Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir: “Existem diversas técnicas que são utilizadas para o diagnóstico de protozoários e helmintos intestinais. Os procedimentos mais utilizados na rotina para diagnosticar os parasitos intestinais são as técnicas de enriquecimento coproparasitológicas, por sedimentação ou flutuação, pois permitem concentrar formas evolutivas de parasitos, determinar a sua presença e identificá-las até família, gênero ou espécie.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos laboratoriais aplicados à parasitologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Um dos objetivos dos métodos de enriquecimento é aumentar o número de cistos, ovos ou larvas da preparação.
II. ( ) A concentração espontânea elimina grande parte dos detritos fecais para facilitar a visualização.
III. ( ) O método de flutuação espontânea é ideal para concentrar trofozoítos em amostras frescas.
IV. ( ) O esfregaço direto a fresco permite a concentração de oocistos e ovos leves.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
F, V, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, F.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre os métodos de diagnóstico de protozoários e helmintos intestinais: I. ( ) Um dos objetivos dos métodos de enriquecimento é aumentar o número de cistos, ovos ou larvas da preparação. É verdadeira (V). Os métodos de enriquecimento têm como objetivo concentrar e aumentar a quantidade de formas evolutivas dos parasitas, facilitando a detecção. II. ( ) A concentração espontânea elimina grande parte dos detritos fecais para facilitar a visualização. É verdadeira (V). A concentração espontânea ajuda a separar os parasitas dos detritos fecais, tornando mais fácil a visualização dos ovos e cistos. III. ( ) O método de flutuação espontânea é ideal para concentrar trofozoítos em amostras frescas. É falsa (F). O método de flutuação é mais adequado para a concentração de ovos e cistos, e não de trofozoítos, que são mais sensíveis e geralmente não sobrevivem bem em amostras que passam por esse tipo de processamento. IV. ( ) O esfregaço direto a fresco permite a concentração de oocistos e ovos leves. É verdadeira (V). O esfregaço direto a fresco é uma técnica que pode ser utilizada para visualizar oocistos e ovos, especialmente os mais leves. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: d) V, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O exame de fezes é um método simples, barato e não invasivo, que auxilia o diagnóstico de inúmeras alterações no trato gastrointestinal. Através do exame de fezes é possível a realização de várias avaliações, que não incluem apenas a detecção de parasitos intestinais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o exame de fezes, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. É possível realizar a análise de resíduos alimentares no exame de fezes.
II. A detecção de gorduras em fezes permite a identificação de má absorção intestinal.
III. A coprocultura permite a identificação de bactérias patogênicas.
IV. O exame coprológico funcional detecta a presença de parasitos sanguíneos.
I, II e III
I, II e IV.
II e II
I e III.
II e IV.

O exame de fezes é um dos exames mais realizados rotineiramente para identificar problemas do sistema gastrointestinal. Ele é útil para diagnosticar infecções, parasitoses e doenças ou alterações no estômago, intestino e reto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a coleta das amostras fecais, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Caso não seja possível levar imediatamente as amostras fecais até o laboratório, deve-se congelá-las.
II. Quando necessário o uso de laxantes, deve-se preferir os laxantes salinos para não danificar os parasitos.
III. Em crianças, recomenda-se que a coleta seja realizada ambulatorialmente, com auxílio de um cotonete.
IV. As primeiras amostras que devem ser examinadas no laboratório são as diarreicas em, no máximo, 30 minutos após a coleta.
V. As fezes devem ser mantidas em estufa para estimular a proliferação dos microrganismos presentes e facilitar a visualização.
II e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
I e IV.
II e III.

Uma das etapas do estudo coprológico funcional é a avaliação das características gerais das fezes, como, por exemplo, a cor, formato, consistência, pH, presença de sangue, muco, resíduos alimentares e gordura. Através da análise dessas características, é possível identificar a presença de várias doenças ou anormalidades no sistema gastrointestinal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a coprologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Um percentual de 90% de líquidos nas fezes é indicativo de hidratação corporal adequada.
II. ( ) A presença escura pode ser um indicativo de sangramento no trato gastrointestinal superior.
III. ( ) Valores do potencial hidrogeniônico (pH) ácidos podem ser em função do uso de antibioticoterapia.
IV. ( ) A identificação de muco nas fezes relaciona-se com a presença de parasitos intestinais.
V. ( ) O volume das fezes produzido decorre da qualidade e quantidade de alimento ingerido.
V, V, F, F, V
F, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, F, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina