Logo Passei Direto
Buscar
As medidas de proteção social e, em particular, a assistência médica só viriam a ter reconhecimento legal como política pública com a aprovação da Lei Eloi Chaves, de 1923.
Com relação as CAPs, análise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - Tratava-se de organizações de direito privado, criadas para grupos específicos de servidores e organizadas segundo princípios de seguro social, ou seja, um modelo em que os benefícios dependiam das contribuições dos segurados.
II - Tratando-se de um sistema restrito ao âmbito das grandes empresas privadas e públicas, as CAPs possuíam administração própria para os seus fundos, formada por um conselho composto de representantes dos empregados e dos empregadores.
III - O Estado não participava propriamente do custeio das Caixas, que, de acordo com o determinado pelo artigo 3° da Lei Eloi Chaves, era mantido por empregados das empresas (3% dos respectivos vencimentos), empresas (1% da renda bruta) e consumidores dos serviços destas.
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D Todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Tratava-se de organizações de direito privado, criadas para grupos específicos de servidores e organizadas segundo princípios de seguro social, ou seja, um modelo em que os benefícios dependiam das contribuições dos segurados. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as CAPs (Caixas de Aposentadorias e Pensões) eram realmente organizações de direito privado que funcionavam com base nas contribuições dos segurados. II - Tratando-se de um sistema restrito ao âmbito das grandes empresas privadas e públicas, as CAPs possuíam administração própria para os seus fundos, formada por um conselho composto de representantes dos empregados e dos empregadores. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois as CAPs eram administradas por conselhos que incluíam representantes de empregados e empregadores. III - O Estado não participava propriamente do custeio das Caixas, que, de acordo com o determinado pelo artigo 3° da Lei Eloi Chaves, era mantido por empregados das empresas (3% dos respectivos vencimentos), empresas (1% da renda bruta) e consumidores dos serviços destas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a Lei Eloi Chaves estabelecia que o custeio das CAPs era feito por contribuições dos empregados, das empresas e dos consumidores, sem a participação direta do Estado. Diante da análise, todas as afirmativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: D) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As ações e serviços de saúde constituem um direito social que deve ser assegurado pelo Estado e gerido sob responsabilidade das três esferas autônomas de governo. O SUS segue uma mesma doutrina e os mesmos princípios e diretrizes, em todo o território nacional (BRASIL, 1990c; BRASIL, 2011; CONOF/CD, 2011). Com relação aos princípios doutrinários do SUS assinale a alternativa que representa a Integralidade.
A o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
A o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
B significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Apesar de todos terem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades diferentes. Portanto investe-se mais onde a carência é maior.
C significa considerar a pessoa como um todo, fornecendo um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, curativos e coletivos, exigidos em cada caso para todos os níveis de complexidade de assistência, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
D é dada em níveis de atenção para garantir formas de acesso aos serviços que componham toda a complexidade requerida para o caso, no limite dos recursos disponíveis numa dada região. Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, circunscritos a uma área geográfica delimitada (Regionalização), planejados a partir de critérios epidemiológicos e com a definição e o conhecimento da clientela a ser atendida.

Mais conteúdos dessa disciplina