Logo Passei Direto
Buscar
É necessário refletir sobre o lugar de um suposto padrão e as relações que se estabelecem nas instituições. Segundo Ross (2007) precisamos repensar as maneiras de olhar para as diferenças na escola e experimentar um olhar que procure suspeitar de como elas são percebidas e nomeadas por nós, pois elas “são produzidas em nossa cultura escolar, emaranhada em uma ampla rede de relações de poder e de discursos que constituem o modo como olhamos, como dizemos, como descremos, como avaliamos, como agimos...“(ROSS, 2007, p. 65).
Analise as afirmativas a seguir e assinale uma delas que seria a forma correta de se referir ou caracterizar os alunos no contexto educacional.
A João é mal educado, Rita é autista e Claudia é lenta demais, somente Ricardo é inteligente.
B João não apresenta um comportamento desejado, Rita tem problemas de aprendizagem e Claudia sempre se atrasa, somente Ricardo condiz com o que é esperado de um bom aluno.
C João não tem educação de base da família, Rita é deficiente e Claudia demora demais para entender o que é solicitado, somente Ricardo é atento e educado.
D João precisa de apoio para compreender o que é solicitado, Rita é apresenta diagnóstico de autismo e Claudia quando senta em dupla, se atrasa nas atividades, somente Ricardo apresenta-se atento nas atividades que lhe interessam.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para analisar as alternativas, precisamos considerar a abordagem inclusiva e respeitosa em relação aos alunos, evitando rótulos negativos e buscando entender as necessidades de cada um. Vamos analisar as opções: A) João é mal educado, Rita é autista e Claudia é lenta demais, somente Ricardo é inteligente. - Esta opção utiliza rótulos negativos e não respeita a individualidade dos alunos. B) João não apresenta um comportamento desejado, Rita tem problemas de aprendizagem e Claudia sempre se atrasa, somente Ricardo condiz com o que é esperado de um bom aluno. - Embora menos pejorativa que a anterior, ainda assim, não é uma forma inclusiva de caracterizar os alunos. C) João não tem educação de base da família, Rita é deficiente e Claudia demora demais para entender o que é solicitado, somente Ricardo é atento e educado. - Esta opção também utiliza rótulos e não considera as capacidades e individualidades dos alunos. D) João precisa de apoio para compreender o que é solicitado, Rita apresenta diagnóstico de autismo e Claudia, quando senta em dupla, se atrasa nas atividades, somente Ricardo apresenta-se atento nas atividades que lhe interessam. - Esta opção é a mais adequada, pois reconhece as necessidades de apoio de João, menciona o diagnóstico de Rita de forma respeitosa e descreve Claudia sem rótulos negativos, além de reconhecer que Ricardo se interessa por determinadas atividades. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o ensino regular, a turma e o aluno com Deficiência Visual, Filipe Mianes, afirma que os pressupostos teórico-metodológico que contribuem para organização das práticas pedagógicas na sala de aula, são ainda pautados em um predomínio teórico dos preceitos terapêuticos e clínicos que orienta, o processo de inclusão escolar.
Do meu ponto de vista, segundo Filipe Mianes, ainda há um predomínio teórico dos preceitos terapêuticos e clínicos no processo de inclusão escolar. O que isso significa? Assinale a afirmativa correta:
A Que as formas de se pensar os processos de educação para os alunos com deficiência estão baseados em suas limitações corporais, naquilo que eles não conseguem fazer, nos diagnósticos e laudos que limitam suas possibilidades.
B Que as formas de se pensar os processos de educação para os alunos com deficiência estão baseados em suas limitações corporais, naquilo que eles conseguem fazer, nos diagnósticos e laudos que expressam suas impossibilidades.
C Que as formas de se pensar os processos de educação para os alunos com deficiência estão baseados em suas potencialidades, naquilo que eles conseguem fazer, nos diagnósticos e laudos que, muitas vezes, se limitam a apresentar as impossibilidades.
D Que as formas de se pensar os processos de educação para os alunos com deficiência estão baseados em suas características biológicas, naquilo que eles conseguem fazer, nos diagnósticos e laudos que expressam suas limitações.

De acordo com Rosana Miranda Cabral, o melhor recurso é a informação/orientação quando falamos de crianças com autismo. Todos os profissionais devem compreender o Autismo, sendo necessária uma rede de atendimento sólida e eficaz para a inclusão.
Sobre o Atendimento Educacional Especializado é correto afirmar sobre sua função em relação ao aluno com autismo. Assinale a afirmativa correta:
A - A criança é atendida no turno inverso de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que minimizem os entraves para uma integral participação dos alunos, considerando apenas as suas limitações. Além disso, articular todos os setores para que estes possam dizer sobre o espectro, estando em constante enfrentamento com a família.
B - A criança é atendida no turno inverso de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que minimizem os entraves para uma integral participação dos alunos, considerando suas características, limitações e potencialidades. Além disso, articular todos os setores para conhecer o espectro, estando em constante articulação com a família.
C - A criança é atendida no mesmo turno de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar atividades que minimizem os entraves para a participação dos alunos, na sala de recursos. Além disso, articular todos os setores para que estes possam dizer sobre o espectro, estando em constante enfrentamento com a família.
D - A criança é atendida no mesmo turno de sua aula, sendo sua função: organizar, identificar e elaborar atividades que minimizem os entraves para a participação dos alunos, na sala de recursos. Além disso, articular todos os setores para conhecer o espectro, estando em constante articulação com a família.

Kaemer cita que a política de 2008, objetiva efetivar ações para “o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais” (BRASIL, 2008, p. 10). Nas diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é estabelecido em relação a inclusão dos alunos surdos na escola regular, que: Assinale a afirmativa correta:
A) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Inglesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Inglesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes normais, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e e Lingua Inglesa para os demais estudantes da escola”.
B) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua espanhola, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade oral para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Espanhola e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.

C) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino em escolas de línguas a Língua Portuguesa e na língua de sinais. O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes não surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
D) “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.

Rosana Miranda Cabral apresenta o Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) para apresentar a definição de autismo. Mas, fundamentalmente, enquanto professora, ela afirma que cada criança é única e, apresenta suas especificidades. No autismo não é diferente. Cada sujeito deve ser pensado, estudado conforme a sua complexidade sejam elas de cunho comportamental ou de desenvolvimento.
O Transtorno do Espectro Autista é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como: Assinale a alternativa correta:
A Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões de capacidade de escrita da pessoa e as habilidades motoras finas. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
B Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de moderado a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
C Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.

Mais conteúdos dessa disciplina