Logo Passei Direto
Buscar
O poder nacional pode ser representado por diversos fatores, sendo relevantes para o bom funcionamento das estruturas vitais de um país, além de representarem elementos estratégicos para o desenvolvimento, segurança e soberania de uma nação.
Com base nos fatores que representam as estruturas vitais de uma nação, analise as afirmativas a seguir: I- A população está condicionada à representação política e governamental de uma nação, sendo representada como um elemento de subordinação às decisões políticas, recebendo ordens e obedecendo as leis elaboradas pelo legislativo. II- O território é um dos fatores mais preponderantes para a formação de um Estado Nacional, pois nele interligam-se diversos outros fatores e elementos estruturantes de um determinado país. III- Os recursos naturais representam um papel fundamental para a soberania de um país, havendo a necessidade de protegê-los para fins de desenvolvimento econômico e social de uma nação, bem como para garantir o bem-estar de sua população. IV- As fontes de energia são fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país, estando diretamente ligadas à atividade industrial e demais atividades econômicas relevantes para garantir a soberania de uma nação. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa IV está correta.
D As afirmativas I, III e IV estão corretas.
User badge image
Tópicos de Sustentabilidade

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A população está condicionada à representação política e governamental de uma nação, sendo representada como um elemento de subordinação às decisões políticas, recebendo ordens e obedecendo as leis elaboradas pelo legislativo. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, mas a forma como é apresentada pode dar a entender que a população é apenas um elemento passivo, o que não é totalmente correto, pois a população também exerce influência nas decisões políticas. Portanto, essa afirmativa não é totalmente correta. II- O território é um dos fatores mais preponderantes para a formação de um Estado Nacional, pois nele interligam-se diversos outros fatores e elementos estruturantes de um determinado país. Essa afirmativa está correta, pois o território é fundamental para a definição de um Estado. III- Os recursos naturais representam um papel fundamental para a soberania de um país, havendo a necessidade de protegê-los para fins de desenvolvimento econômico e social de uma nação, bem como para garantir o bem-estar de sua população. Essa afirmativa também está correta, pois os recursos naturais são essenciais para a economia e a soberania de um país. IV- As fontes de energia são fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país, estando diretamente ligadas à atividade industrial e demais atividades econômicas relevantes para garantir a soberania de uma nação. Essa afirmativa está correta, pois a energia é crucial para o funcionamento da economia. Com base na análise, as afirmativas II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: B) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A atual fase do capitalismo estudada por economistas e pesquisadores de diversas áreas, pode ser chamada de capitalismo informacional, que é pautada pela predominância da corrente econômica neoliberal que, dentre outras características, amplia a atuação das multinacionais pelo mundo, incentiva privatizações e busca explorar áreas com vantagens locacionais que favoreçam a execução de atividades econômicas com o menor custo possível, podendo afetar populações e áreas naturais protegidas. Sobre o meio pelo qual se pode aprofundar os problemas ambientais de um país, pelas práticas inseridas na atual fase do capitalismo e sua corrente econômica predominante, assinale a alternativa CORRETA:
A) Das vantagens inseridas nos países subdesenvolvidos que atraem empresas de diferentes países, as quais são obrigadas a estabelecer ações de proteção ambiental exigida por acordos com a ONU, por exemplo, sendo assim, os riscos ambientais são reduzidos. B) Dos movimentos sociais e ambientais, que buscam superar os problemas ambientais causados pelas multinacionais, sendo eles os responsáveis pela aplicação das leis e pela redução dos problemas ambientais no mundo subdesenvolvido. C) Dos problemas mais graves são de cunho social, pela exploração da mão de obra e pela baixa remuneração dos trabalhadores localizados nos países subdesenvolvidos, sendo este o principal problema apontado pela atual fase da globalização. D) Da abertura de países subdesenvolvidos ao capital estrangeiro, as multinacionais aproveitam-se de leis ambientais frágeis para explorar os recursos naturais sem a devida cautela e, com isso, intensificam-se os problemas ambientais e os impactos à natureza local.

São diversas situações que envolvem a criação e implementação de políticas públicas ambientais. Elas agregam questões ligadas à cultura, fortalecimento de comunidades, inserção de ações de gestão ambiental, entre outros aspectos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os Arranjos Produtivos Locais (APLs), através das potencialidades e vocações da comunidade, estabelecem grupos de pequenos empreendedores para desenvolver suas atividades produtivas por meio da colaboração e união.
( ) O Programa Município Verde Azul é uma ação nacional que visa implementar a gestão ambiental nos municípios brasileiros, através de diretivas que os direcionam para a Sustentabilidade.
( ) A Economia Solidária busca inserir uma visão humanista na economia, valorizando produtores locais, unindo-os e auxiliando no seu desenvolvimento humano, econômico, social e ambiental.
A V – V – V.
B F – F – V.
C V – F – V.
D F – V – V.

Com o desenvolvimento do sistema econômico capitalista e, atrelado a ele, o avanço da industrialização e do processo de globalização, diversas correntes econômicas foram sendo formuladas, buscando evidenciar e favorecer necessidades do próprio sistema capitalista. Vale ressaltar que em cada uma dessas correntes, acentua-se questões relacionadas à degradação ambiental e desconsideração às questões sociais inerentes ao modo de produção capitalista.
De acordo com as correntes econômicas e a evolução do sistema capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O liberalismo predominou na 1ª fase da Revolução Industrial, estando associado ao capitalismo industrial, ele é marcado pela ausência da intervenção estatal na economia, deixando o mercado livre.
( ) O neoliberalismo é uma nova forma de liberalismo, com foco em privatizações, sendo desenvolvida após a 2º Revolução Industrial, estando atrelado à fase do capitalismo informacional.
( ) O keynesianismo buscou superar os efeitos da crise de 1929, causada principalmente pela superprodução incentivada pela corrente econômica anterior. Ele baseia-se na intervenção do estado na economia, buscando o bem-estar social para a redução de crises.
( ) O período do capitalismo mercantilista foi marcado pela época das grandes navegações, em que o comércio era predominante e a corrente econômica era baseada no protecionismo.
A ) V – V – F – V.
B ) V – F – V – F.
C ) V – F – V – V.
D ) F – F – V – V.

Uma das mais importantes questões políticas no final do século tende a ser, portanto, a acentuação das desigualdades entre centros e periferias. Na medida em que a disputa Leste/Oeste desaparece, o mundo passa a ser dividido entre o rápido e o lento a partir da posse do conhecimento científico e das redes de comunicação. Trata-se da era do apartheid tecnológico.
Sobre a nova ordem mundial imposta pelas transformações expostas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As nações, exceto algumas nações menos desenvolvidas, tornaram-se mais conectadas devido aos avanços nas redes de comunicação e transportes, sobretudo após a Revolução Técnico-Científica, que intensificou os avanços tecnológicos em diversas áreas do conhecimento.
II- A relação Norte-Sul, trazendo à luz a ideia de colonização (sob uma nova forma de exploração, mais sutil), intensifica as desigualdades, sejam elas sociais ou econômicas, sendo as nações mais desenvolvidas, aquelas mais conectadas e mais inseridas no mundo globalizado.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Na Gestão Ambiental, em 1996, foi criada pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) a série ISO 14000 e esta tem por objetivo criar um sistema de gestão ambiental na área industrial e de serviços. Além disso, estabelecem diretrizes para auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos.
Sobre os exemplos de Sustentabilidade Organizacional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Diversidade.
II- Gestão Colaborativa.
III- Economia Circular.
( ) Ações de reutilização de resíduos não aproveitados no processo produtivo, economia de energia, otimização da matéria-prima necessária para a produção ou execução do serviço oferecido.
( ) Valorização da utilização de matérias-primas locais e fortalecimento da cultura e dos trabalhadores locais.
( ) Agregação de todos os colaboradores nas tarefas e no planejamento estratégico da empresa, fortalecendo ações ambientais de maneira cooperativa.
A III – I – II.
B II – I – III.
C I – III – II.
D I – II – III.

Mais conteúdos dessa disciplina