Logo Passei Direto
Buscar
Um determinado estudo epidemiológico tem por objetivo associar o hábito de fumar ao desenvolvimento de câncer de língua. Os indivíduos são classificados como fumantes e não fumantes, independentemente do número de cigarros consumidos por dia.
A partir das informações acima e dos seus conhecimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A variável indicada no texto é uma variável categórica nominal.
Porque,
II. Variáveis categóricas são aquelas de mesma natureza, mas que variam de acordo com sua expressão, grau e intensidade.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as asserções: I. A variável indicada no texto é uma variável categórica nominal. Verdadeiro, a classificação de indivíduos como fumantes e não fumantes é uma variável categórica nominal, pois não há uma ordem ou hierarquia entre as categorias. II. Variáveis categóricas são aquelas de mesma natureza, mas que variam de acordo com sua expressão, grau e intensidade. Falso, essa definição não está correta. Variáveis categóricas são aquelas que representam categorias distintas e não têm uma relação de grau ou intensidade entre elas. Agora, vamos verificar as opções: - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Correta. - As asserções I e II são proposições falsas. Incorreta. - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Incorreta. - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Incorreta. - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Incorreta. Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Adaptado de FESF - BAHIA 2010) Com relação à transição epidemiológica no Brasil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I - No Brasil, velhos e novos problemas em saúde coexistem, com predominância das doenças crônico-degenerativas, embora as doenças transmissíveis ainda desempenhem um papel importante.
II - O processo de transição epidemiológica é caracterizado pela substituição das doenças crônicas não transmissíveis por doenças transmissíveis e pelo deslocamento da carga de morbi-mortalidade dos grupos mais idosos aos grupos mais jovens.
III. O aumento na expectativa de vida acarreta maior possibilidade de expressão das doenças crônicas isoladas ou múltiplas e se constitui como um dos fatores que acelera o processo de transição epidemiológica.
II e III estão incorretas.
II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
Somente a III está correta.
I e III estão corretas.

(Modificada de IBGP - 2018 - Prefeitura de Itabira - MG - Médico - Saúde da Família) A Epidemiologia molecular mede a exposição a substâncias específicas e a resposta biológica precoce através:
Estão CORRETAS as afirmativas:
I- Da avaliação da resposta do hospedeiro mediante exposição aos agentes externos e agressores.
II- Do uso de marcadores bioquímicos de efeito específico para separar categorias de doenças.
III- Da magnitude do efeito genético em relação a outras fontes de variação no risco de doença.
I, II e III.
I e III apenas.
I e II apenas.
Somente a III.
II e III apenas.

Os níveis de prevenção em saúde são tipos de organização e ações fundamentais para se evitar o adoecimento ou tentativas de recuperar a saúde.
Quando um gestor de saúde decide em realizar um rastreio de Papanicolau/Preventivo (teste é usado na prevenção do câncer de colo de útero), a equipe da Estratégia de Saúde da Família está realizando uma ação de:
Prevenção Secundária.
Prevenção Primordial.
Prevenção Terciária.
Prevenção Primária.
Prevenção Quaternária.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Está na:
Constituição Federal de 1998.
Constituição Federal de 1988.
Conferência de Saúde de 1996.
Conferência Nacional de Saúde de 1988.
Conferência de Otawa.

Sobre os estudos de prevalência, analise as afirmativas a seguir:
Está(ão) correta(s) somente:
I - identificam somente aqueles casos que estão vivos e diagnosticáveis na época da avaliação.
II - não incluem nos casos aqueles que já faleceram.
III - incluem os casos que já foram curados.
IV - permitem uma compreensão clara da relação temporal entre um fator causal e uma doença.
a I.
I e II.
I,II e III.
a II.
I, III e IV.

Do ponto de vista epidemiológico, a descrição de uma doença significa notadamente:
caracterizar os diferentes períodos da doença quando atinge o indivíduo.
identificar o seu agente causal.
descrever as características de doenças nos diferentes períodos da história.
avaliar os recursos que são empregados na assistência aos casos dessa doença.
revelar os problemas saúde-doença em nível coletivo.

Para realizar o levantamento dos índices de infestação domiciliar por Aedes aegypti em certo bairro, os pesquisadores envolvidos, inicialmente, listaram sequencialmente todos os imóveis da região. Em seguida, dividiram o número total de imóveis da região pelo número amostral adequado para a realização do estudo. Conseguiram um resultado de 5 imóveis. Com isso, os pesquisadores sortearam qual imóvel seria o primeiro a ser investigado e, em seguida, contaram o intervalo de 5 imóveis para o próximo a ser avaliado e assim sucessivamente, até completarem o número amostral.
Com base no enunciado, no esquema e nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que apresenta o método de amostragem foi utilizado na pesquisa acima.
Amostragem não probabilística.
Amostragem sistemática.
Amostragem por conveniência.
Amostragem por conglomerados.
Amostragem aleatória.

(adaptada de OMNI - 2021 - Prefeitura de Santana do Livramento - RS - Professor de Matemática) A estatística é um segmento da Matemática Aplicada, dividida em cinco etapas, que ficam a cargo da coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Para dar embasamento ao tomador de decisão na utilização dos dados, as três primeiras etapas - coleta, organização e a descrição dos dados - ficam a cargo da Estatística Descritiva. Já a análise e a interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Na estatística temos uma série de medidas para analisar os dados apresentados. A respeito das medidas estatísticas analise as afirmativas a seguir:
I. Amplitude é a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto de dados, ignora como os dados estão distribuídos.
II. Coeficiente de variação é uma medida de dispersão que tem como objetivo a avaliação de um conjunto de dados, analisando o quanto eles estão dispersos.
III. Desvio padrão dá a noção de como os valores de determinado conjunto estão dispersos em relação a sua média aritmética, informa a distância média em que os valores de determinado conjunto de dados estão em relação à média desse conjunto.
IV. Variância mostra a dispersão dos dados em relação à média de um conjunto, o valor do coeficiente de variação é representado em porcentagem e, portanto, pode ser comparado.
É correto o que se afirma: II, III
III, IV
I, III
II, IV
I, II

(adaptado de Esag/TJ-MA - Analista Judiciário/2005). Na estatística as representações gráficas são ferramentas indispensáveis para visualização e interpretação de dados. Existem diferentes tipos de gráficos para sintetizar os dados, são eles Gráficos de Barras, Histograma, Gráficos de linhas, setor e caixa (Boxplot). Um aluno durante a aula de estatística recebeu 3 séries estatística de dados para analisar, são eles: S1: Evolução do consumo mensal de materiais. S2: Participação percentual de cada sócio no capital de uma empresa. S3: Quantidade de alunos de uma escola por faixa etária.
O tipo de gráfico mais adequado para representar essas séries, são:
S1:Gráfico de linhas; S2: Gráfico de setores; S3: Histograma.
S1:Histograma; S2: Gráfico de setores; S3: Histograma.
S1:Histograma; S2: Gráfico de linhas; S3: Gráficos de setores.
S1:Gráfico de linhas; S2: Gráfico de setores; S3: Gráfico de setores.
S1:Gráfico de linhas; S2: Gráfico de setores; S3: Gráfico de linhas.

Mais conteúdos dessa disciplina