Logo Passei Direto
Buscar
A bioética não deve se ater apenas à tentativa de resolução de conflitos, mas, fundamentalmente, na capacidade de introduzir as informações necessárias para o desenvolvimento da reflexão sobre assuntos voltados a ética. Nesse contexto, é essencial compreender que um dos princípios bioéticos mais importantes, é o da capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas.
Este conceito refere-se ao princípio da:
a. Justiça.
b. Não maleficência.
c. Igualdade.
d. Beneficência.
e. Autonomia.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Analisando a descrição apresentada, o conceito que se refere à capacidade de uma pessoa de gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas, está diretamente relacionado ao princípio da autonomia. Vamos revisar as alternativas: a) Justiça - Refere-se à distribuição equitativa de recursos e direitos, não à autodeterminação. b) Não maleficência - Este princípio diz respeito a não causar dano, mas não aborda a autodeterminação. c) Igualdade - Relaciona-se à equidade, mas não especificamente à capacidade de autodeterminação. d) Beneficência - Refere-se à obrigação de agir em benefício dos outros, mas não à autodeterminação. e) Autonomia - Este é o princípio que se refere à capacidade de uma pessoa de tomar decisões sobre sua própria vida e agir de acordo com sua própria vontade. Portanto, a alternativa correta é: e) Autonomia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para a realização de uma pesquisa, é solicitado o respeito à autonomia do ser humano, delegando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) como documento que envolve os aspectos éticos básicos da pesquisa.
Sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assinale a alternativa correta:
a. O pesquisador poderá conduzir qualquer estudo, mesmo sem ter Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) registrado pelo sujeito da pesquisa, pois de acordo com as Boas Práticas Clínicas, a decisão final pela participação de um sujeito de pesquisa em um estudo compete sempre ao pesquisador.
b. É um documento elaborado pelo pesquisador em linguagem acessível à compreensão dos sujeitos da pesquisa. O TCLE deve ser obtido após o sujeito da pesquisa ou seu responsável legal estar suficientemente esclarecido de todos os possíveis benefícios, riscos e procedimentos que serão realizados, assim como fornecidas todas as informações pertinentes à pesquisa.
c. O participante, após receber explicação completa sobre a natureza da pesquisa, os seus objetivos, os métodos, os benefícios previstos e os potenciais riscos, tendo concordado com estes, deverá assinar e receber uma cópia do TCLE e a partir desse momento, não tem mais o direito de desistir da pesquisa.
d. O TCLE visa à aceitação de um tratamento específico ou à experimentação, sabendo da sua natureza, das suas consequências e dos seus riscos, ele não assegura todos os direitos e a autonomia dos sujeitos da pesquisa, inclusive, não existe o direito a indenizações, ressarcimentos, medicamentos, etc.
e. A decisão de conduzir ou não um estudo sem que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) seja registrado pelo sujeito da pesquisa depende de cada Patrocinador que definirá o que poderá ser feito em cada situação.

A Bioética é uma área do conhecimento interdisciplinar cuja finalidade é compreender e resolver questões éticas relacionadas aos avanços tecnológicos da Biologia e da Medicina em questões que, de alguma forma, influenciam as nossas vidas. Assim, a bioética e seus princípios tornam-se essenciais, para impor valores e reflexões diante de questões de ética e moral que assolam o cotidiano, valorizando e respeitando sob todos os aspectos, a dignidade e a vida humana! Qual é o princípio bioético que garante a distribuição equânime de bens e benefícios, tratando todos com imparcialidade? Assinale a alternativa correta: a. Valor. b. Beneficência. c. Justiça. d. Autonomia. e. Igualdade.

Com os avanços da sociedade em relação à medicina, às tecnologias biomédicas e a novos tratamentos, surge a necessidade de se pensar sobre a ética médica, ética em saúde, pesquisa ou bioética. Diversos aspectos que vieram com o progresso científico estão impactando fortemente a sociedade, de forma a se refletir na conduta individual e coletiva.
Sobre bioética e pesquisa científica, assinale a alternativa correta:
a. A Bioética não é capaz de nortear decisões clínicas e objetivos de pesquisa, de forma a assegurar a justiça, a equidade e a dignidade das diversas relações, atividades e pesquisas no campo da saúde.
b. As pesquisas científicas vão desde a busca por um tratamento até a análise da situação dos sistemas de saúde ou a descoberta de novas tecnologias e portanto, não tem relação com a bioética, pois isso significa colocar obstáculos ao progresso da ciência.
c. A criação da bioética não trouxe novos princípios éticos, e portanto, não tem condições de atuar em novas situações que foram trazidas com as inovações no campo da saúde.
d. A bioética é uma área que cuida de questões éticas que dizem respeito ao início e ao fim da vida humana, como métodos de fecundação, engenharia genética e formas de eutanásia, bem como temas referentes a transplante de órgãos e pesquisas com seres humanos.
e. Não é atribuição da bioética discutir os princípios morais que orientam a pesquisa científica, pois isso significa colocar obstáculos ao progresso da ciência.

Mais conteúdos dessa disciplina