Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
As alterações na estrutura dos cromossomos são classificadas em dois tipos: aquelas que causam alteração no número de genes e nas quais há mudança na localização dos genes. Dessa maneira, assinale a alternativa que melhor define cromossomos em anel.
1. Perdas de segmentos cromossômicos, as quais podem ocorrer como resultado de uma simples quebra, sem reunião das extremidades quebradas (deleção terminal), ou de uma dupla quebra, com perda de um segmento interno, seguida da união dos segmentos quebrados (deleção intersticial).
2. Repetição de um segmento cromossômico, causando um aumento do número de genes.
3. Forma-se quando a divisão do centrômero, durante a divisão celular, dá-se transversalmente, em vez de longitudinalmente. Como consequência dessa divisão anormal, os dois cromossomos resultantes apresentam-se com braços iguais (metacêntricos), sendo duplicados para um dos braços originais e deficientes para o outro.
4. Alteração que ocorre quando um cromossomo apresenta duas deleções terminais e as suas extremidades, agora sem os telômeros, tendem a reunir-se, levando à formação de um cromossomo em anel nesse tipo de alteração, há transferência de segmentos de um cromossomo para outro, geralmente não homólogo.
5. Nenhuma das alternativas está correta.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A alternativa que melhor define cromossomos em anel é: 4. Alteração que ocorre quando um cromossomo apresenta duas deleções terminais e as suas extremidades, agora sem os telômeros, tendem a reunir-se, levando à formação de um cromossomo em anel. Nesse tipo de alteração, há transferência de segmentos de um cromossomo para outro, geralmente não homólogo. Essa definição descreve corretamente como os cromossomos em anel se formam a partir de deleções terminais e a reunião das extremidades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A interfase subdivide-se nos períodos: G1; S; e G2. Toda vez que uma célula eucariótica se divide, passa por uma série de fases que, juntas, constituem o ciclo celular. Os intervalos da interfase são G1 (período de pré-síntese do DNA ou intervalo 1); S (período de síntese do DNA); e G2 (período de pós-síntese do DNA). Qual(is) processo(s) ocorre(m) durante o G1?
1. A célula sintetiza mais proteínas, além das membranas que serão usadas para envolver as duas células descendentes. Esse período é relativamente curto.
2. Durante o período G1, a célula sintetiza proteínas, lipídeos e carboidratos que serão utilizados para a formação das membranas das duas novas células que se formarão a partir da célula mãe. É o período do ciclo celular que mais varia em duração, entre os diferentes tipos de células. É nesse momento que tem início a mitose, que ocupa um espaço de tempo relativamente curto.
3. Durante o período G1, a célula sintetiza DNA, proteínas, lipídeos e carboidratos que serão utilizados para a formação das membranas das duas novas células que se formarão a partir da célula mãe. É o período do ciclo celular que mais varia em duração, entre os diferentes tipos de células.
4. Na fase G1 começa a replicação do material genético da célula. Ao término da síntese de DNA, a produção de RNA e a síntese de proteínas são retomadas.
5. É uma fase de mudança do estado de repouso (quiescência) para um estado de crescimento ativo. É um pré-requisito para o início do ciclo celular completo para a maioria das células.

Mais conteúdos dessa disciplina