Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “O campo lexical de uma palavra designa um conjunto de palavras que representam um campo conceptual comum devido às relações semânticas que estabelecem entre si, ou seja, pelas relações de sentido existentes entre elas.” Fonte: INFOPÉDIA. Campo lexical. IN: Artigos de apoio Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2019. Disponível em: Acesso em: 08/09/2019.
A partir dessas informações e considerando os estudos realizados sobre coesão textual e o uso de elementos linguísticos baseados em campos lexicais, a alternativa que apresenta coesão textual e esse uso é:
1. “O garoto fugiu da escola às onze horas da manhã de uma sexta-feira de abril. Não se sabe bem o ano, mas muitas foram as fugas desde então”.
2. “Havia uma grande tensão no ar, um funcionário conversava com os empregados da fábrica; o patrão estava a caminho e o representante do sindicato também”.
3. “As gramáticas ensinam que o hiato é o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes”.
4. “Numa sociedade que vive plenamente o desenvolvimento do capitalismo, um sentimento de impossibilidade toma conta da maior parte da sociedade”.
5. “As crianças corriam pelo jardim. Todas as crianças estavam alegres naquele dia. No final do período das aulas, as crianças dedicam-se à diversão.”
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A alternativa que apresenta coesão textual e o uso de elementos linguísticos baseados em campos lexicais é a opção 5: “As crianças corriam pelo jardim. Todas as crianças estavam alegres naquele dia. No final do período das aulas, as crianças dedicam-se à diversão.” Essa opção utiliza repetidamente o campo lexical relacionado a "crianças", estabelecendo uma conexão semântica que contribui para a coesão do texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Texto é entendido como uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão ou pela audição), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa […]”. Fonte: KOCH. I. V. e TRAVAGLIA. L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2010, p. 10.
Considerando essas informações e os estudos realizados a respeito de texto e textualidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Um texto tem como condição a organização e a ligação entre suas partes, apresentando sentido para o receptor. II. ( ) Um texto, mesmo apresentando palavras, orações ou frases soltas, apresenta textualidade. III. ( ) Um texto apresenta textura, quando o emissor consegue concatenar os seus dados e os seus elementos. IV. ( ) Um texto que apresenta coesão e contradição entre suas partes apresenta textualidade. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, V, F, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: Conforme Paschoalin e Spadotto, “a conotação é própria da linguagem literária, porque os textos literários expressam o imaginário do autor, uma realidade criada por ele, fictícia. O objetivo do autor é puramente estético, artístico.” Fonte: PASCOALIN, M. A.; SPADOTTO, N. T. Gramática: teoria e exercícios. Ed. renovada. São Paulo: FTD. 2008, p. 499.
A partir da leitura do trecho acima e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina sobre o uso da conotação, a alternativa que apresenta uma frase do livro Para querer bem, do Manuel Bandeira, com uso conotativo das palavras é:
1. “Não, são os cãezinhos policiais bebendo água.”
2. “Um senhor advertiu que os balões são proibidos […]”.
3. “Sonho contigo de noite […]”.
4. “No meio da noite despertei […]”.
5. “Vi uma estrela tão fria […]”.

Leia o trecho a seguir: Paschoalin e Spadotto, a respeito da conotação, declaram que “o sentido conotativo ou figurado da palavra é criado pelas circunstâncias, pelo contento em que se encontra a palavra. É um tipo de emprego em que a palavra fica sujeita a mais de uma interpretação”. Sobre denotação, afirmam que: “a denotação é o emprego da palavra no seu sentido usual”. Fonte: PASCOALIN, M. A.; SPADOTTO, N. T. Gramática: teoria e exercícios. Ed. renovada. São Paulo: FTD. 2008, p. 498 e 499.
A partir da leitura do fragmento apresentado e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina sobre o uso conotativo e o uso denotativo das palavras, analise as afirmativas a seguir: I. A fala do primeiro quadrinho da tira apresenta uso denotativo das palavras. II. A fala do primeiro quadrinho da tira apresenta uso conotativo das palavras. III. A fala do primeiro quadrinho exige dos interlocutores o reconhecimento do uso figurado das palavras. IV. A última fala do segundo quadrinho exige dos interlocutores o reconhecimento do uso literal das palavras. Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. II e IV.
3. I e IV.
4. I e II.
5. III e IV.

O falante de uma comunidade linguística, de acordo com seus objetivos, elabora suas mensagens, buscando esquemas de produções textuais que consideram a função utilitária e a função estética da língua.
A partir das informações apresentadas e considerando os estudos feitos sobre a função utilitária e a função estética da língua, analise as afirmativas a seguir e identifique as afirmativas que apresentam a função estética. I. “Os adjetivos são palavras que expressam as qualidades ou características dos seres” (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 159). II. “Hibridismos são palavras em cuja formação entram elementos de línguas diferentes” (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 99). III. “A opinião dela é que Camilo devia tornar à casa deles, tatear o marido, e pode até ser que lhe ouvisse a confidência de algum negócio particular” (ASSIS. Machado. A cartomante. In Contos. São Paulo L&PM Pocket. 1998, p. 52). IV. “Cada cabeça, cada sentença; não só o acordo, mas a mesma discussão, tornou-se difícil, senão impossível, pela multiplicidade de questões que se deduziam do tronco principal […] (ASSIS. Machado. O espelho. In Contos. São Paulo L&PM Pocket. 1998, p. 29). Está correto apenas o que se afirma em:
1. III e IV.
2. I e IV.
3. I e II.
4. II e IV.
5. I e III.

Vivenciando situações em que ocorrem processos de avaliação, é preciso que se observe o chamado “comando de questão”, isto é, o verbo que determina o que o avaliado deve fazer; geralmente, é representado por um verbo no modo imperativo, ou seja, um verbo que “dá ordem”, que “comanda”.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os comandos de questão e a seguir associe-os com suas respectivas características. 1) “Analise”. 2) “Compare”. 3) “Explique”. 4) “Justifique”. ( ) Solicita o desenvolvimento de aspectos comuns e opostos. ( ) Solicita o desenvolvimento de um raciocínio a partir de uma afirmativa dada. ( ) Solicita o desenvolvimento de um raciocínio associado à argumentação. ( ) Solicita um raciocínio associado ao conteúdo pedido em uma questão. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 4, 1, 3.
2. 4, 1, 2, 3.
3. 1, 2, 4, 3.
4. 2, 4, 3, 1.
5. 3, 1, 2, 4.

Leia o trecho a seguir: A língua portuguesa escrita apresenta recursos de coesão textual baseados em usos de pronomes pessoais, que substituem substantivos; pronomes possessivos, que associam a ideia de posse às pessoas gramaticais; pronomes relativos, que retomam termos antecedentes; pronomes indefinidos, que se referem à terceira pessoa de modo impreciso. Fonte: TERRA, Ernani; NICOLA, José De. Práticas de linguagem – leitura e produção de textos. São Paulo, Scipione, 2010, p. 99. (Adaptado).
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre a coesão textual realizada com o uso de pronomes, analise os pronomes dados a seguir e associe-os com seus respectivos exemplos. 1) Pronome pessoal. 2) Pronome possessivo. 3) Pronome relativo. 4) Pronome indefinido. ( ) A aluna trouxe suas dúvidas por escrito. ( ) A roupa que comprei é muito bonita. ( ) João era amigo da família, quando ele viajou, deixou muitas saudades. ( ) Mãe, pai, avós, ninguém fazia a criança parar de chorar. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 2, 3, 4.
2. 2, 3, 1, 4.
3. 4, 1, 2, 3.
4. 3, 2, 4, 1.
5. 3, 1, 2, 4.

Mais conteúdos dessa disciplina