Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
O biodireito surgiu como um estudo sistemático, diretamente interligado à bioética, que objetiva a criação de normas para regulamentar as condutas humanas, geradas a partir do crescente avanço técnico‑científico e biotécnico‑ científico. O biodireito possui quatro princípios autônomos, assim como regras, e leva em consideração as normas constitucionais brasileiras por fazer parte do ordenamento jurídico pátrio. Todas as afirmativas a seguir estão corretas, exceto uma, que não representa um princípio do biodireito. Assinale-a:
a- Princípio da publicidade.
b- Princípio da precaução.
c- Princípio da responsabilidade.
d- Princípio da autonomia privada.
e- Princípio da dignidade da pessoa humana.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a alternativa que não representa um princípio do biodireito, vamos analisar cada uma das opções: a) Princípio da publicidade - Este princípio está relacionado à transparência e à divulgação de informações, mas não é um dos princípios fundamentais do biodireito. b) Princípio da precaução - Este princípio é importante no biodireito, pois envolve a ideia de agir com cautela diante de incertezas, especialmente em questões que envolvem riscos à saúde e ao meio ambiente. c) Princípio da responsabilidade - Este princípio é relevante no biodireito, pois implica que os indivíduos e instituições devem ser responsáveis por suas ações, especialmente em relação a intervenções biotécnicas. d) Princípio da autonomia privada - Este princípio é fundamental no biodireito, pois respeita a capacidade dos indivíduos de tomarem decisões sobre suas próprias vidas e corpos. e) Princípio da dignidade da pessoa humana - Este é um princípio central no biodireito, que assegura que todas as ações e normas respeitem a dignidade inerente a cada ser humano. Analisando as opções, a alternativa que não representa um princípio do biodireito é: a) Princípio da publicidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A chamada “indústria da saúde” utiliza a biotecnologia no desenvolvimento de novos fármacos e produtos e isso implica em consequências positivas e negativas para as pessoas. Ao mesmo tempo que as empresas farmacêuticas investem tempo e dinheiro em pesquisas para o desenvolvimento de novas moléculas na intenção de que elas se transformem em medicamentos eficientes, grande parte desses estudos está sujeita à propaganda enganosa e venda que ocorre quando os medicamentos ainda não passaram por todas as etapas de pesquisa sobre eficácia e segurança e são disponibilizados para a população de maneira inadequada e ilegal. Alguns exemplos disso ocorreram no passado e tornaram-se famosos pela utilização de pessoas nas pesquisas de forma incorreta e a justificativa era de que o desenvolvimento científico não poderia ser impedido. Infelizmente, os casos citados abaixo ocorreram em total desrespeito às normas bioéticas.
Assim, correlacione abaixo os números às letras e assinale a alternativa correta.
I Estudo em câmaras com baixa pressão atmosférica.
II Caso Willowbrook.
III Caso Vipeholm.
A - 436 deficientes mentais, internos de um hospital da Suécia, receberam com frequência variável uma dieta rica em açúcar com dosagens diferentes, sem consentimento. O estudo iniciou‑se em 1945 e durou 8 anos, provando que a cárie dentária é originária da ingestão da sacarose.
B - Injeção deliberada do vírus da hepatite em centenas de crianças residentes e portadoras de deficiência mental em Nova York. Os pesquisadores defenderam a pesquisa, alegando que a grande maioria das crianças, dadas as condições de higiene e superlotação do local, adquiririam o vírus da hepatite de qualquer forma.
C - Experimentos realizados durante a Segunda Guerra Mundial, em Dachau, objetivando investigar os limites da resistência humana em altitudes extremamente elevadas.
I. C, II. B, III. A
I. B, II. A, III. C
I. C, II. A, III. B
I. A, II. B, III. C
I. C, II. B, III. A
I. B, II. C, III. A

Etimologicamente, a palavra eutanásia se origina do grego eu, que significa bom, e thanatos, que significa morte, então eutanásia significa “boa morte”, termo que remete a um óbito sem sofrimento. Muitas pessoas confundem os termos eutanásia, ortotanásia e distanásia. Sobre essas três situações, podemos dizer que todas as afirmativas estão corretas, exceto:
A especialidade médica que cuida de pacientes terminais é a Medicina Clínica Geral, que oferece ao doente todos os recursos necessários a fim de evitar o sofrimento.
Um dos requisitos exigidos para a prática da eutanásia em países que a permitem é o da presença de dois médicos para garantir a legitimidade do sofrimento e a irreversibilidade do quadro.
A eutanásia é proibida no Brasil e considerada crime. Entretanto, é uma prática permitida em países como Holanda, Bélgica e Suíça, desde que observados procedimentos específicos.
a- A especialidade médica que cuida de pacientes terminais é a Medicina Clínica Geral, que oferece ao doente todos os recursos necessários a fim de evitar o sofrimento.
b- Um dos requisitos exigidos para a prática da eutanásia em países que a permitem é o da presença de dois médicos para garantir a legitimidade do sofrimento e a irreversibilidade do quadro.
c- A eutanásia é proibida no Brasil e considerada crime. Entretanto, é uma prática permitida em países como Holanda, Bélgica e Suíça, desde que observados procedimentos específicos.

Mais conteúdos dessa disciplina