Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: A pesquisa filosófica é considerada, de certa forma, por alguns profissionais de educação física, como uma contradição. Alguns acreditam que a filosofia envolve um pouco mais do que compartilhar opiniões, ainda que usando sentenças muito longas e palavras incompreensíveis. Os filósofos, por sua vez, não chegam a um acordo sobre a utilidade de seus métodos e a validade de seus resultados. Além disso, com todos os avanços da ciência, somados às tradicionais tendências antifilosóficas de alguns de alguns profissionais de educação física, e apesar de certo grau de desordem no campo da filosofia, análises não empíricas e especulações esclarecidas não desapareceram completamente do horizonte da pesquisa.
Considerando as reflexões apresentadas acima sobre a pesquisa filosófica, assinale a opção correta:
Uma investigação empírica é capaz de encontrar respostas sobre as relações entre os indivíduos e o movimento/exercício físico sob as mais variadas abordagens, portanto, encontra-se nesse aspecto a dispensabilidade dos estudos filosóficos.
As razões de um maior interesse pelos estudos filosóficos no campo da educação física estão ligadas aos propósitos da filosofia e ao crescente reconhecimento da relação complementar que pode existir entre a investigação filosófica e o estudo empírico.
Um dos objetivos da filosofia é examinar a realidade utilizando procedimentos reflexivos, e não as ferramentas empíricas da ciência, portanto, os objetos estudados por uma investigação filosófica são completamente diferentes daqueles analisados pela pesquisa empírica.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as opções apresentadas: 1. Uma investigação empírica é capaz de encontrar respostas sobre as relações entre os indivíduos e o movimento/exercício físico sob as mais variadas abordagens, portanto, encontra-se nesse aspecto a dispensabilidade dos estudos filosóficos. - Essa afirmação sugere que a pesquisa empírica é suficiente e que a filosofia é dispensável, o que não é o foco do texto. 2. As razões de um maior interesse pelos estudos filosóficos no campo da educação física estão ligadas aos propósitos da filosofia e ao crescente reconhecimento da relação complementar que pode existir entre a investigação filosófica e o estudo empírico. - Esta opção reflete a ideia de que a filosofia e a pesquisa empírica podem coexistir e se complementar, o que está alinhado com a discussão sobre a utilidade da filosofia. 3. Um dos objetivos da filosofia é examinar a realidade utilizando procedimentos reflexivos, e não as ferramentas empíricas da ciência, portanto, os objetos estudados por uma investigação filosófica são completamente diferentes daqueles analisados pela pesquisa empírica. - Embora a filosofia utilize procedimentos reflexivos, essa afirmação é muito rígida ao afirmar que os objetos de estudo são completamente diferentes, o que não necessariamente é verdade. Após essa análise, a opção que melhor se alinha com as reflexões apresentadas no texto é a segunda opção: As razões de um maior interesse pelos estudos filosóficos no campo da educação física estão ligadas aos propósitos da filosofia e ao crescente reconhecimento da relação complementar que pode existir entre a investigação filosófica e o estudo empírico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as informações abaixo: Como deixar o sedentarismo de lado? Cada vez mais e mais pessoas entendem que a prática de atividades físicas é uma grande aliada da qualidade de vida. Mesmo assim, o Brasil possui 67 milhões de sedentários. A questão ainda continua sendo como deixar o sedentarismo de lado e iniciar-se em uma atividade? O Diagnóstico Nacional do Esporte - iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com o Sesc e seis instituições federais de ensino superior – realizou em 2013, uma abrangente pesquisa, com uma amostra de 8.902 entrevistados, justamente para responder a questões como essa. O estudo inicial sobre o número e perfil de praticantes de esportes e atividades físico-esportivas no Brasil apresentou dados relevantes para que muitas instituições e entidades relacionadas ao setor possam definir prioridades para promover a prática esportiva.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo:
I. A pesquisa empreendida para a produção do Diagnóstico Nacional do Esporte é do tipo empírica, pois objetivou-se a comprovação do fenômeno observado por meio da coleta de dados em campo.
II. Considerando os procedimentos seguidos pelo pesquisador durante a construção do Diagnóstico Nacional do Esporte, concluímos que os resultados apresentados fazem parte do tipo de pesquisa denominado metanálise.
III. Em função do tamanho da amostra e as características dos questionamentos direcionados à população estudada, o Diagnóstico Nacional do Esporte é um exemplo de um tipo de pesquisa denominado Survey.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina