Logo Passei Direto
Buscar
A paráfrase é uma forma de citação. Nesse sentido pode-se afirmar que:
É correto apenas o que se afirma em:
I - Paráfrase é a transcrição literal de um trecho da obra consultada, devendo ser indicados o autor, ano e a página.
II - Se a paráfrase tiver mais que três linhas, deve ser digitada em parágrafo distinto - com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10 e espaçamento simples.
III - A paráfrase deve ser fiel à ideia contida no texto consultado, podendo, porém, condensar os parágrafos.
IV - Quando a paráfrase for menor que 3 linhas deve ser digitada entre aspas duplas.
a ) I, II, III e IV
b ) I, II e IV
c ) III
d ) IV
e ) I e III
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a paráfrase: I - Paráfrase é a transcrição literal de um trecho da obra consultada, devendo ser indicados o autor, ano e a página. Falso. A paráfrase não é uma transcrição literal, mas sim uma reescrita das ideias do autor com suas próprias palavras, mantendo a essência do que foi dito. II - Se a paráfrase tiver mais que três linhas, deve ser digitada em parágrafo distinto - com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10 e espaçamento simples. Falso. Essa descrição se aplica a citações diretas longas, não a paráfrases. III - A paráfrase deve ser fiel à ideia contida no texto consultado, podendo, porém, condensar os parágrafos. Verdadeiro. A paráfrase deve manter a ideia original, mas pode ser mais concisa. IV - Quando a paráfrase for menor que 3 linhas deve ser digitada entre aspas duplas. Falso. A paráfrase não deve ser colocada entre aspas, independentemente do tamanho. Com base nas análises, apenas o item III está correto. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: c) III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com as normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam. Serem inéditos ou originais e não só contribuírem para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servirem de modelo ou oferecerem subsídios para outros trabalhos.
Quanto à escrita do texto científico e o encadeamento dos conceitos apresentados, analise cada sentença, classificando-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) O referencial teórico, geralmente, é a parte mais extensa do trabalho, por isso, indica-se que seja organizado em seções e subseções (capítulos e subcapítulos).
( ) O conteúdo apresentado no texto deve ser organizado de forma lógica, iniciando com assuntos específicos e depois generalizando-os.
( ) É recomendado iniciar cada seção com um parágrafo de abertura, apresentando e contextualizando o conteúdo que será exposto.
( ) Um texto científico deve explicitar ao leitor a ligação entre os diversos parágrafos, e as considerações do autor com as ideias dos outros autores pesquisados.
a ) V, F, F, V.
b ) V, V, V, V.
c ) V, V, F, F.
d ) F, F, V, V.
e ) V, F, V, V.

Todas as obras consultadas e citadas na elaboração de um trabalho científico devem ser apresentadas no tópico denominado 'referências'. A NBR 6023 traz as orientações para a elaboração dos diversos tipos de obras que podem ser consultadas e utilizadas.
Observe e analise as referências abaixo. Considerando as orientações trazidas pela NBR 6023, pode-se afirmar que:
I - NOBRE, Thiago; GUERREIRO, Agenara Quatrin; KIRCHHEIM, Ana Paula. Concreto ontem: cimento amanhã. Revista Concreto e Construção, São Paulo, ano 42, n. 77, p. 41-47, jan./mar. 2015.
II - FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2005. 4.ed.
a ) A primeira está correta; e a segunda está incorreta, pois o número da edição da obra deve ser apresentado após o título da obra.
b ) A primeira está incorreta porque deveria ser apresentado apenas o nome e sobrenome de um autor, seguido da expressão et.al.; e a segunda está correta.
c ) A primeira está incorreta porque o nome da revista é que deve estar escrito em negrito; e a segunda está incorreta porque o número da edição da obra deve ser apresentado após o título da obra.
d ) A primeira está incorreta, pois o nome da revista deveria estar escrito em negrito; e a segunda está incorreta porque a editora deve ser apresentada após o título da obra.
e ) As duas referências estão corretas.

Segundo Severino (2007, p. 208) os artigos são "destinados especificamente a serem publicados em revistas e periódicos científicos, esta modalidade de trabalho tem por finalidade registrar e divulgar, para público especializado, resultados de novos estudos e pesquisas sobre aspectos ainda não devidamente explorados ou expressando novos esclarecimentos sobre questões em discussão no meio científico".
Sobre a elaboração e formatação dos artigos científicos, analise as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) São considerados elementos pré-textuais do artigo científico: título e subtítulo (se houver), nome do autor (ou autores) acompanhado de breve currículo, resumo e palavras-chave em língua vernácula.
( ) A introdução do artigo deve apresentar a questão investigada, os objetivos e a finalidade da pesquisa. São apresentados também o método e os resultados obtidos.
( ) O referencial teórico, geralmente, é a parte mais extensa do artigo. Nele devem ser expostas e argumentadas as principais ideias abordadas no decorrer do estudo.
( ) Sugere-se a utilização de gráficos e tabelas na análise e interpretação dos resultados.
a ) V, V, F, F.
b ) F, F, V, V.
c ) V, V, V, V.
d ) V, F, V, V.
e ) F, V, V, V.

Leia atentamente a seguinte definição apresentada por Santos (2015, p. 35): "É o texto final exigido como condição parcial para obtenção do grau acadêmico de mestre. Conforme a área científica em que é desenvolvida e a natureza de investigação, apresenta-se comumente na forma de relatório científico ou de monografia. Tem como característica principal o aprofundamento, isto é, o texto deve identificar, tratar e fechar uma questão científica de maneira competente e profunda."
A definição apresentada refere-se a:
a ) Dissertação
b ) Monografia
c ) Comunicação científica
d ) Artigo científico
e ) Tese

É comum encontrarmos alunos ansiosos e inseguros pela necessidade de apresentação oral do trabalho científico desenvolvido. É um momento de avaliação muito tenso, porém importante e necessário para o desenvolvimento do conhecimento científico.
Quanto à apresentação oral de um trabalho científico, é correto afirmar que:
I - Além de ser um momento de avaliação, é uma oportunidade para apresentar os resultados da pesquisa a colegas, professores e demais membros da comunidade acadêmica.
II - A postura do acadêmico, sua segurança e domínio do conteúdo apresentado são alguns dos critérios de avaliação da banca examinadora.
III - Sugere-se que, ao iniciar a sua fala, o acadêmico agradeça ao orientador e aos membros da banca pela atenção dedicada ao seu trabalho.
IV - Pode-se finalizar a apresentação com uma reflexão a respeito do assunto abordado, em seguida agradecer a presença de todos e colocar-se à disposição para os comentários e questionamentos dos membros da banca.
a ) I, II, III e IV
b ) II e III
c ) I, II e IV
d ) I e IV
e ) III

Segundo Marconi e Lakatos (2008), a formulação da problematização deve estar relacionada ao tema escolhido, esclarecendo em um breve texto a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por meio da pesquisa a ser desenvolvida.
São características da problematização de um projeto de pesquisa:
I - ser apresentado em forma de pergunta (?).
II - apresentar a importância da pesquisa.
III - ser objeto de investigação sistemática e objetiva.
IV - constituir-se em questão científica.
a ) III e IV
b ) I, II, III e IV
c ) II e III
d ) I e IV
e ) I, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina