Logo Passei Direto
Buscar
A substituição dos solos moles é uma técnica que remove o material do solo com apoio de equipamentos de escavação, substituindo o solo retirado por outro material com características que irão garantir a estabilidade global e resistência dos esforços atuantes. Apesar de ser muito utilizada em projetos rodoviários, essa solução apresenta desvantagens devido à dificuldade executiva e de situações que não podem ser previstas em projeto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre substituição do solo, pode-se afirmar que:
para a utilização da técnica, é necessário ter disponível material com boas condições de suporte, remover o solo mole e dispor de local apropriado para descarte do material excedente.
durante a execução da técnica, a remoção deve ser realizada com cuidado, evitando acidentes operacionais, pois a massa de solo estará confinada com alta resistência e baixa deformação.
a técnica é viável para elevadas espessuras de solo mole, pois as escavações são realizadas em taludes suaves, reduzindo o volume do solo a ser escavado.
na execução da técnica, após a remoção do material de elevada resistência será executado o aterro com material adequado, compactado em camadas até a altura definida no projeto.
a técnica utiliza, na base do aterro, materiais termoplásticos poliméricos para melhoramento e estabilização do solo, reduzindo a estabilidade global e restringindo a distribuição das tensões.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A substituição dos solos moles é uma técnica que visa garantir a estabilidade e resistência do solo em projetos de engenharia. Vamos analisar as afirmações: 1. Correta: Para a utilização da técnica, é necessário ter disponível material com boas condições de suporte, remover o solo mole e dispor de local apropriado para descarte do material excedente. 2. Incorreta: Durante a execução da técnica, a remoção deve ser realizada com cuidado, mas a afirmação sobre a massa de solo estar confinada com alta resistência e baixa deformação não é precisa, pois o solo mole geralmente tem baixa resistência. 3. Incorreta: A técnica não é necessariamente viável para elevadas espessuras de solo mole, pois escavações em taludes suaves não garantem a redução do volume a ser escavado. 4. Correta: Na execução da técnica, após a remoção do material de elevada resistência, é comum executar o aterro com material adequado, compactado em camadas até a altura definida no projeto. 5. Incorreta: A técnica não utiliza materiais termoplásticos poliméricos na base do aterro para estabilização do solo, e a afirmação sobre reduzir a estabilidade global e restringir a distribuição das tensões é errada. Portanto, as afirmações corretas são a primeira e a quarta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As categorias de estruturas de contenção podem ser representadas pelos muros de contenção e pelas estruturas de contenção esbeltas. Os muros de contenção utilizam o peso próprio do muro e, muitas vezes, o peso do maciço para sua estabilidade. As estruturas de construção esbeltas dependem da resistência passiva do solo, conjugada ou não com tirantes ou escoras para alcançar sua estabilidade, que funcionam como sistemas resistentes para as estruturas esbeltas, sendo possível utilizar tirantes, estroncas ou ficha para alcançar a estabilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas de contenção, analise os tipos de estruturas de contenção a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Muros de gravidade.
2) Muros de flexão.
3) Cortinas em concreto.
4) Paredes diafragmas em concreto.
5) Contenção em estacas-pranchas.
( ) Estruturas de suporte flexíveis que asseguram a sua estabilidade pelo emprego dos materiais e pelo processo construtivo.
( ) Estruturas que garantem a estabilidade e o equilíbrio do conjunto muro e maciço por meio do seu peso próprio.
( ) Estruturas de contenção esbeltas que podem ser ancoradas por tirantes e necessitam de certa parte da resistência do solo para se manter estáveis.
( ) Estruturas de contenção que utilizam perfis cravados no terreno, formando por justaposição estruturas que vão conter terra ou água.
( ) Painéis de concreto com a função de conter o maciço em escavações de subsolo, executados por meio do preenchimento de trincheiras escavadas.

Mais conteúdos dessa disciplina