Logo Passei Direto
Buscar
“Não é difícil, pois, concordar com Smith quando afirma que a perspectiva de Piaget é interdisciplinar, pois articula uma epistemologia (no caso, genética) com uma psicologia do desenvolvimento da criança. Seria para ele uma epistemologia do desenvolvimento, a qual busca relacionar a organização dos conhecimentos com a evolução sequencial das estruturas mentais. Esta intenção de pensar na sucessão de níveis estruturais e também de conhecimentos levou Piaget ao estudo da criança, fonte inequívoca e início do desenvolvimento” (SOUZA, 2014, p. 132-133). SOUZA, M. T. C. C. de. Construção de conhecimento e psicologia do desenvolvimento: contribuições da teoria de Piaget. In: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 129-140, 2014.
Quais alternativas expressam a compreensão da perspectiva assinalada?
I - Na visão de Piaget, o modo como a lógica do pensamento vem suplantar a lógica das ações e as representações irreversíveis está longe de expressar em alguma medida por meio de evidências como a construção psicológica e a articulação com a explicação epistemológica.
II - Piaget concebe uma forte aproximação entre a psicologia do desenvolvimento da inteligência e as disciplinas lógico-matemáticas. A lógica é, então, o ponto forte da evolução do pensamento da criança e também da visão do autor sobre o juízo moral e a afetividade (nesse último caso, equiparando a operação à vontade que coordena valores em sistemas hierárquicos).
III - Piaget explicou o funcionamento das operações racionais usando o modelo da lógica matemática, bem como enalteceu a relação entre a Psicologia e as disciplinas lógico-matemáticas, no que se refere ao fato de que o estudo das estruturas da inteligência da criança parece convergir para o que estas disciplinas definiram como estruturas matemáticas.
IV - O foco de Piaget no pensamento lógico (operatório) significaria que destaca como o sujeito conhecedor, ao longo do tempo, diferencia o certo e o errado, tanto do ponto de vista lógico (em relação a sensibilidade diante da contradição e a necessidade lógica) quanto em termos morais (em relação ao dever e a obrigação).
A) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B) As afirmativa I, II e III estão corretas.
C) As afirmativas I, II estão corretas.
D) As afirmativas II, III estão corretas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para determinar quais estão corretas em relação à perspectiva de Piaget: I - Na visão de Piaget, o modo como a lógica do pensamento vem suplantar a lógica das ações e as representações irreversíveis está longe de expressar em alguma medida por meio de evidências como a construção psicológica e a articulação com a explicação epistemológica. - Esta afirmativa parece confusa e não reflete corretamente a perspectiva de Piaget, que realmente busca articular a lógica do pensamento com a construção do conhecimento. II - Piaget concebe uma forte aproximação entre a psicologia do desenvolvimento da inteligência e as disciplinas lógico-matemáticas. A lógica é, então, o ponto forte da evolução do pensamento da criança e também da visão do autor sobre o juízo moral e a afetividade (nesse último caso, equiparando a operação à vontade que coordena valores em sistemas hierárquicos). - Esta afirmativa está correta, pois Piaget realmente enfatiza a relação entre a lógica e o desenvolvimento do pensamento. III - Piaget explicou o funcionamento das operações racionais usando o modelo da lógica matemática, bem como enalteceu a relação entre a Psicologia e as disciplinas lógico-matemáticas, no que se refere ao fato de que o estudo das estruturas da inteligência da criança parece convergir para o que estas disciplinas definiram como estruturas matemáticas. - Esta afirmativa também está correta, pois Piaget utiliza a lógica matemática para explicar as operações racionais. IV - O foco de Piaget no pensamento lógico (operatório) significaria que destaca como o sujeito conhecedor, ao longo do tempo, diferencia o certo e o errado, tanto do ponto de vista lógico (em relação a sensibilidade diante da contradição e a necessidade lógica) quanto em termos morais (em relação ao dever e a obrigação). - Esta afirmativa está correta, pois Piaget realmente discute a diferenciação entre certo e errado em termos lógicos e morais. Agora, vamos resumir as análises: - Afirmativa I: incorreta. - Afirmativa II: correta. - Afirmativa III: correta. - Afirmativa IV: correta. Portanto, as afirmativas II, III e IV estão corretas. A alternativa correta é: A) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre transtornos mentais, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - Transtornos Alimentares - É a reação de ansiedade apresentada por uma pessoa que passou por uma situação muito forte e intensa, como um assalto ou ameaça de morte. A pessoa constantemente revive o ocorrido em recordações e em sonhos. Tais fatos repercutem em grande sofrimento psicológico.
II - Esquizofrenia - É um transtorno psicótico resultante de desajustes nos sistemas neurotransmissores do cérebro com impacto na linguagem, no pensamento, na percepção, na afetividade, dentre outros. As ocorrências se dão, principalmente, na adolescência. São comuns sintomas como alucinações, delírios e ausência de um pensamento organizado.
III - Depressão - É um estado de humor deprimido que se mantém por tempo superior a duas semanas, apresentando tristeza, perda de interesse em atividades, e, em alguns casos, ocorre irritabilidade, insônia ou muito sono, dificuldade de concentração, dentre outros.
IV - Ansiedade - As formas mais comuns são a síndrome do pânico, fobias e ansiedade generalizada. Sintomas comuns são palpitação, suor frio, tremores, falta de ar, sensação de sufocamento, formigamentos ou calafrios. Esse grupo apresenta maiores riscos de desenvolver depressão ou vícios associados ao álcool e medicamentos.
A) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e III estão corretas.
C) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Acerca da teoria do cérebro triuno, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - A função proeminente do cérebro néocortex é atinente ao plano do comportamento emocional do indivíduo. A partir desse plano, o indivíduo consegue incorporar novas aprendizagens com sustentação na experiência e, de modo mais amplo, refere-se a um processo responsável pela sobrevivência. Ou seja, refere-se ao cérebro responsável pela dimensão lógica do conhecimento e a racionalização.
II - A racionalidade e o pensamento são gerados por impulsos nervosos que se instauram como importantes potenciais de ação. Esses impulsos se movimentam por meio do córtex. Trata-se de um cérebro lógico formado por uma memória temporária, o qual tem dificuldades de se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, é esse nível que nos ajuda a decidir racionalmente entre fazer uma coisa ou outra.
III - Os estados emocionais, na maioria das vezes, acabam por envolver muitas áreas do sistema límbico. Quando consideramos estados como a alegria ou a raiva, notamos que esse processo se dá em intercalações entre estruturas ativadas e outras inibidas, concomitantemente. Dessa forma, esse sistema processa nossas emoções no plano bioquímico.
IV - A Teoria do Cérebro Triuno ainda é a única visão macro evolutiva no mercado sobre a morfologia e genética do cérebro humano e de como as emoções humanas estariam a partir daí prefiguradas. Assim, o homem ao longo de sua condição evolutiva constituiu uma caminhada que o impulsionou para uma etapa em que se edificou o patamar de ser pensante e dotado de saberes.
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças II, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

mundo e si mesmas” (SOUZA, 2014, p. 134). SOUZA, M. T. C. C. de. Construção de conhecimento e psicologia do desenvolvimento: contribuições da teoria de Piaget. In: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 129-140, 2014.
Quais alternativas figuram uma posição em consonância com a proposta formulada?
I - Podemos dizer que a curiosidade e a perplexidade infantis f izeram parte de algumas discussões de Piaget, mas de fato as suas preocupações eram mais interessantes e profundas, já que queria entender as estruturas e as evoluções e a curiosidade e a perplexidade infantis não são coerentes com esse ponto central das suas elaborações teóricas.
II - Os conhecimentos também são construídos e coordenados pouco a pouco, conhecimentos físicos e lógico-matemáticos, os quais se tornam grandes edifícios articulados de crenças, conceitos, teorias e ideias, que são patrimônio dos sujeitos (epistêmicos) para Piaget.
III - Piaget nos mostrou como em diferentes etapas de sua vida, a criança incorpora o mundo a sua volta e também a si mesma, para pensar, ajustando-se a estes objetos, inicialmente diferenciando-se deles para depois alcançá-los também em sua mente por meio das representações e ações interiorizadas e coordenadas em sistemas reversíveis (operações).
IV - Do mesmo modo como as estruturas evoluem e vão se integrando progressivamente, os conhecimentos são aprimorados, coordenam-se e incorporam também informações do mundo exterior, tornando-se mais complexos.
A) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

“O desenvolvimento precisa ser estudado considerando desde as unidades biológicas até as estruturas sociais, tendo como interface os padrões comportamentais. Isto requer a adoção de um conceito de desenvolvimento que reflita os avanços ocorridos nas últimas décadas, em diferentes disciplinas dedicadas ao estudo desta variável, como também a adoção de modelos sistêmicos” (DESSEN; GUEDA, 2005, p. 18). DESSEN, M. A.; GUEDA, M. T. A Ciência do desenvolvimento humano: ajustando o foco de análise. In: Scielo/Paideia, p. 11-20, 2005.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I - A pessoa se desenvolve e funciona psicologicamente como um organismo integrado, em que os elementos de maturação, experiência e cultura se fundem na ontogenia.
II - A compreensão da complexidade do desenvolvimento humano desconsidera a adoção de uma perspectiva sistêmica que seja capaz de integrar os múltiplos subsistemas do indivíduo, dado que, com o avanço científico, uma disciplina já é capaz de oferecer uma explicação plena sobre o desenvolvimento de um indivíduo.
III - Os princípios e os conceitos básicos sobre os processos de desenvolvimento propostos pela ciência do desenvolvimento humano facilitam a comunicação entre as disciplinas, provendo uma linguagem comum para a discussão dos dados empíricos.
IV - O desenvolvimento deve ser visto como uma estrutura sistêmica de relações bidirecionais entre níveis verticais e horizontais, ocorrendo em um tempo social e pessoal, sendo as mudanças probabilísticas e manifestadas em padrões de coações coordenadas por meio de níveis do funcionamento humano.
A) V – V – F – V.
B) V – V – V – F.
C) V – F – V – F.
D) V – F – V – V.

Boruchovitch (1999, p. 363) afirma que é possível utilizar “[...] estratégias de aprendizagem a todos estudantes [...] a todos os alunos a expandir notas de aulas, a sublinhar pontos importantes de um texto, a monitorar a compreensão na hora da leitura, usar técnicas de memorização, fazer resumos, entre outras estratégias. Resultados de pesquisas revelam que o treinamento em estratégias de aprendizagem tem sido bem sucedido de modo geral, pois é capaz de produzir tanto uma melhora imediata no uso das estratégias envolvidas, quanto no rendimento escolar geral dos alunos.” BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. In: Psicol. Reflexão Crítica. [online]. 1999, vol.12, n.2, p. 361-376. Acesso em: 30 jul. 2019.
Em relação às orientações teóricas e metodológicas acerca das estratégias de aprendizagem e desempenho escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
A - Uma das tarefas da escola é oportunizar aos estudantes o acesso aos conteúdos já elaborados pela humanidade, apesar dos estudantes de hoje não darem importância a esses conhecimentos, portanto, são incapazes de se humanizarem.
B - Se o estudante ainda não utiliza estratégias necessárias para sua aprendizagem, um dos objetivos do ensino deve ser, portanto, ajudá-lo a adquiri-las.
C - Um dos principais objetivos da escola é ajudar o estudante a gerenciar e autorregular sua própria aprendizagem.
D - Cabe ao professor implementar estratégias pedagógicas que proporcionem ao estudante o desenvolvimento de habilidades próprias de estudo, facilitando a aquisição de conhecimentos.
A) F – F – V – F.
B) F – V – V – F.
C) F – V – V – V.
D) V – V – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina