Logo Passei Direto
Buscar
Considerado por muitos como um dos pais das ciências dos venenos e dos remédios, Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, conhecido como Paracelso, postulou diversas teorias a respeito da farmacologia e toxicologia, que são utilizadas até nos dias de hoje.
A respeito daquilo que Paracelso definia como veneno e remédio, assinale a alternativa CORRETA:
A Todos os venenos podem ser utilizados como remédios, basta que a via de administração seja a correta.
B Para que um remédio seja absorvido corretamente, o tamanho da molécula a ser administrada deve ser levada em consideração.
C Venenos e remédios se diferenciam entre si pela dose em que são administrados.
D Plantas são as melhores fontes naturais para geração tanto de venenos como de remédios, pois são seres vivos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta sobre a definição de veneno e remédio segundo Paracelso, é importante considerar a famosa frase dele: "A dose faz o veneno". Isso significa que a diferença entre um veneno e um remédio está na quantidade administrada. Vamos analisar as alternativas: A) Todos os venenos podem ser utilizados como remédios, basta que a via de administração seja a correta. - Essa afirmação não é totalmente precisa, pois a via de administração não é o único fator que determina a toxicidade ou a eficácia de uma substância. B) Para que um remédio seja absorvido corretamente, o tamanho da molécula a ser administrada deve ser levada em consideração. - Embora o tamanho da molécula possa influenciar a absorção, essa afirmação não aborda diretamente a relação entre veneno e remédio. C) Venenos e remédios se diferenciam entre si pela dose em que são administrados. - Esta é a afirmação correta, pois reflete a ideia central de Paracelso sobre a toxicidade e a farmacologia. D) Plantas são as melhores fontes naturais para geração tanto de venenos como de remédios, pois são seres vivos. - Embora as plantas possam ser fontes de venenos e remédios, essa afirmação não aborda a definição de veneno e remédio segundo Paracelso. Portanto, a alternativa correta é: C) Venenos e remédios se diferenciam entre si pela dose em que são administrados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A distribuição de agentes tóxicos influência de forma drástica os efeitos deletérios que esses podem causar no organismo. Alguns toxicantes distribuem-se com grande facilidade pelos tecidos, já outros tendem a ficar aprisionados em alguns compartimentos. A respeito das vias de absorção dos agentes tóxicos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O fluxo sanguíneo e linfático nos tecidos do organismo influencia drasticamente na distribuição do agente tóxico.
II- Características intrínsecas do próprio toxicante, como coeficiente de partição óleo/água, pouco influenciam na distribuição pelo organismo.
III- A capacidade do agente tóxico de se ligar a proteínas plasmáticas é de grande importância para o comportamento de distribuição do agente tóxico.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Diferentes conceitos em terapia (farmacodinâmica e toxicodinâmica) são aplicados na área da farmacologia e da toxicologia. Alguns deles são o índice terapêutico, a janela terapêutica e a margem de segurança. Esses parâmetros costumam funcionar como balizadores para decisões clínicas tomadas por clínicos. A respeito dos conceitos relacionados à toxicodinâmica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A DL50 de um fármaco com potencial efeito tóxico estima qual a dose que é capaz de causar letalidade a 50% de uma determinada população. Esse parâmetro é importante tanto para a farmacologia como para a toxicologia.
II- A partir dele e da DE50, torna-se possível calcular o índice terapêutico de um fármaco, sendo que quanto maior esse índice, maior é a janela terapêutica desse.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Agentes tóxicos, para que causem danos ao paciente, precisam inicialmente serem expostos a esse. A partir da exposição, a fase seguinte será a absorção, dando início aos fenômenos que compõe a toxicocinética. A respeito das vias de absorção dos agentes tóxicos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É comum que substâncias tóxicas sejam distribuídas pela via dérmica, uma vez que a pele compõe um grande tecido do organismo.
II- Agentes tóxicos que são absorvidos por via parenteral são majoritariamente administrados oralmente.
III- A via intraperitoneal é comum em ensaios toxicológicos realizados em animais de experimentação.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.

A biotransformação de agentes tóxicos ocorre pelas mesmas vias que qualquer molécula que seja absorvida pelo organismo e não apresenta valor nutritivo ou estrutural irá passar. Dessa forma, o objetivo central desse fenômeno toxicocinético é preparar as moléculas para eliminação. A respeito da biotransformação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O processo de biotransformação de um agente tóxico, tal qual de um fármaco, ocorre geralmente dividido em duas fases. No entanto, alguns toxicantes podem pular a Fase I (funcionalização).
II- Esse agente tóxico já apresenta estrutura molecular relativamente polar e está pronto para adentrar a fase II e ser conjugado para sua posterior excreção/eliminação.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Para que substâncias tóxicas sejam absorvidas pelo organismo, diferentes mecanismos de transporte transmembrana podem ocorrer. Esses mecanismos servem o propósito de absorver substâncias químicas com intuito de manter a homeostase, porém xenobióticos também acessam as células por esses sistemas. A respeito do transporte de substâncias através da membrana plasmática, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O transporte passivo depende única e exclusivamente do gradiente de concentração e das características físico-químicas dos agentes absorvidos.
II- O transporte ativo envolve proteínas transportadoras, funciona a favor do gradiente de concentração e não envolve gasto energético.
III- A difusão facilitada envolve proteínas transportadoras, funciona contra o gradiente de concentração e não envolve gasto energético.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina