Logo Passei Direto
Buscar
O anarquismo é uma doutrina política que, a partir da segunda metade do século XIX, teve presença marcante no movimento operário internacional.
Sobre os pensadores anarquistas, é correto afirmar que
A) defendiam que só havia uma forma de extinguir a sociedade capitalista: abolir de um só golpe o Estado burguês e a propriedade privada, instaurando uma sociedade desprovida de qualquer tipo de poder e constituída por pequenas comunidades autônomas.
B) acreditavam que, antes de a sociedade chegar ao comunismo, deveria passar pela fase de transição, que seria o socialismo. Nele, haveria Estado e, portanto, leis, polícia, prisões; porém não existiria mais a relação patrão e empregado.
C) argumentavam que só a luta político-eleitoral e parlamentar das classes trabalhadoras poderia conduzir a uma reforma da sociedade capitalista e à instauração do socialismo, para, posteriormente, chegar ao comunismo.
D) acreditavam ser possível reformar o capitalismo por meio da ação do Estado ou da associação dos trabalhadores em cooperativas autogeridas, onde não existiria um poder centralizado, nem leis e polícia.
E) propunham a criação de uma sociedade ideal, por meio da extinção da propriedade privada dos meios de produção e da implantação do comunismo.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre os pensadores anarquistas: A) Defendiam que só havia uma forma de extinguir a sociedade capitalista: abolir de um só golpe o Estado burguês e a propriedade privada, instaurando uma sociedade desprovida de qualquer tipo de poder e constituída por pequenas comunidades autônomas. - Esta afirmação está alinhada com a visão anarquista, que busca a abolição do Estado e da propriedade privada. B) Acreditavam que, antes de a sociedade chegar ao comunismo, deveria passar pela fase de transição, que seria o socialismo. Nele, haveria Estado e, portanto, leis, polícia, prisões; porém não existiria mais a relação patrão e empregado. - Esta visão é mais associada ao socialismo marxista, não ao anarquismo. C) Argumentavam que só a luta político-eleitoral e parlamentar das classes trabalhadoras poderia conduzir a uma reforma da sociedade capitalista e à instauração do socialismo, para, posteriormente, chegar ao comunismo. - Essa abordagem é típica de correntes socialistas, não anarquistas. D) Acreditavam ser possível reformar o capitalismo por meio da ação do Estado ou da associação dos trabalhadores em cooperativas autogeridas, onde não existiria um poder centralizado, nem leis e polícia. - Embora mencione cooperativas, a ideia de reformar o capitalismo por meio do Estado não é uma posição anarquista. E) Propunham a criação de uma sociedade ideal, por meio da extinção da propriedade privada dos meios de produção e da implantação do comunismo. - Embora a extinção da propriedade privada seja uma ideia anarquista, a menção ao comunismo pode ser confusa, pois o anarquismo não necessariamente propõe uma transição para o comunismo como os marxistas. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a visão dos pensadores anarquistas é a A), pois reflete a ideia de abolir o Estado e a propriedade privada de forma direta, criando comunidades autônomas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em julho de 1917 estourava a primeira greve geral do Brasil, iniciada pelos trabalhadores da indústria têxtil paulista, no auge contou com mais de 50 mil trabalhadores de diversas cidades e categorias. A mobilização operária brasileira teve início ainda nos primeiros anos do século XX, foram anos de discussões e greves para termos o direito de formar sindicatos livres e garantir um mínimo de condições de trabalho.
Acerca do contexto vivido no Brasil e no mundo que explica a organização operária e as greves do início do século XX, assinale a alternativa CORRETA.
A) No Brasil, durante o período da Primeira Guerra Mundial, a indústria de substituição nacional de alguns produtos, antes importados cresceu. Se por um lado aumentavam os postos de trabalho nas indústrias; por outro, houve grande aumento do custo de vida devido à falta de diversos produtos.
B) Devido a reforma do Rio de Janeiro em 1910, o presidente Rodrigues Alves decretou o fechamento de uma série de indústrias da região, provocando o início de uma série de greves e do Primeiro Congresso Operário Brasileiro após a drástica diminuição nos postos de trabalho da capital federal.
C) Diversos periódicos operários eram publicados nos grandes centros brasileiros como forma de divulgar ideias políticas, discutir problemas e convocar assembleias ou greves. Grande parte dessa organização de luta deve-se ao fato de que a maioria dos imigrantes italianos e espanhóis era politizada, situação que garantiu ampla troca de informações com o governo brasileiro que atendeu diversas de suas reivindicações.
D) Algumas das principais reivindicações operárias da Greve Geral de 1917 e outras do período eram a diminuição da jornada de trabalho e o respeito às associações e sindicatos operários. Após negociação, as indústrias cumpriram as promessas e, após a desmobilização, os líderes e participantes não foram perseguidos.
E) O anarquismo e o socialismo foram as primeiras correntes políticas a influenciar o movimento operário brasileiro, ambos fundaram partidos e participaram dos congressos operários que organizaram a Greve Geral de 1917. Posteriormente, o Partido Comunista Brasileiro e o Partido Anarquista do Brasil disputaram eleições parlamentares.

Mais conteúdos dessa disciplina