Logo Passei Direto
Buscar
Para uma viga biapoiada com vão de 6m e carga distribuída triangular de forma que o seu valor seja 5 kN em x=0m e zero em x=6m, a resultante vale:
20 kN
40 kN
10 kN
15 kN
30 kN
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para calcular a resultante de uma carga distribuída triangular, você pode usar a fórmula: \[ R = \frac{1}{2} \times base \times altura \] No seu caso, a base é o vão da viga (6 m) e a altura é a carga máxima (5 kN). Portanto: \[ R = \frac{1}{2} \times 6 \, \text{m} \times 5 \, \text{kN} = 15 \, \text{kN} \] Assim, a resultante da carga distribuída triangular é 15 kN.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os sistemas em equilíbrio se fixam a apoios como, roletes, cabos, juntas, rótulas etc. Considere uma situação bidimensional, ou seja, forças que atuam exclusivamente num mesmo plano, por exemplo, o plano xy.
Um apoio de terceiro gênero pode apresentar que tipos de reações?
2 reações do tipo força e uma do tipo momento.
2 reações do tipo momento e uma do tipo força.
No mínimo, 2 reações do tipo força e uma do tipo momento.
3 reações do tipo momento.
3 reações do tipo força.

Considere a estrutura plana ABC a seguir. Supondo que A e B sejam dois apoios de 2º gênero e C uma rótula, determine as intensidades das reações verticais em A e B:
VA = 12,8 kN e VB = 7,2 kN
VA = 10,4 kN e VB = 9,6 kN
VA = 11,4 kN e VB = 8,6 kN
VA = 12,0 kN e VB = 8,0 kN
VA = 12,4 kN e VB = 7,6 kN

Considere uma viga biapoiada com 6m de vão e duas cargas concentradas de 30 kN posicionadas nas posições x=2m e x=4m. O momento fletor máximo vale:
40 kNm
50 kNm
60 kNm
30 kNm
80 kNm

Considere a estrutura abaixo em que o apoio A é de 1º gênero e o B de 2º gênero. Se o carregamento externo é o apresentado, determine o menor valor para o esforço cortante na superfície interna desta viga.
- 83,8 kN
- 138,8 kN
- 30,8 kN
- 38,8 kN
- 103,8 kN

Sobre as ¿Vigas Gerber¿, É INCORRETO afirmar o que traz a alternativa:
Ao se separar uma rótula de uma viga gerber, os apoios fictícios que identificam o trecho sendo suportado devem ficar de ambos os lados da rótula separada, o que depende da análise da sequência de carregamentos dos trechos isostáticos simples.
Nesta composição, as ligações entre as diversas vigas isostáticas que constituem o sistema são feitas pelos chamados ¿dentes gerber¿ que, na verdade, são rótulas convenientemente introduzidas na estrutura de forma a, mantendo sua estabilidade, torná-la isostática.
São formadas por uma associação de vigas simples (biapoiadas, biapoiadas com balanços ou engastadas e livres), que se apoiam umas sobre as outras, de maneira a formar um conjunto isostático.
Pelo menos um dos apoios destas vigas deve ser projetado para absorver eventuais forças horizontais.
As vigas gerber, por serem associações de vigas isostáticas simples, podem ser calculadas estabelecendo o equilíbrio de cada uma de suas partes, resolvendo-se inicialmente as vigas simples que não têm estabilidade própria (sep).

Considere uma viga Gerber (rótula) como, por exemplo, a da figura.
Com relação ao momento fletor na rótula, é correto afirmar que:
É sempre um valor positivo.
Pode ser um valor negativo ou nulo
É sempre um valor negativo.
Pode ser um valor positivo ou nulo
É sempre nulo.

Na viga inclinada AB, existe uma carga uniformemente distribuída, perpendicular à mesma. Considerando A um apoio de segundo gênero e B um de primeiro gênero, determine a reação vertical em B.
Dados: Sen (ângulo) = cateto oposto/hipotenusa ; Cos (ângulo) = cateto adjacente / hipotenusa e tang (ângulo) = cateto oposto / cateto adjacente
6 tf
10 tf
6,25 tf
8 tf
12,5 tf

Mais conteúdos dessa disciplina