Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
O Código de Ética do COFEN aborda o papel do enfermeiro voltado à área da educação, por meio do Art. 54: “Estimular, promover e criar condições para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais de Enfermagem sob sua orientação e supervisão”. O referido artigo compõe uma resolução do código de ética.
Sobre essa resolução, assinale a alternativa CORRETA:
A) Resolução nº 564, de 18 de julho de 2017.
B) Resolução nº 456, de 21 de julho de 2017.
C) Resolução nº 584, de 21 de julho de 2017.
D) Resolução nº 864, de 18 de julho de 2017.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar a resolução correta que contém o artigo mencionado sobre o papel do enfermeiro na educação, conforme o Código de Ética do COFEN. Analisando as alternativas: A) Resolução nº 564, de 18 de julho de 2017 - Esta resolução não é a correta para o artigo mencionado. B) Resolução nº 456, de 21 de julho de 2017 - Esta resolução também não corresponde ao artigo 54. C) Resolução nº 584, de 21 de julho de 2017 - Esta é a resolução que trata do Código de Ética do COFEN e inclui o artigo 54. D) Resolução nº 864, de 18 de julho de 2017 - Esta resolução não é a correta para o artigo mencionado. Portanto, a alternativa correta é: C) Resolução nº 584, de 21 de julho de 2017.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Virginia Handerson foi a primeira autora a escrever sobre “a natureza dos cuidados” de Enfermagem, em 1965, associando-a às necessidades fundamentais do ser humano, que haviam sido explicitadas, na época, por Abraham Maslow. Houve uma confusão entre necessidades e cuidados, por exemplo, em 1973, quando a Associação Norte-americana para o Diagnóstico de Enfermagem (NANDA, sigla do inglês North American Nursing Diagnosis Association International) estabeleceu um sistema de classificação de diagnósticos, um ato um tanto redutor, de acordo com o discernimento da natureza dos cuidados. Assim, é importante discutir sobre o reencontro com a natureza dos cuidados, na busca de superar essas dificuldades históricas que moldaram a profissão de Enfermagem. Para isso, é preciso pensar no que, desde o nascimento até a morte, em todos os tempos, as sociedades tinham como cuidados (COLLIÈRE, 2001).
Sobre as reais dificuldades enfrentadas para se trabalhar com a natureza dos cuidados em Enfermagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dificuldades relacionadas ao número de casos, o que torna impossível uma elaboração de projeto de cuidados.
( ) Insuficiência de conhecimentos diversificados, pois a formação é cada vez mais centrada em procedimentos.
( ) Insuficiência de recursos de reconstituição de energia dos prestadores de cuidado, pois não há como promover vida quando se perde a vida, é importante lembrar de cuidar de quem cuida.
( ) Predominância de exames médicos e dos tratamentos, estes em detrimento dos cuidados.
A) F - F - V - V.
B) V - F - V - F.
C) F - V - F - V.
D) V - V - F - F.

A saúde é vista dentro de um conceito ampliado – para além das doenças –, contemplando os modos de vida dos indivíduos e coletivos, assim como seus ambientes e contextos, essas dimensões integradas, são: biológica, social, política, psíquica, econômica, simbólica e espiritual. Assim, saúde e doença estão associadas ao modo que as pessoas se relacionam individual e coletivamente, levando em consideração a qualidade de vida de cada um. Há cuidados que acompanham as diferentes passagens da vida, se instauraram e se desenvolveram em torno do nascimento, sendo eles da mesma natureza dos que acompanham a velhice, a morte e a doença.
Sobre os cuidados de compensação na terceira idade/velhice, assinale a alternativa CORRETA:
A) Esses cuidados visam a substituir o que ainda não foi adquirido ou que só o foi parcialmente pelos recém-nascidos, pelos bebês e pelas crianças pequenas. Os cuidados que visam a compensar o que a criança ainda não é capaz de assegurar por si própria diminuem à medida do crescimento biológico e afetivo.
B) Permitem a reaquisição de capacidades diminuídas ou transitoriamente perdidas (como após a hemiplegia, uma intervenção cirúrgica e o coma). Permitem também a aquisição de novas capacidades (como após uma traumatologia acidental).
C) Também chamados de “cuidados de relaxamento”, esses cuidados são conhecidos há séculos. Tomam, na maioria das vezes, a forma de massagem. Permitem o repouso, a libertação das tensões e, assim, apaziguam o que causa turbulência, o que está em desassossego.
D) Visam a compensar os efeitos das perdas, o desgaste que ocasiona diminuições sensório-motoras: auditivas, visuais, táteis e motoras, mas também a perda do controle dos esfíncteres, das propriedades da pele, com as consequências que isso arrasta para o assegurar das funções vitais.

Os deveres atribuídos aos profissionais de Enfermagem estão inclusos no segundo capítulo do Código de Ética. No que concerne aos deveres, a prática de Enfermagem, enquanto direcionada à assistência ao paciente, permanece resguardada. Imagens do paciente, assim como da sua condição clínica, não podem ser divulgadas. O enfermeiro pode sofrer processo ético pela divulgação nas redes sociais ou pelo compartilhamento das imagens sem a devida autorização do paciente, nos casos de fotografias e filmagens no ambiente de trabalho, como clínicas e hospitais, expondo indevidamente todos os envolvidos.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Art. 36. Registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar, de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras.
II- Art. 40. Orientar a pessoa e família sobre preparo, benefícios, riscos e consequências decorrentes de exames e de outros procedimentos, respeitando o direito de recusa da pessoa ou de seu representante legal.
III- Art. 32. Manter inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, com jurisdição na área em que ocorrer o exercício profissional.
IV- Art. 24. Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
A) Somente a sentença I está correta.
B) Somente a sentença IV está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina