Logo Passei Direto
Buscar
O Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR possui a finalidade de:
a. Demonstrar na contabilidade fiscal a apuração do resultado, apontando se houve lucro ou prejuízo no período, além de apontar uma comparação do resultado em relação os últimos cinco exercícios contábeis.
b. Demonstrar na contabilidade fiscal a apuração do Lucro Líquido sujeito a distribuição de dividendos, pagamento de juros sob capital próprio em cada período de apuração, trazendo ainda elementos de análise sob a rentabilidade e saúde financeira do negócio.
c. Apresentar e demonstrar o valor, expresso em reais, de toda a dívida de determinada entidade contábil. Assim, seu foco é demonstrar a solvência da organização e sua capacidade de honrar com seus compromissos no curto e longo prazo.
d. Demonstrar na contabilidade fiscal a apuração do Lucro Real sujeito ao Imposto de Renda, em cada período de apuração, trazendo ainda elementos que afetam resultados de períodos posteriores ao da apuração, como prejuízos fiscais a compensar; lucro inflacionário a realizar; depreciação acelerada incentivada; entre outros.
e. Apresentar e demonstrar o valor, expresso em reais, de todo o montante aplicado em ativos, passivos e patrimonio líquido de determinada entidade. Sua principal finalidade é demonstrar o patrimonio da organização.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) é um documento contábil que tem como principal finalidade registrar a apuração do Lucro Real para fins de cálculo do Imposto de Renda. Ele é utilizado para demonstrar os ajustes que afetam o lucro tributável, incluindo elementos que podem impactar resultados de períodos futuros, como prejuízos fiscais e depreciação. Analisando as alternativas: a) Foca na apuração do resultado e comparação com exercícios anteriores, mas não é o foco principal do LALUR. b) Trata do Lucro Líquido e distribuição de dividendos, o que não é o objetivo do LALUR. c) Foca na dívida e solvência, que não é a finalidade do LALUR. d) Apresenta a apuração do Lucro Real sujeito ao Imposto de Renda e menciona elementos que afetam resultados futuros, o que está correto. e) Foca em ativos, passivos e patrimônio líquido, que não é a finalidade do LALUR. Portanto, a alternativa correta é: d) Demonstrar na contabilidade fiscal a apuração do Lucro Real sujeito ao Imposto de Renda, em cada período de apuração, trazendo ainda elementos que afetam resultados de períodos posteriores ao da apuração, como prejuízos fiscais a compensar; lucro inflacionário a realizar; depreciação acelerada incentivada; entre outros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As Empresas de Pequeno Porte (EPP’s) possuem um limite de faturamento de R$ 4,8 milhões anuais. Por outro lado, caso a empresa ultrapasse este limite estipulado em lei, cabe a ela:
É correto o proceder em?
I. Se a receita bruta passar 20% do limite de $ 3,6 milhões a empresa deverá comunicar sua exclusão com efeitos para o mês seguinte ao do excesso;
II. Se a receita bruta não ultrapassar 20% do limite de R$ 3,6 milhões, não precisará comunicar sua exclusão;
III. Independente do valor de receita bruta ultrapassada, a empresa não precisa comunicar sua exclusão e deve continuar recolhendo impostos pelo mesmo regime até que o FISCO lhe cobre a mudança de regime.
a. Apenas a II é verdadeira.
b. II e III são verdadeiras.
c. I e II estão corretas.
d. Apenas I é verdadeira.
e. I e III são verdadeiras.

No final de 2008, foi publicada a Lei Complementar número 128/08, consolidando finalmente a legislação do SIMPLES NACIONAL.
Neste sentido, a legislação do SIMPLES NACIONAL teve como grande diferencial:
a. A inclusão no recolhimento único dos encargos previdenciários, reduzindo o custo de pessoal e incentivando a contratação de mão de obra.
b. No Simples Nacional, ISS e ICMS não são incluídos obrigatoriamente, é optativo a inclusão na guia única de recolhimento.
c. A redução da burocratização e, consequentemente, o aumento de custo de pessoal, pois fez-se necessário a contratação de mão de obra especializada.
d. O aumento da burocratização e, consequentemente, o aumento de custo de pessoal, pois fez-se necessário a contratação de mão de obra especializada.
e. A inclusão no recolhimento através de diversas guias dos encargos previdenciários, reduzindo o custo de pessoal e incentivando a contratação de mão de obra.

Mais conteúdos dessa disciplina