Logo Passei Direto
Buscar
O controle de execução é um procedimento necessário para a verificação em campo do desempenho de estacas. Esse procedimento varia em função da estaca, se é cravada ou escavada. A execução do estaqueamento deverá ser feita anotando os elementos conforme o tipo de estaca. Entre esses elementos destacam-se o comprimento real da estaca abaixo da cota de arrasamento, as anormalidades de execução, a qualidade dos materiais utilizados e as características do equipamento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de execução, analise as afirmativas a seguir: I. As estacas cravadas à percussão têm o seu controle executivo realizado pela verificação da nega e pela realização de prova de carga estática ou pela execução de ensaio de carregamento dinâmico. II. Para as estacas moldadas in loco, o controle de execução é feito a partir da verificação da tolerância quanto aos desvios angulares e pela realização de ensaios de prova de carga estática e ensaios de integridade. III. O controle de execução das estacas do tipo hélice contínua segue os métodos de controle tradicionais; para estacas escavadas, o controle executivo dispensa os ensaios de prova de carga IV. O processo executivo das estacas raiz consiste em locação, perfuração, introdução da armadura, preenchimento com argamassa, remoção do revestimento em etapas e aplicação de pressão de ar comprimido. Está correto apenas o que se afirma em:
I. As estacas cravadas à percussão têm o seu controle executivo realizado pela verificação da nega e pela realização de prova de carga estática ou pela execução de ensaio de carregamento dinâmico.
II. Para as estacas moldadas in loco, o controle de execução é feito a partir da verificação da tolerância quanto aos desvios angulares e pela realização de ensaios de prova de carga estática e ensaios de integridade.
III. O controle de execução das estacas do tipo hélice contínua segue os métodos de controle tradicionais; para estacas escavadas, o controle executivo dispensa os ensaios de prova de carga.
IV. O processo executivo das estacas raiz consiste em locação, perfuração, introdução da armadura, preenchimento com argamassa, remoção do revestimento em etapas e aplicação de pressão de ar comprimido.
1. II e III.
2. II e IV.
3. I e IV.
4. III e IV.
5. I e II.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. As estacas cravadas à percussão têm o seu controle executivo realizado pela verificação da nega e pela realização de prova de carga estática ou pela execução de ensaio de carregamento dinâmico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o controle de estacas cravadas à percussão envolve esses métodos de verificação. II. Para as estacas moldadas in loco, o controle de execução é feito a partir da verificação da tolerância quanto aos desvios angulares e pela realização de ensaios de prova de carga estática e ensaios de integridade. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o controle de estacas moldadas in loco realmente envolve esses aspectos. III. O controle de execução das estacas do tipo hélice contínua segue os métodos de controle tradicionais; para estacas escavadas, o controle executivo dispensa os ensaios de prova de carga. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois mesmo as estacas escavadas geralmente requerem ensaios de prova de carga para garantir a segurança e a eficácia. IV. O processo executivo das estacas raiz consiste em locação, perfuração, introdução da armadura, preenchimento com argamassa, remoção do revestimento em etapas e aplicação de pressão de ar comprimido. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e descreve adequadamente o processo de execução das estacas raiz. Agora, considerando as afirmativas corretas, temos: - I: Correto - II: Correto - III: Incorreto - IV: Correto Portanto, as alternativas corretas são I e II, o que corresponde à opção 5: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os blocos de coroamento são classificados em função de sua geometria em dois tipos: rígidos e flexíveis. Cada uma das classificações tem um comportamento estrutural distinto. Para cálculo e dimensionamento dos blocos, são utilizados modelos tridimensionais lineares ou não lineares e modelos biela-tirante tridimensionais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cálculo estrutural fundações profundas, analise as afirmativas a seguir: I. Os blocos rígidos trabalham como elementos de rigidez infinita, sem se deformarem com a atuação da carga vertical dos pilares, transferindo-a de forma igual entre as estacas. II. Os blocos flexíveis trabalham como elementos com menor rigidez e se deformam com a atuação da carga vertical dos pilares, transferindo-a de forma diferente para as estacas. III. O dimensionamento estrutural dos blocos flexíveis depende do número de estacas; deve ser feito considerando o bloco uma laje, atendendo aos limites para sua resistência ao cisalhamento. IV. No dimensionamento estrutural, a resistência de cálculo do concreto à compressão é inversamente proporcional à resistência característica do concreto. Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os blocos rígidos trabalham como elementos de rigidez infinita, sem se deformarem com a atuação da carga vertical dos pilares, transferindo-a de forma igual entre as estacas.
II. Os blocos flexíveis trabalham como elementos com menor rigidez e se deformam com a atuação da carga vertical dos pilares, transferindo-a de forma diferente para as estacas.
III. O dimensionamento estrutural dos blocos flexíveis depende do número de estacas; deve ser feito considerando o bloco uma laje, atendendo aos limites para sua resistência ao cisalhamento.
IV. No dimensionamento estrutural, a resistência de cálculo do concreto à compressão é inversamente proporcional à resistência característica do concreto.
1. I e IV.
2. III e IV.
3. II e III.
4. I e II.
5. I e III.

As estacas geralmente trabalham a esforços axiais de compressão, mas existem situações em que são empregadas para resistir a esforços de tração. Isso ocorre em obras como plataformas offshore, torres de linhas de transmissão, portos e muros de arrimos. Os projetistas usam métodos empíricos e semiempíricos desenvolvidos para estacas submetidas a esforços axiais. Adota-se a hipótese de que a resistência última de uma estaca tracionada corresponde a uma porcentagem da resistência lateral no instante de ruptura de uma mesma estaca solicitada a esforços compressivos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estacas tracionadas, analise as afirmativas a seguir: I. A carga de uma fundação tracionada é estimada considerando o peso próprio do elemento de fundação mais a massa de solo contida no interior da superfície de ruptura. II. As fundações tracionadas estão presentes tanto em edificações residenciais térreas quanto em obras rurais, como galpões metálicos e silos verticais. III. As situações de tração nas estacas são caracterizadas pela existência de esforços de vento, somados ao baixo peso próprio das estruturas, gerando momentos nas estacas. IV. As estacas a tração deverão ter a superfície lisa, de modo a assegurar um grande atrito entre a estaca e o terreno. Está correto apenas o que se afirma em:
I. A carga de uma fundação tracionada é estimada considerando o peso próprio do elemento de fundação mais a massa de solo contida no interior da superfície de ruptura.
II. As fundações tracionadas estão presentes tanto em edificações residenciais térreas quanto em obras rurais, como galpões metálicos e silos verticais.
III. As situações de tração nas estacas são caracterizadas pela existência de esforços de vento, somados ao baixo peso próprio das estruturas, gerando momentos nas estacas.
IV. As estacas a tração deverão ter a superfície lisa, de modo a assegurar um grande atrito entre a estaca e o terreno.
1. I e II.
2. I e IV.
3. II e IV.
4. I e III.
5. II e III.

As provas de carga são utilizadas para conhecer o comportamento estaca-solo. Elas permitem avaliar a capacidade de carga e os deslocamentos do elemento de fundação. Podem ser realizadas por qualquer solicitação destinada a reproduzir as condições de funcionamento da fundação e simulam em verdadeira grandeza os carregamentos reais de uma construção, observando a resposta da fundação a essas cargas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre provas de cargas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) A prova de carga é um ensaio que tem como objetivo determinar a resistência do conjunto terreno. II. ( ) A prova de carga é utilizada para aferir a ruptura do solo para a carga admissível da fundação dimensionada. III. ( ) A prova de carga é uma técnica usada para determinar a capacidade de carga e a tensão admissível, levando em conta a natureza do terreno, a velocidade de carregamento e a estabilização dos recalques. IV. ( ) As provas de cargas podem medir o deslocamentos em estaca submetida à carga vertical, gerando solicitação de compressão. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A prova de carga é um ensaio que tem como objetivo determinar a resistência do conjunto terreno.
II. ( ) A prova de carga é utilizada para aferir a ruptura do solo para a carga admissível da fundação dimensionada.
III. ( ) A prova de carga é uma técnica usada para determinar a capacidade de carga e a tensão admissível, levando em conta a natureza do terreno, a velocidade de carregamento e a estabilização dos recalques.
IV. ( ) As provas de cargas podem medir o deslocamentos em estaca submetida à carga vertical, gerando solicitação de compressão.
1. V, V, F, F.
2. V, F, V, F.
3. F, V, V, F.
4. F, F, V, V.
5. V, F, F, V.

Estruturas de contenção denominadas terra armada são um sistema de contenção constituído com solo de aterro, reforços estruturados e paramentos flexíveis fixados às armaduras. O reforço é posicionado paralelamente à direção mais solicitada do maciço; dessa forma, a resistência à tração aumenta e o solo e o reforço passam a trabalhar em conjunto. Os paramentos flexíveis são elementos chamados de pele e tem a função de limitar o aterro evitando a erosão do solo entre as camadas de reforço.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terra armada, pode-se afirmar que:
1. os reforços usados nessa contenção devem ter grande resistência à tração, ductilidade e durabilidade, pois serão submetidos a esforços de tração e tensões tangenciais.
2. Incorreta: esse tipo de contenção é indicado para alturas menores que os muros convencionais e é tecnicamente viável para alturas inferiores a dez metros.
3. os muros com inclusão de malhas de aço são constituídos pela associação do solo de aterro e material geossintético, inseridos horizontalmente à medida que o aterro vai sendo construído.
4. as estruturas de terra armada podem ser reforçadas utilizando reforços inextensíveis, compostos de tiras de polietileno, ou utilizando reforços extensíveis, formados por malha de aço.
5. os elementos de pele possuem função estética, pois constituem o acabamento externo do maciço, e são responsáveis pela distribuição dos esforços de tração e tensões tangenciais.

As estruturas de contenção pranchadas são construções esbeltas denominadas de cortina e utilizam, geralmente, concreto armado ou material misto. Trata-se de um sistema estrutural resistente, composto por elementos como tirantes, estroncas ou balanço estabilizando todo o conjunto estrutural, solo e maciço.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas de contenção pranchadas em balanço e estroncadas, analise as afirmativas a seguir: I. As cortinas de contenção estroncada utilizam estronca, isto é, escora horizontal que trabalha a tração, impedindo o deslocamento do terreno, com a função de estabilizar a cortina de contenção. II. As cortinas de contenção atirantadas são constituídas por tirantes ancorados no terreno em uma profundidade estável, promovendo segurança quanto à ruptura ou movimentações indesejadas. III. As cortinas de contenção com sistema estrutural em balanço alcançam a estabilidade a partir da resistência passiva e contrapassiva do solo, proporcionadas pelo trecho embutido abaixo do nível escavado. IV. Em determinadas situações, a fixa consegue garantir a estabilidade da cortina de contenção e, nesse caso, são utilizados os tirantes ou as estroncas. Está correto apenas o que se afirma em:
I. As cortinas de contenção estroncada utilizam estronca, isto é, escora horizontal que trabalha a tração, impedindo o deslocamento do terreno, com a função de estabilizar a cortina de contenção.
II. As cortinas de contenção atirantadas são constituídas por tirantes ancorados no terreno em uma profundidade estável, promovendo segurança quanto à ruptura ou movimentações indesejadas.
III. As cortinas de contenção com sistema estrutural em balanço alcançam a estabilidade a partir da resistência passiva e contrapassiva do solo, proporcionadas pelo trecho embutido abaixo do nível escavado.
IV. Em determinadas situações, a fixa consegue garantir a estabilidade da cortina de contenção e, nesse caso, são utilizados os tirantes ou as estroncas.
1. I, II e III.
2. I e II.
3. II e III.
4. II e IV.
5. III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina