspiradores elétricos.
b. A amostragem de larvas de culicideos é frequentemente realizada pelos núcleos de entomologia por ser de fácil execução e apresentar bom rendimento.
c. CDC, HP e mosquitrap são exemplos de armadilhas que utilizam a luz para atrair os insetos vetores. A alternativa não é correta. Mosquitrap não é luminosa. Releia o conteúdo da atividade 2 e refaça a questão.
d. A vigilância de flebotomíneos tem sido feita pelos núcleos de entomologia no Brasil colocando-se armadilhas CDCs ou HPs nos domicílios.
e. Armadilhas como BG-sentinela e larvitrampas são muito seletivas para captura de ovos e adultos das espécies Ae.aegypti e Ae. albopictus.

Em relação aos conceitos e objetivos da vigilância entomológica podemos afirmar que:
Escolha uma ou mais:
a. As equipes de vigilância ambiental, entomológica e epidemiológica devem trabalhar de forma independente para que o trabalho seja eficiente.
b. Identificar e analisar comportamentos biológicos de insetos vetores bem como a criação de indicadores de monitoramento e avaliação são ações da vigilância entomológica. A alternativa não é correta. Propor indicadores entomológicos compatíveis com níveis de transmissão e avaliá-los continuamente é atribuição da vigilância entomológica. Releia o conteúdo da atividade 1 e refaça a questão.
c. Há a necessidade de uma equipe multidisciplinar na vigilância entomológica para identificar os indicadores mais adequados na predição da ocorrência de doenças transmitidas por vetores.
d. A vigilância entomológica é a observação e a avaliação de características biológicas dos insetos vetores e de suas interações com hospedeiros humanos e animais reservatórios.
e. Recomendar as medidas para eliminar ou para reduzir a abundância de vetores e avaliar o impacto das intervenções na ocorrência dos vetores são objetivos da vigilância entomológica.

Em relação ao controle legal, genético e ações educativas podemos afirmar que:
a. O controle genético por meio de esterilização de machos tem sido muito usado contra Ae. aegypti no Brasil. A alternativa não é a correta. Essa técnica não tem sido muito utilizada no Brasil. Releia o conteúdo da atividade 3 e refaça a questão.
b. A política de destinação de pneus usados pela indústria foi fundamental para a diminuição do papel dos pneus como criadouros de mosquitos no Brasil.
c. Uma limitação do controle legal é que os agentes de combate a endemias que trabalham no combate ao Ae. aegypti não podem realizar entrada não autorizada em imóveis abandonados.
d. O controle legal baseia-se na aplicação de normas de conduta regulamentadas por instrumentos legais de apoio às ações de controle dos vetores.
e. Quando as ações educativas e de mobilização social relacionadas ao combate ao Aedes aegypti são implementadas pela população, há redução dos casos de dengue.

Em relação aos métodos tradicionais de controle de Aedes aegypti podemos afirmar que.
a. Devido à ocorrência de resistência em populações de Ae. aegypti aos inseticidas organofosforados, as ações de controle de larvas vêm utilizando piriproxifeno.
b. O tratamento perifocal é baseado na aplicação de inseticidas de ação residual nas paredes externas por meio de aspersor manual.
c. Para depósitos móveis recomenda-se não tratar, apenas proteger, colocar areia ou instruir para evitar acúmulo de água.
d. Coleta do lixo, desentupimento de calhas, lavagem de caixas d´água e destruição de pneus velhos são ações fundamentais para controle de Ae. aegypti.
e. A estratégia para prevenir ocorrência de Ae. aegypti adultos é a aspersão aeroespacial de inseticidas em ultra baixo volume (UBV). A alternativa não é correta. Essa estratégia é para bloqueio de transmissão. Releia o conteúdo da atividade 4 e refaça a questão.

Mais conteúdos dessa disciplina