Logo Passei Direto
Buscar
A carga elétrica é uma propriedade fundamental da matéria. No entanto, é muito comum relacionar a carga como uma partícula carregada. Existem dois tipos de carga em um átomo: as positivas (prótons) e as negativas (elétrons). Estas cargas elétricas compreendem a mesma intensidade, com sinais contrários.
Para determinar o valor da carga elétrica de um corpo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Através da divisão entre o número de elétrons e os nêutrons da carga.
b) Determina-se o valor da carga através da multiplicação entre o número de prótons e o número de nêutrons que esta carga possui.
c) Deve-se calcular a diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que este elemento possui.
d) É orientado calcular a soma entre o número de prótons e o número de elétrons, avaliando a carga total da eletrosfera.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar o valor da carga elétrica de um corpo, é importante entender como as cargas dos prótons e elétrons interagem. Os prótons têm carga positiva e os elétrons têm carga negativa. A carga total de um átomo é determinada pela diferença entre o número de prótons e elétrons. Vamos analisar as alternativas: a) Através da divisão entre o número de elétrons e os nêutrons da carga. - Esta opção não faz sentido, pois a carga não é determinada dessa forma. b) Determina-se o valor da carga através da multiplicação entre o número de prótons e o número de nêutrons que esta carga possui. - Esta opção também está incorreta, pois a carga não é calculada dessa maneira. c) Deve-se calcular a diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que este elemento possui. - Esta opção está correta, pois a carga total é dada pela diferença entre o número de prótons (carga positiva) e elétrons (carga negativa). d) É orientado calcular a soma entre o número de prótons e o número de elétrons, avaliando a carga total da eletrosfera. - Esta opção está incorreta, pois a soma não determina a carga total, mas sim a diferença. Portanto, a alternativa correta é: c) Deve-se calcular a diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que este elemento possui.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os motores de corrente contínua são muito utilizados em aplicações onde se deseja controle de velocidade e torque. No entanto, algumas de suas desvantagens limitam sua utilização em certas aplicações.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma desvantagem associada aos motores cc:
a) Baixo torque de partida.
b) Baixo fator de potência.
c) Baixo rendimento.
d) Alta taxa de manutenção.

Existem várias formas de conversão de energia para geração de eletricidade. Em geral, as máquinas não produzem energia, elas apenas realizam a conversão da energia que recebem em outras formas de energia.
Sobre as formas de energia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A energia que se transforma é o calor resultante da queima de algum combustível.
( ) Pode ser entendida como uma térmica que usa caldeira, sendo a fonte de calor um reator nuclear, em vez da queima de combustível.
( ) A energia potencial de uma queda d'água é usada para acionar turbinas que, por sua vez, acionam geradores elétricos.
( ) A energia da radiação solar é convertida diretamente em elétrica com o uso de células fotovoltaicas.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - V.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - F.

A existência de uma corrente elétrica em um condutor sempre produz calor. Quanto maior a intensidade desse fluxo de elétrons, maior será a temperatura gerada no condutor ou componente por onde circula.
Quais as consequências que uma corrente em excesso pode trazer a condutores ou componentes?
a) Gera aquecimento que permite ao óleo dos transformadores circular melhor, proporcionando melhor ventilação nesses transformadores.
b) Gera aquecimento que produz defasagem entre os campos magnéticos principal e auxiliar nos motores que trabalham com velocidade nominal.
c) Gera aquecimento intenso que sempre produz faíscas e arcos voltaicos nos circuitos, originando a destruição total dos resistores elétricos.
d) Gera aquecimento que poderá ser prejudicial, a tal ponto de queimar componentes ou derreter isolamento de condutores.

O conjunto de todas as linhas do campo magnético que emergem entre os polos de um ou mais ímãs chama-se fluxo magnético, é uma grandeza física referente à quantidade de linhas de campo que percorrem uma determinada área.
Sobre as características do fluxo magnético, analise as seguintes sentenças: I- O número de linhas de força num campo magnético estabelece o valor do fluxo. II- A frequência do fluxo determina a quantidade de linhas atuantes num campo magnético e estabelece o valor do fluxo. III- Quanto maior o número de linhas de força, maior o fluxo e mais forte será o campo magnético. IV- A unidade de fluxo magnético é o Weber (Wb). Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina