Logo Passei Direto
Buscar
O anarquismo (anarcossindicalismo), uma das correntes políticas do movimento operário na República Velha (1889 -1930), lutava:
A) pela organização do proletariado urbano em partidos políticos, como forma de pressionar o governo a adotar uma legislação trabalhista que defendesse os direitos dos trabalhadores contra a exploração capitalista.
B) pela eleição de líderes sindicais para o Congresso, onde poderiam defender melhor as reivindicações operárias contra os interesses oligárquicos e da burguesia industrial exploradora.
C) pela cooperação com o Estado, desde que este respeitasse o direito de greve, a livre negociação do operariado em sindicatos e aprovasse leis que defendessem melhores condições de trabalho nas fábricas.
D) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes e da abolição da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado em sindicatos.
E) pela formação de sindicatos mais combativos e dispostos a negociar com a burguesia industrial a manutenção da propriedade privada e a participação dos operários nos lucros das fábricas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O anarquismo, especialmente na vertente do anarcossindicalismo, defendia a luta direta dos trabalhadores contra o sistema capitalista e a estrutura de poder do Estado. A proposta central era a abolição da propriedade privada e do Estado, promovendo a organização dos trabalhadores em sindicatos para a ação direta. Analisando as alternativas: A) Fala sobre a organização do proletariado em partidos políticos, o que não é uma característica do anarquismo, que rejeita a política partidária. B) Menciona a eleição de líderes sindicais para o Congresso, o que também não se alinha com a visão anarquista de evitar a cooperação com o Estado. C) Sugere cooperação com o Estado, o que é contrário aos princípios anarquistas. D) Defende o fim do sistema capitalista, da divisão de classes e da abolição da propriedade privada e do Estado, o que está alinhado com os princípios do anarquismo. E) Fala sobre a formação de sindicatos para negociar com a burguesia, o que não é uma abordagem anarquista. Portanto, a alternativa correta é: D) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes e da abolição da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado em sindicatos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em julho de 1917 estourava a primeira greve geral do Brasil, iniciada pelos trabalhadores da indústria têxtil paulista, no auge contou com mais de 50 mil trabalhadores de diversas cidades e categorias. A mobilização operária brasileira teve início ainda nos primeiros anos do século XX, foram anos de discussões e greves para termos o direito de formar sindicatos livres e garantir um mínimo de condições de trabalho.
Acerca do contexto vivido no Brasil e no mundo que explica a organização operária e as greves do início do século XX, assinale a alternativa CORRETA.
A) No Brasil, durante o período da Primeira Guerra Mundial, a indústria de substituição nacional de alguns produtos, antes importados cresceu. Se por um lado aumentavam os postos de trabalho nas indústrias; por outro, houve grande aumento do custo de vida devido à falta de diversos produtos.
B) Devido a reforma do Rio de Janeiro em 1910, o presidente Rodrigues Alves decretou o fechamento de uma série de indústrias da região, provocando o início de uma série de greves e do Primeiro Congresso Operário Brasileiro após a drástica diminuição nos postos de trabalho da capital federal.
C) Diversos periódicos operários eram publicados nos grandes centros brasileiros como forma de divulgar ideias políticas, discutir problemas e convocar assembleias ou greves. Grande parte dessa organização de luta deve-se ao fato de que a maioria dos imigrantes italianos e espanhóis era politizada, situação que garantiu ampla troca de informações com o governo brasileiro que atendeu diversas de suas reivindicações.
D) Algumas das principais reivindicações operárias da Greve Geral de 1917 e outras do período eram a diminuição da jornada de trabalho e o respeito às associações e sindicatos operários. Após negociação, as indústrias cumpriram as promessas e, após a desmobilização, os líderes e participantes não foram perseguidos.
E) O anarquismo e o socialismo foram as primeiras correntes políticas a influenciar o movimento operário brasileiro, ambos fundaram partidos e participaram dos congressos operários que organizaram a Greve Geral de 1917. Posteriormente, o Partido Comunista Brasileiro e o Partido Anarquista do Brasil disputaram eleições parlamentares.

Mais conteúdos dessa disciplina