Logo Passei Direto
Buscar
Leia a citação a seguir: "Os estudos gramaticais (no Ocidente) começaram na Grécia Antiga, quando Dionísio da Trácia escreveu Téchne Grammatiké". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECATO, Cleuza. Introdução aos fundamentos teóricos da linguística. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 97.
Considerando a citação acima e os conteúdos do Aula 3 (vídeo 2, tema 1 - Linguística histórica), em relação aos estudos gramaticais na Idade Média, assinale a alternativa correta:
A Os estudos gramaticais durante a Idade Média ficaram restritos aos mosteiros e ao trabalho dos monges.
B Durante a Idade Média, os estudos gramaticais podiam ser feitos por qualquer pessoa.
C Os estudos gramaticais eram feitos por reis e membros da nobreza.
D A gramática é uma invenção dos alemães.
E Havia curso de gramática nas escolas populares medievais.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas sobre os estudos gramaticais na Idade Média: A) Os estudos gramaticais durante a Idade Média ficaram restritos aos mosteiros e ao trabalho dos monges. - Esta afirmação é verdadeira, pois muitos dos estudos gramaticais eram realizados em mosteiros, onde os monges eram os principais responsáveis pela cópia e preservação de textos. B) Durante a Idade Média, os estudos gramaticais podiam ser feitos por qualquer pessoa. - Isso não é correto, pois o acesso ao conhecimento era bastante restrito, principalmente às classes mais altas e aos religiosos. C) Os estudos gramaticais eram feitos por reis e membros da nobreza. - Embora alguns membros da nobreza pudessem ter acesso à educação, a afirmação não é abrangente o suficiente para ser considerada correta. D) A gramática é uma invenção dos alemães. - Esta afirmação é incorreta, pois a gramática como estudo remonta à Grécia Antiga, conforme mencionado na citação. E) Havia curso de gramática nas escolas populares medievais. - Isso não é verdade, já que a educação formal era limitada e não havia escolas populares como conhecemos hoje. Diante da análise, a alternativa correta é: A Os estudos gramaticais durante a Idade Média ficaram restritos aos mosteiros e ao trabalho dos monges.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a seguinte citação: "Considerando [...] elementos relacionados à significação das palavras, é possível constatar que uma palavra ou vocábulo estabelece diferentes tipos de relação, seja com outras palavras, seja com o mundo. Essas relações podem ser sintetizadas pelas definições e aplicações de denotação e conotação que encontram em estudos da linguagem".
Considerando a citação acima e e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística, sobre conotação, assinale a alternativa correta:
A Ocorre quando uma palavra assume diferentes significados, gerados pelos diferentes contextos.
B Explica que o contexto determina o verdadeiro significado de uma palavra.
C Esclarece a relação entre o número de sílabas da uma palavra e seu significado.
D Acontece quando a palavra preserva seu significado etimológico.
E Esclarece que o significado de uma palavra não é determinado pelo dicionário.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Embora a língua falada pareça mais ‘simples’ (quando comparada à escrita), isso não é verdade, já que ela não é uma organização homogênea”.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução Aos Fundamentos Teóricos da Linguística, assinale a alternativa que justifica a necessidade dos estudos relacionados à fala:
A Porque os linguistas defendem que as normas do padrão literário devem ser estendidas para as normas de correção da própria língua (falada e escrita).
B Pois as pesquisas mais recentes comprovam que o não conhecimento da escrita praticamente impede a comunicação pela fala.
C Porque para o estudo de uma determinada comunidade linguística, é preciso desconsiderar as variações e transformações realizadas individualmente ou por subgrupos dessa comunidade.
D Pois não há registros de sociedades humanas que tenham funcionado sem a comunicação pela fala.
E Porque o sotaque está diretamente relacionado às marcas da escrita, englobando características de semântico-lexicais e morfossintáticas.

Leia a seguinte citação: “[...] podemos comprovar a importância de se considerar a mudança como algo que faz parte do processo dinâmico das línguas, algo que acompanha qualquer língua [...]”.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística, sabe-se que é importante considerar o processo dinâmico da língua. Sendo assim, é correto afirmar que:
A O fato de reconhecer que o vocabulário se modifica apenas na escrita e jamais na fala.
B O processo dinâmico considera que nem sempre é preciso reconhecer as mudanças que ocorrem no campo linguístico.
C O fato de reconhecer a ocorrência das mudanças não quer dizer que elas já tenham promovido alterações no sistema prescrito, ou seja, na escrita.
D As palavras que se modificam são que compõem vocabulário de idiomas estrangeiros.
E Deve ser sempre considerado o processo de mudança da língua, aplicado ao reconhecimento apenas da fala.

Mais conteúdos dessa disciplina