Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Soares (2016), o Movimento Negro esteve presente em diferentes situações políticas que o Brasil viveu. Um dos focos de combate do mesmo foi e é o chamado mito da democracia racial no Brasil.
A respeito das causas que levam ao combate dessa ideia, leia e analise as afirmações a seguir:
I. A crença de que todas as matrizes étnicas que compõem o nosso povo, assim o fizeram e aqui vivem de forma harmônica, fora uma falácia da elite reforçada por muitos governos em busca de garantir uma unidade nacional.
II. O Brasil só se tornou uma democracia racial na atualidade, durante muito tempo isso não foi uma verdade por aqui.
III. O combate ao mito da democracia racial é o reconhecimento de que no Brasil existe racismo e outras formas de preconceito que dele derivam.
IV. Combater essa ideia é o primeiro passo para buscar formas de acabar com a desigualdade social que afeta, sobretudo, a população afrodescendente e indígena no Brasil.
a. I, II, III e IV.
b. I e II.
c. II e III.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.
User badge image
EducaFit

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A crença de que todas as matrizes étnicas que compõem o nosso povo vivem de forma harmônica é uma falácia da elite, reforçada por muitos governos em busca de garantir uma unidade nacional. Verdadeiro, essa afirmação critica a ideia de harmonia racial, que é uma construção social que ignora as desigualdades raciais existentes. II. O Brasil só se tornou uma democracia racial na atualidade, durante muito tempo isso não foi uma verdade por aqui. Falso, a ideia de democracia racial é uma construção que sempre foi contestada, e não se pode afirmar que o Brasil se tornou uma democracia racial na atualidade, pois essa ideia nunca foi plenamente verdadeira. III. O combate ao mito da democracia racial é o reconhecimento de que no Brasil existe racismo e outras formas de preconceito que dele derivam. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois o combate a esse mito está diretamente ligado ao reconhecimento das desigualdades raciais. IV. Combater essa ideia é o primeiro passo para buscar formas de acabar com a desigualdade social que afeta, sobretudo, a população afrodescendente e indígena no Brasil. Verdadeiro, essa afirmação também é correta, pois o combate ao mito é fundamental para enfrentar as desigualdades sociais. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: d) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entre os anos de 1880 e 1935 a África sofrerá os intensos efeitos da expansão imperialista: Na verdade, as mudanças mais importantes, mais espetaculares – e também mais trágicas –, ocorreram num lapso de tempo bem mais curto, de 1880 a 1910, marcado pela conquista e ocupação de quase todo o continente africano pelas potências imperialistas e, depois, pela instauração do sistema colonial. A fase posterior a 1910 caracterizou -se essencialmente pela consolidação e exploração do sistema.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
I. Se até o século XVIII os contatos e uma presença europeia na África se faziam em alguns pontos, sobretudo, nas margens litorâneas do continente, isso mudou drasticamente ao longo do século XIX.
II. A busca por mão de obra escrava africana levou a uma roedura do continente pelas potências imperialistas europeias.
a. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
c. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas asserções são proposições falsas.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A chegada de africanos trazidos para o Brasil teve início em 1538, de acordo com GUEDES (2016), cuja maioria era proveniente grupos sudaneses, culturas islamizadas da costa ocidental africana e populações de línguas bantas do centro sul de África.
A respeito da vinda desses povos africanos para o Brasil, leia e analise as afirmações a seguir:
I. A região de destino dessas populações era o nordeste.
II. No trajeto para cá muitos desses africanos morriam, devido às más condições em que eram transportados nos navios negreiros, apelidados por isso, de “tumbeiros”.
III. Esses africanos, de origens variadas, falando idiomas diversos, eram propositalmente misturados do transporte às senzalas, como uma tentativa de impedir que se unissem e organizassem mais facilmente motins e revoltas.
IV. Essas pessoas tiveram seus trabalhos utilizados desde as grandes fazendas, aos serviços domésticos, até a exploração aurífera.
a. I e II.
b. I, II, III e IV.
c. II, III e IV.
d. I, II e III.
e. I, III e IV.

Entre os séculos XV e XVIII um imaginário ocidental sobre a África fora construído. Isso ficou expresso na obra de viajantes, missionários e mercadores que se trataram desse continente.
A respeito desse imaginário e suas relações com o exemplo citado do mapa, leia e analise as afirmações abaixo:
I. O mapa mostra contornos do continente africano com bastante perfeição, devido ao fato de época em que fora produzido, os europeus já detinham um conhecimento da costa da África devido a navegação ao seu redor já existir há vários anos.
II. Os únicos centros urbanos retratados no mapa são os presentes na costa e norte da África, devido ao desconhecimento que os europeus detinham do interior do continente africano e por se tratarem de localizações que drenavam as riquezas do interior para o exterior do continente africano.
III. A fauna e a flora localizadas no interior do mapa do continente estão em suas regiões correlatas, o que demonstra um contato intenso entre os europeus e essas regiões do interior africano nesse período.
IV. A localização da Europa, direcionada ao Norte, na face superior da imagem, denota o olhar eurocêntrico em relação a África.
a. I e II.
b. I, II e IV.
c. II, III e IV.
d. I, II, III e IV.
e. II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina