Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Homem, 25 anos de idade, refere que sofreu queda há 15 dias. Está com imobilização devido à fratura fechada de braço direito. Está tomando diclofenaco de sódio 50 mg em três tomadas diárias desde o evento. Toma ainda dipirona 1 g de 6 em 6 horas. Hoje, apresentou mal-estar, sudorese fria e dor abdominal em cólica. Apresentou também fezes amolecidas, enegrecidas e muito malcheirosas. Teve desmaio após a evacuação. Foi acionado o resgate que o trouxe para o pronto-socorro. Está pálido e sudorético. FR de 20 ipm, Sat. O2 de 95%, PA de 90x70 mmHg, FC de 120 bpm, Glasgow: 15, neste momento. Tem ferimento de couro cabeludo na região occipital com 3 cm de extensão, agora sem sangramento significativo. O abdome é plano e normotenso com ruídos hidroaéreos presentes. Toque retal: melena.
Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa que apresenta as medidas iniciais que devem ser tomadas?
A) Tomografia de crânio imediata.
B) Oxigênio, acesso venoso, monitorização, exames de sangue e transfusão de concentrado de hemácias.
C) Oxigênio, acesso venoso, monitorização, exames de sangue, reanimação volêmica com 500 mL de soro fisiológico, endoscopia digestiva alta imediata.
D) Oxigênio, acesso venoso, monitorização, dosagem de hemoglobina e hematócrito, reanimação volêmica com cristaloide e tomografia de crânio.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas com base no quadro clínico do paciente. O paciente apresenta sinais de choque hipovolêmico, como palidez, sudorese, pressão arterial baixa (90x70 mmHg) e frequência cardíaca elevada (120 bpm). Além disso, a presença de melena indica sangramento gastrointestinal, que pode ser a causa do estado de choque. Agora, vamos avaliar as opções: A) Tomografia de crânio imediata. - Embora o ferimento no couro cabeludo possa sugerir uma lesão craniana, a prioridade deve ser estabilizar o paciente e tratar o choque, não realizar uma tomografia imediatamente. B) Oxigênio, acesso venoso, monitorização, exames de sangue e transfusão de concentrado de hemácias. - Esta opção aborda a estabilização inicial, mas não menciona a reanimação volêmica, que é crucial neste caso. C) Oxigênio, acesso venoso, monitorização, exames de sangue, reanimação volêmica com 500 mL de soro fisiológico, endoscopia digestiva alta imediata. - Embora inclua a reanimação volêmica, a endoscopia digestiva alta imediata não é uma medida inicial, pois o paciente precisa ser estabilizado primeiro. D) Oxigênio, acesso venoso, monitorização, dosagem de hemoglobina e hematócrito, reanimação volêmica com cristaloide e tomografia de crânio. - Esta opção inclui a estabilização inicial, a reanimação volêmica e a dosagem de hemoglobina e hematócrito, que são importantes para avaliar a gravidade da hemorragia. A alternativa mais adequada, que contempla as medidas iniciais necessárias para estabilizar o paciente, é a D) Oxigênio, acesso venoso, monitorização, dosagem de hemoglobina e hematócrito, reanimação volêmica com cristaloide e tomografia de crânio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina