Logo Passei Direto
Buscar
No intuito de prover o acesso regular dos filhos dos trabalhadores rurais à educação e à escolarização, a Lei n. 5.889/1973 determina:
( ) Art. 16. Toda propriedade rural, que mantenha a seu serviço ou trabalhando em seus limites mais de cinquenta famílias de trabalhadores de qualquer natureza, é obrigada a possuir e conservar em funcionamento escola primária, inteiramente gratuita, para os filhos destes, com tantas classes quantos sejam os grupos de quarenta crianças em idade escolar.
Verdadeiro
Falso
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A afirmação é verdadeira. O Art. 16 da Lei n. 5.889/1973 realmente determina que propriedades rurais que mantenham mais de cinquenta famílias de trabalhadores são obrigadas a ter uma escola primária gratuita para os filhos desses trabalhadores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto aos equipamentos de proteção recomendados para o trato com esses produtos químicos, podemos elencar.
Escolha uma opção:
a. proteção respiratória: é importante evitar a inalação de partículas e/ou vapores tóxicos. Estes podem ser descartáveis ou duráveis (com filtros de reposição), cuja vida útil e a efetividade devem ser rigorosamente controladas, pois podem tornar-se meio de contaminação direta e cruzada quando saturadas.
b. todas as alternativas corretas.
c. proteção para a cabeça, pescoço e couro cabeludo: touca ou boné árabe, em tecido impermeável, que deve ser cuidadosamente ajustado à proteção facial.
d. vestimentas: macacão impermeável com capuz (preferentemente) ou calças e camisas compridas, de tecido hidrorrepelente (para evitar a passagem dos produtos ao seu interior e ao contato com o corpo dos trabalhadores).
e. calçados: botas de cano longo e impermeáveis. Devem ser utilizadas dentro das calças, para evitar o escorrimento de produtos ao seu interior.

Cabe esclarecer que a pessoa (o agricultor ou qualquer outro cidadão) que estiver transportando, produzindo, embalando, comercializando, armazenando, aplicando e/ou utilizando agrotóxicos ilegais poderá estar cometendo distintos crimes e, por essa razão, estará sujeito às respectivas penalidades, a saber.
Marque a alternativa incorreta.
a. Crime de sonegação fiscal: aquele que vender ou transportar mercadorias sem a emissão de notas fiscais poderá ser autuado pela Receita Federal por sonegação fiscal.
b. Crime específico previsto na Lei n. 7.802/1998 (Lei dos Agrotóxicos) assevera o art. 13 da referida lei que aquele que comercializa, transporta ou usa agrotóxicos não registrados e em desacordo com a citada lei pratica crime sujeito à pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa. O item IX do art. 17 da Lei n. 7.802/1998 determina que, a critério do órgão competente, sejam destruídos os vegetais (soja, feijão, trigo, algodão etc.) e alimentos processados com os referidos vegetais nos quais tenha havido a aplicação de agrotóxicos de uso não autorizado no Brasil (contrabandeados). Mais ainda, o mesmo artigo, em seu parágrafo único, manda que a autoridade fiscalizadora faça a divulgação das sanções impostas aos infratores desta lei.
c. Crime de contrabando ou descaminho: consoante o disposto no art. 334 do Código Penal, ensejando pena de reclusão (de 1 a 4 anos). Entretanto, não somente o agricultor ou o destinatário final estará sujeito à penalidade prevista, mas também o transportador e todos que, de qualquer maneira, contribuíram para a prática do crime enquadram-se no mesmo dispositivo penal.
d. Crime ambiental: conforme previsto no art. 56 da Lei n. 9.605/1998, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais), com pena de reclusão e multa.

Quanto à sua destinação ou finalidade, podemos estratificar os agrotóxicos em. Marque a alternativa correta referente a fungicidas.
a. Organofosforados: compostos orgânicos derivados de ácidos contendo ligações de carbono e fósforo. Exemplos: Azodrin, Dissulfoton, Folidol, Malation, Tantaron e Rhodiatox.
b. estinados ao controle de ovos, larvas e insetos adultos, distribuídos, em especial, nas seguintes famílias químicas.
c. Carbamatos: derivados do ácido carbâmico. Exemplos: Aldicarb, Carbaril, Furadan e Zeclram.
d. Derivados da tioureia: tiofanato.

Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
( ) a Lei n. 7.802, de 11 de julho de 1989, dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins.
( ) Os produtos e os componentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas e também em ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores do crescimento.
( ) no Decreto n. 31.246, de 28 de dezembro de 2007, que a regulamenta, além de determinar requisitos para o registro desses produtos e para a receita agronômica (arts. 64 a 67), atribuição específica de engenheiros agrônomos e florestais, que deverá individualizar os dados referentes à propriedade e cultura destinatária, conteúdo, dosagens e quantidade total, o intervalo de segurança entre aplicações, aspectos da gestão preventiva quanto ao manejo e armazenamento, dentre outras instruções requeridas.
a. V, V, V.
b. F, V, F.
c. V, V, F.
d. F, F, V.
e. F, F, F.

Assinale (C) Certo ou (E) Errado.
( ) Descrição dos trabalhadores: No beneficiamento do fumo, sisal, castanha-de-caju e cana-de-açúcar. Prováveis riscos ocupacionais: Esforço físico, levantamento e transporte de peso; exposição a poeiras orgânicas, ácidos e substâncias tóxicas. Prováveis repercussões a saúde: Intoxicações agudas e crônicas; polineuropatias; dermatites de contato; dermatites alérgicas; osteomalácias do adulto induzidas por drogas; cânceres; arritmias cardíacas; leucemias e episódios depressivos.
( ) Descrição dos trabalhadores: Na colheita de cítricos, pimenta-malagueta e semelhantes. Prováveis riscos ocupacionais: Esforço físico, levantamento e transporte de peso; exposição a poeiras orgânicas, ácidos e substâncias tóxicas. Prováveis repercussões a saúde: Afecções musculoesqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites); intermações; queimaduras na pele; envelhecimento precoce; câncer de pele; desidratação; doenças respiratórias; ceratoses actínicas; apagamento de digitais; ferimentos; mutilações.
( ) Descrição dos trabalhadores: Na extração e corte de madeira. Prováveis riscos ocupacionais: Acidentes com queda de árvores, serra de corte, máquinas e ofidismo. Prováveis repercussões a saúde: Afecções musculoesqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites); esmagamentos; amputações; lacerações; mutilações; contusões; fraturas; envenenamento e blastomicose.
( ) Descrição dos trabalhadores: Na produção de carvão vegetal. Prováveis riscos ocupacionais: Esforços físicos intensos; riscos de acidentes com animais e ferramentas perfurocortantes e exposição a agentes biológicos. Prováveis repercussões a saúde: Queimaduras; asfixia; tonturas; intoxicação; irritação das vias aéreas superiores; irritação da pele e mucosas; cefaleia e embriaguez.
a. C, C, E, E.
b. E, E, C, E.
c. E, C, E, E.
d. E, E, E, C.
e. C, E, E, C.

Mais conteúdos dessa disciplina