Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir: “As obras de captação, adução, tratamento e reservação, por encontrarem-se concentradas, e mesmo por seus portes, usualmente maiores, são contemplados pelas equipes de operação com uma atenção ininterrupta, pois são obras visíveis e visitáveis permanentemente. O mesmo, entretanto, não ocorre com relação às redes de distribuição. Essas são obras enterradas, as quais se distribuem sob as vias públicas, sendo o acesso a elas bem mais difícil e, às vezes, extremamente complexo.” Fonte: TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. 3a ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica/USP, 2006. p. 389. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reservatório e rede de distribuição, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A pressão é um dos parâmetros essenciais para o bom funcionamento da rede de distribuição.
II. ( ) Os condutos tronco da rede de distribuição são aqueles que abastecem diretamente os pontos de consumo.
III. ( ) Na rede ramificada, as tubulações de água se ramificam formando anéis.
IV. ( ) O sistema de distribuição deve prever a implantação de sistemas de hidrantes em comunidades com demanda.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a rede de distribuição de água: I. ( ) A pressão é um dos parâmetros essenciais para o bom funcionamento da rede de distribuição. É verdadeira (V). A pressão é fundamental para garantir que a água chegue adequadamente a todos os pontos de consumo na rede de distribuição. II. ( ) Os condutos tronco da rede de distribuição são aqueles que abastecem diretamente os pontos de consumo. É falsa (F). Os condutos tronco são responsáveis por transportar água em grandes volumes e não abastecem diretamente os pontos de consumo; eles alimentam as ramificações que, sim, chegam aos consumidores. III. ( ) Na rede ramificada, as tubulações de água se ramificam formando anéis. É falsa (F). A rede ramificada se caracteriza por ter tubulações que se distribuem em várias direções, mas não necessariamente formando anéis. Redes em anel são um tipo específico de configuração que visa aumentar a confiabilidade do abastecimento. IV. ( ) O sistema de distribuição deve prever a implantação de sistemas de hidrantes em comunidades com demanda. É verdadeira (V). A instalação de hidrantes é importante para a segurança e combate a incêndios, e deve ser considerada nas comunidades que apresentam essa demanda. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir: “O projeto hidráulico-sanitário das tubulações de esgoto envolve considerações sobre três aspectos principais: hidráulicos – as tubulações funcionando como condutos livres deverão transportar as vazões máximas e mínimas previstas no projeto; reações bioquímicas – controle de sul feto de hidrogênio; deposição de materiais sólidos encontrados no esgoto – ação de autolimpeza.” Fonte: TSUTIYA, M. T.; ALEM SOBRINHO, P. Coleta e transporte de esgoto sanitário. 2a ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica/USP, 2000. p. 86.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre rede coletora – dimensionamento e parâmetros de projeto –, é correto afirmar que:
1. um trecho da rede coletora de esgotos que apresenta vazão de jusante de fim de plano de 7 L/s, declividade de 0,01 m/m, possui diâmetro nominal de 117 mm.
2. um trecho da rede coletora de esgotos que apresenta vazão de jusante de fim de plano de 7 L/s, declividade de 0,01 m/m, possui diâmetro nominal de 117 cm.
3. Correta: um trecho da rede coletora de esgotos que apresenta vazão de jusante de fim de plano de 7 L/s, declividade de 0,01 m/m, possui diâmetro nominal de 150 mm.
4. um trecho da rede coletora de esgotos que apresenta vazão de jusante de fim de plano de 7 L/s, declividade de 0,01 m/m, possui diâmetro nominal de 2 m.
5. um trecho da rede coletora de esgotos que apresenta vazão de jusante de fim de plano de 7 L/s, declividade de 0,01 m/m, possui diâmetro nominal de 1,5 m.

A tensão trativa, ou tensão de arraste, teve sua origem nos estudos hidráulicos dos canais. Segundo a literatura, o conceito da tensão trativa foi introduzido originalmente por Du Boys, em 1879. Entretanto, os seus princípios básicos foram desenvolvidos por Brahms, por volta de 1754. Desde essa época, tem sido utilizado o conceito da tensão trativa para a solução de problemas de hidráulica fluvial e de canais sem revestimento. A tensão trativa é definida como uma tensão tangencial exercida sobre a parede do conduto pelo líquido em escoamento.” Fonte: TSUTIYA, M. T.; ALEM SOBRINHO, P. Coleta e transporte de esgoto sanitário. 2a ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica/USP, 2000. p. 87.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre rede coletora – dimensionamento e parâmetros de projeto –, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A declividade econômica de um trecho da rede de esgotos é dada pela relação entre a diferença de cotas topográficas e a extensão do trecho.
II. ( ) A profundidade do poço de visita a jusante de um trecho será dada pela maior cota topográfica dos coletores afluentes ao poço.
III. ( ) A velocidade em qualquer ponto da rede deve ser superior à velocidade crítica calculada para fim de plano.
IV. ( ) A tensão trativa mínima a ser mantida na rede coletora deve ser calculada para o fim do plano de projeto.
1. V, V, F, F.
2. F, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, F, V, V.
5. Correta: V, F, F, F.

Leia o excerto a seguir: “Para o dimensionamento dos interceptores de grande porte deve ser considerado o efeito de amortecimento das vazões de pico, que é decorrência de dois fatores: amortecimento em marcha, produzido não só pelo balanço de volumes no interior de grandes coletores, como pelas variações do regime de escoamento; defasagem em marcha resultante das adições sucessivamente defasadas das contribuições dos coletores tronco. Na prática, entretanto, é levada em consideração apenas a defasagem em marcha e, dependendo do sistema, poderá causar um amortecimento nas vazões de pico.” Fonte: TSUTIYA, M. T.; ALEM SOBRINHO, P. Coleta e transporte de esgoto sanitário. 2a ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica/USP, 2000. p. 162.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre dimensionamento de interceptores e emissários, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O coeficiente de pico é calculado levando em consideração os coeficientes de variação de consumo de água e o coeficiente de retorno esgoto-água.
II. ( ) O amortecimento das vazões de pico é mais pronunciado em cidades menores.
III. ( ) Os interceptores e emissários possuem diâmetros iguais ou maiores aos dos coletores primários e secundários.
IV. ( ) A contribuição pluvial parasitária deve ser acrescida às vazões transportadas pelos interceptores de forma a verificar a necessidade de instalação de extravasores.
1. F, V, F, V.
2. V, V, V, F.
3. V, F, F, V.
4. Correta: F, F, V, V.
5. F, F, V, F.

Leia o excerto a seguir: “Em um sistema de abastecimento de água, a quantidade de água consumida varia continuamente em função do tempo, das condições climáticas, hábitos da população etc. Normalmente, o consumo doméstico apresenta uma grande variação, enquanto para o consumo industrial a variação é menor. Quanto aos consumos comercial e público, a variação de consumo situa-se em uma posição intermediária.” Fonte: TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. 3a ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica/USP, 2006. p. 51. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre previsão populacional e cálculo de demanda, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O cálculo de demanda de água no projeto do sistema de abastecimento de água deve levar em consideração as variações de consumo de água da população.
Porque:
II. Existem variações de consumo de água diárias ao longo do ano, expressas pelo coeficiente k1, e variações horárias ao longo do dia, expressas pelo coeficiente k2.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. Correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina