Logo Passei Direto
Buscar
Compatível com as noções da nova ciência do desenvolvimento, Bronfenbrenner (1992) considera o desenvolvimento humano como “um conjunto de processos por meio dos quais as propriedades do indivíduo e do ambiente interagem e produzem continuidades e mudanças nas características da pessoa e no seu curso de vida” (BRONFENBRENNER, 1992, p. 191).
Quais alternativas apresentam características das pesquisas em desenvolvimento humano?
I - Os investigadores do desenvolvimento humano desconsideram questões contemporâneas como a agressão e a moralidade para a compreensão dos processos adaptativos do ser humano.
II - Os estudiosos do desenvolvimento humano precisam considerar de processos culturais a eventos genéticos e de processos fisiológicos a interações sociais.
III - Os pesquisadores no campo do desenvolvimento humano necessitam de pressupostos comuns para entender como os sistemas múltiplos influenciam o desenvolvimento individual.
IV - Os estudiosos que conhecem a trajetória do desenvolvimento do indivíduo constituem um desafio para os pesquisadores de diferentes disciplinas.
A - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Os investigadores do desenvolvimento humano desconsideram questões contemporâneas como a agressão e a moralidade para a compreensão dos processos adaptativos do ser humano. Falso, os investigadores geralmente consideram questões contemporâneas, como agressão e moralidade, pois são relevantes para entender o desenvolvimento humano. II - Os estudiosos do desenvolvimento humano precisam considerar de processos culturais a eventos genéticos e de processos fisiológicos a interações sociais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o desenvolvimento humano é influenciado por uma ampla gama de fatores, incluindo culturais, genéticos, fisiológicos e sociais. III - Os pesquisadores no campo do desenvolvimento humano necessitam de pressupostos comuns para entender como os sistemas múltiplos influenciam o desenvolvimento individual. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a compreensão do desenvolvimento humano envolve a consideração de múltiplos sistemas e suas interações. IV - Os estudiosos que conhecem a trajetória do desenvolvimento do indivíduo constituem um desafio para os pesquisadores de diferentes disciplinas. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a interdisciplinaridade é um desafio e uma necessidade no estudo do desenvolvimento humano. Com base nas análises, as afirmativas II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A - As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diferentemente de outras abordagens, a Teoria Histórico-Cultural tem como um de seus pressupostos que o desenvolvimento da personalidade não é natural, mas histórico e social, ou seja, depende da integração do indivíduo desde os primeiros momentos de vida na sociedade, que é repleta de exigências, expectativas e costumes. Por isso, as regularidades que caracterizam a formação da personalidade desde a infância até a vida adulta são – como são todas as esferas do desenvolvimento da pessoa sob essa mesma óptica –, resultantes do intercâmbio entre as peculiaridades do desenvolvimento psicofisiológico da criança e de seu desenvolvimento cultural (VYGOTSKI, 1931/2013a). É na atividade social que a personalidade se configura (BISSOLI, 2014, p. 589). BISSOLI, M. F. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da educação infantil. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 4, p. 587-597, out./dez, 2014.
Quais alternativas são consoantes com a perspectiva de desenvolvimento da personalidade na infância? Assinale as alternativas CORRETAS:
I - Na infância, a criança está ainda alheia. Portanto, não tem como formar uma consciência sobre os objetos e seu conhecimento sobre as relações humanas e, sobretudo, sobre si mesma (a autoconsciência).
II - Nos primeiros anos de vida, a criança aprende valores, normas de conduta e capacidades especificamente humanas e torna-se capaz de expressar-se de maneira singular diante do mundo.
III - A infância é o período espontâneo do desenvolvimento da formação da personalidade.
IV - Na infância se estabelecem os primeiros níveis da formação da personalidade e trazem as marcas do sujeito humano.
A II – I. – IV.
B I – II – III.
C II – III - IV.
D I - III – IV.

O cérebro humano é dividido didaticamente, mas ele funciona como um todo. Essa divisão é originária dos nossos ancestrais. Com base na teoria da evolução, Volpi (2005, p. 3) afirma que “[...] o cérebro humano ganhou novas estruturas, as quais foram sendo sobrepostas umas às outras. Tomando como base a teoria de MacLean, o cérebro humano evoluiu e adquiriu três estruturas: o cérebro reptiliano, o cérebro límbico e o neocórtex”. VOLPI, J. H. Separações e aproximações no início da vida. In: VOLPI, J. H.; VOLPI, S. M. Psicologia Corporal. Curitiba: Centro Reichiano, 2005.
Acerca da compreensão do cérebro humano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I - O segundo cérebro é o intermediário, que se caracteriza como o espaço das emoções, formado por uma estrutura substancial denominada sistema reptiliano, que corresponde ao cérebro dos mamíferos inferiores.
II - O primeiro cérebro é o primitivo (reptiliano), que é responsável pela autopreservação, pelas funções vitais e pelas relações sexuais. É o cérebro mais antigo no processo de evolução, datado de aproximadamente 500 milhões de anos.
III - As camadas do cérebro são três: o arquicórtex (arquipálio, cérebro primitivo ou cérebro reptiliano), o paleocórtex (paleopálio ou sistema límbico) e o néocortex (ou neopálio).
IV - A compreensão do cérebro em camadas sobrepostas é um recurso importante e um dos mais interessantes nesse campo, pois na tradição da popularização do conhecimento científico, em termos de neuroanatomia, essa maneira de pensar a estrutura cerebral pode nos ajudar a decifrar o ser humano.
A) F – V – V – V.
B) V – F – V – F.
C) F – V – V – F.
D) V – V – F – V.

A psicopatologia da infância e da adolescência é configurada pela existência de transtorno em pelo menos uma das seguintes dimensões: comportamento manifesto, estados emocionais, relacionamentos interpessoais e função cognitiva. Para o estudo desse campo voltado à infância e adolescência, são considerados enfoques que subvencionam tais pesquisas os seguintes campos: fenomenologia clínica; fatores psicossociais; fatores demográficos; fatores biológicos; fatores genéticos; fatores familiares; história natural; e resposta à intervenção. ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (Orgs.) Transtornos da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Sobre a psicopatologia da infância e da adolescência, analise as afirmativas a seguir:
I - Os adolescentes raramente precisam ser avaliados psicologicamente, porque nessa fase, no geral, tudo é normal, e torna-se desnecessário consolidar ações como a avaliação psicológica.
II - Os diagnósticos psiquiátricos estão cada vez mais presentes em outras áreas médicas, para além do campo da psiquiatria.
III - É importante salientar que, em um transtorno mental, é preciso entender as operações mentais que estão envolvidas na condição apresentada. Portanto, as operações mentais e as funções neuropsicológicas precisam ser evidenciadas, ou seja, aspectos concernentes à memória, à atenção e às funções mentais executivas.
IV - Esse campo de estudo se vale de muitos referenciais em razão da complexidade e das exigências que é uma discussão desse porte relacionada ao ser humano que demanda cada vez mais um estofo para construir possibilidades interpretativas.
A - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, II e III estão corretas.
D - As afirmativas II, III e IV estão corretas.

A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo da educação formal, além de outras agências, tais como: a família e a igreja, entre outros. O mundo é externo ao indivíduo, e este irá se apropriando gradativamente cada vez mais sofisticada dele na medida em que se confronta os modelos, com os ideais, as aquisições científicas e tecnológicas elaboradas através dos séculos. De posse desse instrumental, o indivíduo contribuirá, por sua vez, para uma maior compreensão e domínio do mundo que o cerca, seja este considerado como físico, social etc” (MUZIKAMI, 1986, p. 9). Fonte: MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Tendo em vista a concepção de mundo a partir da perspectiva tradicional, analise as afirmativas a seguir:
I - Os valores culturais privilegiados estão geralmente relacionados ao que a sociedade estabelece como relevante para preservar a harmonia, o poder nas mãos de um grupo dominante e a manutenção de diferentes classes sociais.
II - A concepção de sociedade-cultura que permeia essa abordagem é diversa. É possível inferir que há uma tendência de educar as crianças como sujeitos dóceis, capazes de manter a harmonia da sociedade.
III - Defende que as novas gerações sejam eficientes para impulsionar a sociedade a dominar a natureza, ampliando e aprofundando as áreas do conhecimento.
IV - A escola, nessa abordagem, tem a função de desvelar o mundo a partir das informações que os professores consideram imprescindíveis para os estudantes, entretanto, os estudantes ocupam o centro do processo formativo.
A) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) As afirmativas I e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

“Não é difícil, pois, concordar com Smith quando afirma que a perspectiva de Piaget é interdisciplinar, pois articula uma epistemologia (no caso, genética) com uma psicologia do desenvolvimento da criança. Seria para ele uma epistemologia do desenvolvimento, a qual busca relacionar a organização dos conhecimentos com a evolução sequencial das estruturas mentais. Esta intenção de pensar na sucessão de níveis estruturais e também de conhecimentos levou Piaget ao estudo da criança, fonte inequívoca e início do desenvolvimento” (SOUZA, 2014, p. 132-133). SOUZA, M. T. C. C. de. Construção de conhecimento e psicologia do desenvolvimento: contribuições da teoria de Piaget. In: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 129-140, 2014.
Quais alternativas expressam a compreensão da perspectiva assinalada?
I - Na visão de Piaget, o modo como a lógica do pensamento vem suplantar a lógica das ações e as representações irreversíveis está longe de expressar em alguma medida por meio de evidências como a construção psicológica e a articulação com a explicação epistemológica.
II - Piaget concebe uma forte aproximação entre a psicologia do desenvolvimento da inteligência e as disciplinas lógico-matemáticas. A lógica é, então, o ponto forte da evolução do pensamento da criança e também da visão do autor sobre o juízo moral e a afetividade (nesse último caso, equiparando a operação à vontade que coordena valores em sistemas hierárquicos).
III - Piaget explicou o funcionamento das operações racionais usando o modelo da lógica matemática, bem como enalteceu a relação entre a Psicologia e as disciplinas lógico-matemáticas, no que se refere ao fato de que o estudo das estruturas da inteligência da criança parece convergir para o que estas disciplinas definiram como estruturas matemáticas.
IV - O foco de Piaget no pensamento lógico (operatório) significaria que destaca como o sujeito conhecedor, ao longo do tempo, diferencia o certo e o errado, tanto do ponto de vista lógico (em relação a sensibilidade diante da contradição e a necessidade lógica) quanto em termos morais (em relação ao dever e a obrigação).
A) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B) As afirmativa I, II e III estão corretas.
C) As afirmativas I, II estão corretas.
D) As afirmativas II, III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina