Logo Passei Direto
Buscar
O hidrocraqueamento é um importante processo de refino para converter hidrocarbonetos pesados de baixo valor em hidrocarbonetos de baixo peso molecular, muitos mais valiosos.
Pede-se que seja determinada a razão molar entre o hidrogênio consumido e o octano convertido no experimento.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para determinar a razão molar entre o hidrogênio consumido e o octano convertido no processo de hidrocraqueamento, precisamos considerar a reação química envolvida. O hidrocraqueamento do octano (C8H18) pode ser representado de forma simplificada como: \[ C_8H_{18} + H_2 \rightarrow produtos \] Em geral, o hidrogênio é utilizado para quebrar as ligações entre os átomos de carbono do octano, resultando em hidrocarbonetos de menor peso molecular. A reação típica pode consumir uma quantidade de hidrogênio que varia dependendo das condições e dos produtos formados, mas uma estimativa comum é que para cada molécula de octano convertida, são consumidas cerca de 3 moléculas de hidrogênio. Portanto, a razão molar entre o hidrogênio consumido e o octano convertido é aproximadamente: \[ \text{Razão molar} = \frac{H_2 \text{ consumido}}{C_8H_{18} \text{ convertido}} \approx 3:1 \] Assim, a razão molar é de 3:1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O acetileno é hidrogenado para formar etano. A alimentação do reator contém 1,5 mol /mol.
Calcule a razão estequiométrica de reagente.

O acetileno é hidrogenado para formar etano. A alimentação do reator contém 1,5 mol /mol.
Determine o reagente limitante e calcule a percentagem de excesso dele.

O acetileno é hidrogenado para formar etano. A alimentação do reator contém 1,5 mol /mol.
Calcule a vazão mássica de alimentação de hidrogênio (kg/s) necessária para produzir 4x10^6 toneladas de etano por ano. Suponha que em 1 ano a planta funciona 300 dias e opere 24 horas por dia.

A amônia é queimada para formar ácido nítrico na seguinte reação.
Se amônia é alimentada em um reator contínuo com uma vazão de 100 kmol /h, que vazão de alimentação de oxigênio corresponderia a 40% de excesso?

A amônia é queimada para formar ácido nítrico na seguinte reação.
Se 50 kg de amônia e 100 kg de oxigênio são alimentados em um reator batelada, determine o reagente limitante e a percentagem de excesso do outro reagente e quanto de NO é produzido (kg) admitindo reação completa.

Em uma indústria produtora de extrato de tomate, o método utilizado para obter-se o produto é a evaporação a vácuo, que reduz o teor de água do suco extraído da matéria-prima.
Considerando que as composições das correntes são dadas em porcentagem mássica e que não há acúmulo no sistema, calcule a valor da vazão mássica de produto final e o valor da vazão mássica da corrente de by-pass.

Mais conteúdos dessa disciplina