Logo Passei Direto
Buscar
As noções do senso comum sobre espaço público estão mudando. Normalmente, associam-se ao espaço público somente as estradas, as ruas, as praças, os edifícios de propriedade governamental e os centros culturais. Na verdade, cinemas e shoppings são espaços públicos tanto quanto um estádio esportivo, um museu ou um centro cultural.
Porém, o que importa em um espaço interno de exposição de esculturas são os seguintes fatores:
a. Devem ser sempre pensados como um espaço que poderá servir para outras atividades, além de exposições de arte.
b. Deve ser um espaço no qual a luz artificial prevaleça e concentre o foco das luminárias em cima de suportes fixos que se distribuem nas laterais da sala, deixando o espaço central livre.
c. Deve ter espaço suficiente para o observador apreciar as obras de frente, a iluminação deve ser sempre natural, devendo servir a um tamanho determinado de escultura. O piso, o teto e as paredes devem ser sempre claros e limpos.
d. Deve priorizar a higiene e a luz natural.
e. Deve ser o suficiente para o observador apreciar as obras e andar ao redor, com iluminação que valorize as peças. O espaço deve ser adaptável a diferentes esculturas. O piso, o teto e as paredes devem ajudar na visualização e valorização das obras.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta sobre o que importa em um espaço interno de exposição de esculturas, vamos analisar as alternativas: a) Devem ser sempre pensados como um espaço que poderá servir para outras atividades, além de exposições de arte. - Embora a versatilidade seja importante, não é o foco principal para a valorização das esculturas. b) Deve ser um espaço no qual a luz artificial prevaleça e concentre o foco das luminárias em cima de suportes fixos que se distribuem nas laterais da sala, deixando o espaço central livre. - Essa opção limita a iluminação e não considera a importância da luz natural. c) Deve ter espaço suficiente para o observador apreciar as obras de frente, a iluminação deve ser sempre natural, devendo servir a um tamanho determinado de escultura. O piso, o teto e as paredes devem ser sempre claros e limpos. - Embora mencione a apreciação e a iluminação, a ideia de "sempre" pode ser restritiva. d) Deve priorizar a higiene e a luz natural. - A higiene é importante, mas a luz natural não é sempre a melhor opção para exposições de arte. e) Deve ser o suficiente para o observador apreciar as obras e andar ao redor, com iluminação que valorize as peças. O espaço deve ser adaptável a diferentes esculturas. O piso, o teto e as paredes devem ajudar na visualização e valorização das obras. - Esta opção abrange a apreciação, a adaptabilidade e a valorização das obras, além de considerar a iluminação. A alternativa que melhor representa o que importa em um espaço interno de exposição de esculturas é: e) Deve ser o suficiente para o observador apreciar as obras e andar ao redor, com iluminação que valorize as peças. O espaço deve ser adaptável a diferentes esculturas. O piso, o teto e as paredes devem ajudar na visualização e valorização das obras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma possibilidade artística muito explorada pelos artistas contemporâneos é a intervenção urbana que busca uma aproximação maior entre o artista e o grande público. A arte invade a cidade e cria novos debates sobre o uso dos espaços pelas pessoas. É um tipo de arte que possibilita a ruptura com a anestesia da vida cotidiana ao apresentar objetos ou registros que questionam os transeuntes. Eduardo Srur é um exemplo de artista que realiza diversas intervenções urbanas.
Assinale a alternativa que apresenta apenas obras de Eduardo Srur:
a. Eduardo Srur produziu obras instigantes. Um exemplo foi a utilização de registro fotográfico de moradores de rua expostos em outdoors e a construção de esculturas de gelo expostas numa sala refrigerada do museu.
b. Eduardo Srur construiu uma espiral com pedras encontradas no ambiente numa região assolada pela extração de petróleo e também construiu um muro que se integra ao meio ambiente por contornar as árvores ou materiais que encontrava no caminho.
c. As intervenções de Eduardo Srur utilizam filmagens de ribeirinhos, que são projetadas sobre árvores e elementos da natureza, mostrando uma integração da identidade dessas pessoas com o ambiente onde vivem.
d. As intervenções urbanas de Eduardo Srur se apresentam por meio de performances realizadas por ele em ambientes públicos. O artista utilizava roupas femininas para ir ao trabalho e assim questionava a padronização do comportamento.
e. O artista produziu muitas intervenções urbanas na cidade de São Paulo. Em um de seus trabalhos, ele colocou diversos caiaques no Rio Pinheiro, que, conforme iam percorrendo a extensão do rio, acabavam ficando presos na poluição. Outro exemplo foi a colocação de garrafas pet gigantes nas margens do rio Tietê.

Andy Warhol foi um dos artistas mais importantes da pop arte, e um dos responsáveis pela intensa divulgação e disseminação desse estilo pelo mundo. Uma das características, que ficou mais conhecida em sua obra, foi a reprodução de imagem de celebridades dos anos 1960, como a famosa pintura da atriz Marilyn Monroe.
Assinale a alternativa que contenha a justificativa para o uso dessas imagens pelo artista.
a. Utilizava imagens de celebridades para criticar o pouco espaço que a mídia dava para essas pessoas tão importantes para o cenário cultural dos anos 1960.
b. Utilizava imagens de celebridades para se aproximar das artes clássicas através da produção de retratos realistas.
c. Utilizava imagens de celebridades para criticar o uso de pessoas como mercadoria de consumo.
d. Utilizava imagens de celebridades para mostrar a beleza dessas pessoas.
e. Utilizava imagens de celebridades para engrandecer a importância de Hollywood para a sociedade americana.

Com os avanços tecnológicos, arquitetura e escultura foram beneficiadas. Os arquitetos contemporâneos podem ser vistos como escultores de edificações porque:
a. seus projetos exigem uma base sólida em termos tecnológicos.
b. seus projetos exigem uma base sólida em termos de contextualização do volume no espaço.
c. seus projetos exigem a utilização de técnicas de escultura.
d. seus projetos exigem uma base sólida em termos tecnológicos tanto quanto estéticos.
e. seus projetos exigem que a estética seja priorizada.

O liberalismo social apresenta uma reformulação do liberalismo clássico, em que é apresentada uma versão que se volta também às questões sociais.
De acordo com a teoria liberal social, é correto afirmar que:
a. o Estado deve ser totalitário e regulamentar totalmente a economia, uma vez que a economia retira direitos básicos a fim de promover o aumento no lucro.
b. o Estado deve almejar o crescimento econômico das instituições privadas, pois, dessa forma, todos acabariam por se beneficiar.
c. o Estado é responsável por intervir na economia, a fim de regular as manobras competitivas do mercado que podem levar a um a instabilidade.
d. o Estado deve ser inexistente, pois os indivíduos têm capacidade de autogestão, assim, não é do interesse social a competitividade do mercado.
e. o Estado tem papel de dar apoio aos indivíduos menos favorecidos e cobrar das instituições privadas colaboração social, a fim de diminuir a desigualdade.

A arte conceitual valoriza mais o conceito ou ideia do que a obra pronta, o material ou a técnica artística. Qualquer procedimento poderá ser considerado arte independentemente se feito pelo artista ou por outras pessoas sob sua orientação. Desse modo, muitas obras precisam de algum tipo de registro. Qual é a importância do registro fotográfico, fílmico ou escrito para algumas propostas de arte conceitual?
a. A arte conceitual, ao trabalhar com conceitos, não precisa de registros, pois suas propostas são permanentes e evitam a efemeridade.
b. Toda produção de arte conceitual precisa de registro, pois são feitas com materiais que se deterioram facilmente e precisam de uma memória que as substitua.
c. A fotografia substitui a arte conceitual, afinal não é possível um objeto comum do cotidiano ser confundido com arte quando é visto por meio da imagem fotográfica.
d. Algumas obras de arte conceitual só podem ser percebidas em sua completude a partir de sua documentação da experiência ocorrida, dando materialidade e permanência ao efêmero.
e. A fotografia é utilizada pelos artistas a fim de aprimorar a proposta artística de arte conceitual, pois ela possibilita a edição e a colagem da proposta registrada.

Mais conteúdos dessa disciplina