Logo Passei Direto
Buscar
Nos cálculos termodinâmicos, é possível que algumas propriedades sejam definidas ou identificadas a partir do conhecimento de suas respectivas unidades. Além da dimensão, as unidades básicas fornecem à determinada grandeza as relações entre suas medidas e as de seus constituintes. Em engenharia, dois sistemas de unidade são normalmente utilizados: o Sistema Internacional de Unidades (SI), que é o padrão mundial legalmente aceito na maioria dos países, e o Sistema Inglês de Engenharia, que especifica muitas das unidades básicas, em alguns países de língua inglesa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas de unidades internacional e inglês, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A libra-massa é a unidade básica inglesa para a força.
II. ( ) A unidade básica do SI para a massa é o grama.
III. ( ) A unidade básica inglesa para o tempo é o segundo.
IV. ( ) A unidade básica do SI para o comprimento é o metro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, V, F.
F, V, F, V.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. ( ) A libra-massa é a unidade básica inglesa para a força. É falsa (F). A unidade básica inglesa para a força é a libra-força (lbf), enquanto a libra-massa (lbm) é a unidade de massa. II. ( ) A unidade básica do SI para a massa é o grama. É falsa (F). A unidade básica do SI para a massa é o quilograma (kg), e não o grama. III. ( ) A unidade básica inglesa para o tempo é o segundo. É verdadeira (V). O segundo é a unidade de tempo tanto no Sistema Internacional (SI) quanto no Sistema Inglês. IV. ( ) A unidade básica do SI para o comprimento é o metro. É verdadeira (V). O metro é a unidade básica do SI para comprimento. Agora, organizando as respostas: I - F II - F III - V IV - V Portanto, a sequência correta é: F, F, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: F, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As escalas de temperatura permitem usufruir de uma base comum para as medições de temperatura. Todas as escalas termométricas se baseiam em alguns estados facilmente reprodutíveis, como os pontos de congelamento e de ebulição da água, por exemplo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as relações entre as escalas termométricas nos sistemas de unidades usuais, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. ( ) Os valores obtidos da escala de temperatura Kelvin normalmente dependem das propriedades da substância.
II. ( ) A escala Rankine pode ser relacionada diretamente à escala Kelvin, pois ambas são escalas termodinâmicas absolutas.
III. ( ) A diferença entre temperaturas nas escalas Celsius e Kelvin são exatamente iguais.
IV. ( ) Os pontos de fusão do gelo e ebulição da água na escala Fahrenheit correspondem a 0 e 180°C, respectivamente.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, F, F, V.

A termodinâmica clássica é uma ciência que trata principalmente de estados em equilíbrio. Pode-se dizer que em um estado de equilíbrio não existem potenciais desbalanceados dentro do sistema. Assim, um sistema em equilíbrio não passa por mudanças em suas propriedades quando é isolado de sua vizinhança. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os estados de equilíbrio termodinâmicos, analise os termos disponíveis a seguir e os associe-os a suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Equilíbrio térmico.
2) Equilíbrio mecânico.
3) Equilíbrio de fase.
4) Equilíbrio químico.
I. ( ) Quando o tempo não altera a composição química do sistema.
II. ( ) Quando a massa de cada fase atinge um nível de igualdade.
III. ( ) Quando a temperatura registrada é igual para todo o sistema.
IV. ( ) Quando a pressão permanece a mesma em todos os pontos do sistema.
1, 2, 4, 3.
4, 3, 1, 2.
3, 2, 1, 4.
2, 4, 3, 1.
3, 1, 2, 4.

Os sistemas termodinâmicos ilustram dispositivos práticos integrantes dos mais diversos componentes mecânicos, variando desde máquinas térmicas simples, como refrigeradores e motores de combustão interna, a unidades complexas de produção de energia, como as grandes usinas nucleares. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as classificações dos sistemas termodinâmicos, analise os termos disponíveis a seguir e os associe a suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Sistema termodinâmico aberto.
2) Sistema termodinâmico fechado.
3) Sistema isolado.
4) Superfície de controle.
( ) Região onde não há escoamento de massa, calor ou trabalho.
( ) Através deste dispositivo a massa cruza as fronteiras do sistema.
( ) Também chamado de volume de controle, envolve fluxo de massa.
( ) Caso especial de sistema termodinâmico, não permite troca de energia.
4, 3, 1, 2.
2, 4, 1, 3.
2, 1, 3, 4.
3, 4, 2, 1.
1, 2, 4, 3.

A temperatura com que uma substância muda de fase tem relação direta com a pressão. A água, por exemplo, pode permanecer líquida mesmo a temperaturas acima de 100°C, desde que submetida a pressões maiores que a pressão atmosférica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos de aquecimento da água, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A uma determinada pressão, a temperatura na qual uma substância muda de fase é chamada de temperatura de saturação.
II. ( ) A quantidade de energia absorvida ou liberada durante um processo de mudança de fase é chamada de calor sensível.
III. ( ) O calor latente de fusão é equivalente à quantidade de energia absorvida durante o processo de solidificação.
IV. ( ) Uma substância pode entrar em ebulição na mesma temperatura, mesmo a pressões mais altas que a de saturação.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.

Os sistemas termodinâmicos podem ser estudados em função de suas propriedades, em que a escolha do que se pretende analisar ou estudar depende das características do ambiente de estudo, além do conhecimento do comportamento da substância enquanto submetida aos processos térmicos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas, processos, propriedades, estados e ciclos termodinâmicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A pressão manométrica indica a diferença entre a pressão do sistema e a pressão absoluta da atmosfera fora do dispositivo de medida.
II. ( ) Se um sistema está isolado de suas vizinhanças e não ocorrem alterações nas suas propriedades observáveis, então o sistema estava em equilíbrio no momento em que foi isolado.
III. ( ) Um volume de controle é um tipo especial de sistema fechado o qual interage diretamente com as vizinhanças por meio das fronteiras.
IV. ( ) Volume específico, o volume por unidade de massa, é uma propriedade extensiva, já que volume e massa são propriedades extensivas.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

Quando os cálculos de um projeto de engenharia são realizados, uma preocupação latente dos projetistas é com as unidades das grandezas envolvidas. Uma unidade especifica a quantidade ou dimensão de uma grandeza, por meio da qual qualquer outra grandeza do mesmo tipo é medida. É importante frisar que as dimensões fundamentais ou primárias não dependem de uma lei física para serem descritas, enquanto as dimensões secundárias são mensuradas em função das primárias. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de dimensões físicas primárias e secundárias, pode-se afirmar que:
Agora, assinale a alternativa correta:
comprimento e aceleração são exemplos de dimensões primárias, enquanto força e massa são exemplos de dimensões secundárias.
velocidade e força são exemplos de dimensões primárias, enquanto massa e comprimento são exemplos de dimensões secundárias.
massa e tempo são exemplos de dimensões primárias, enquanto força e pressão são exemplos de dimensões secundárias.
força e pressão são exemplos de dimensões primárias, enquanto massa, comprimento e tempo são exemplos de dimensões secundárias.
velocidade e pressão são exemplos de dimensões primárias, enquanto comprimento e tempo são exemplos de dimensões secundárias.

Leia o trecho a seguir: "Três propriedades intensivas mensuráveis particularmente importantes na termodinâmica aplicada à engenharia são o volume específico, a pressão e a temperatura. Em uma perspectiva macroscópica, a descrição da matéria é simplificada quando se considera que ela é uniformemente distribuída ao longo de uma região. A validade dessa idealização, conhecida como hipótese do contínuo, pode ser inferida pelo fato de que, para uma classe extremamente ampla de fenômenos de interesse para a engenharia, o comportamento da matéria obtido por essa descrição encontra-se em conformidade com dados medidos."
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Densidade.
2) Volume específico.
3) Peso específico.
4) Pressão manométrica.
( ) Relação que denota a razão entre a distribuição de matéria em uma substância por unidade de massa.
( ) Relação que especifica as diferenças entre a força por unidade de área no vácuo e na atmosfera.
( ) Relação que define a razão entre a massa de uma substância por unidade de volume.
( ) Relação que fornece o produto entre a densidade e a aceleração da gravidade.
2, 4, 1, 3.
4, 3, 2, 1.
1, 2, 3, 4.
2, 1, 4, 3.
3, 4, 1, 2.

Os processos de mudanças de fases envolvem diversas etapas que compõem os diferentes ordenamentos moleculares de uma substância quando esta é aquecida ou resfriada. Esses processos são especificados para um valor de pressão especificado, onde expansões ou compressões volumétricas podem ocorrer à medida que a substância transita entre duas fases diferentes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transformações de fases, analise e ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante os processos de mudança de fase da água sob aquecimento à pressão constante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Calor latente de vaporização.
( ) Fusão.
( ) Vaporização.
( ) Calor latente de fusão.
( ) Vapor superaquecido.
3, 4, 5, 2, 1.
4, 1, 3, 2, 5.
3, 2, 4, 5, 1.
5, 4, 3, 1, 2.
4, 2, 1, 3, 5.

Várias escalas empíricas de temperatura têm sido utilizadas nos últimos 70 anos para propiciar a calibração de instrumentos e normalizar as medições de temperatura. A Escala Internacional de Temperatura de 1990 (ITS-90) é a mais recente dessas e é baseada em um conjunto de pontos fixos facilmente reprodutíveis, que receberam valores numéricos de temperatura definidos, e em certas fórmulas que relacionam as temperaturas às leituras de determinados instrumentos de medição de temperatura. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as escalas termodinâmicas de temperatura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. As escalas Kelvin e Rankine são as escalas termodinâmicas absolutas do sistema internacional e inglês, respectivamente.
II. Em termodinâmica, em geral, é necessário que as escalas absolutas sejam independentes das propriedades de qualquer substância.
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina