Logo Passei Direto
Buscar
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é reconhecida através da Resolução nº 07, de 24.08.1992 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) como o único Foro Nacional de Normalização. Essa normatização é realizada através de documentos denominados Normas Técnicas.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre as responsabilidades da ABNT, pode-se afirmar que:
1. as Normas Técnicas Brasileiras fornecem regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados.
2. as Normas Técnicas Brasileiras trazem diretrizes que orientam os engenheiros quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade.
3. as Normas Técnicas Brasileiras regulam o exercício das profissões de Engenheiro, e dão outras providências.
4. as Normas Técnicas Brasileiras prevêem regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos e métodos de produção conexos.
5. as Normas Técnicas Brasileiras têm o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realmente desempenha um papel fundamental na normatização no Brasil. Vamos analisar as afirmações: 1. Verdadeiro: As Normas Técnicas Brasileiras fornecem regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados. 2. Parcialmente verdadeiro: Embora as Normas possam orientar posturas e atitudes, elas não são especificamente voltadas para moralidade, mas sim para a qualidade e segurança. 3. Falso: As Normas Técnicas não regulam diretamente o exercício das profissões de Engenheiro; isso é feito por conselhos profissionais, como o CREA. 4. Verdadeiro: As Normas Técnicas realmente preveem regras, diretrizes ou características para produtos, processos e métodos de produção. 5. Verdadeiro: Um dos objetivos das Normas é garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo doenças e acidentes. Portanto, as afirmações 1, 4 e 5 são corretas. A 2 é parcialmente correta e a 3 é falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Uma qualidade que muitas vezes é relegada a segundo plano por alguns profissionais da área de engenharia é a comunicação. Há como imaginar um engenheiro que não realize um relatório técnico, que não discuta com sua equipe detalhes de um projeto, que não prepare gráficos e tabelas para mostrar o desempenho de algum sistema, que não demonstre através de uma equação a otimização de algum processo? A despeito dessa desastrada confusão, o fato é que a comunicação é uma qualidade significativa e indispensável para um bom desempenho profissional”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos básicos da comunicação, pode-se afirmar que:
1. para o engenheiro ser compreendido, cabe a ele escolher muito bem o ruído, que é a forma como será transmitida a mensagem – escrita ou oral.
2. para o engenheiro ser compreendido, cabe a ele escolher muito bem o código, para que a mensagem seja transmitida com eficiência, clareza e precisão ao receptor.
3. para o engenheiro ser compreendido, cabe a ele escolher muito bem o receptor, buscando dentro do seu ambiente de trabalho o profissional adequado para manter uma comunicação formal e técnica.
4. para o engenheiro ser compreendido, cabe a ele escolher muito bem a linguagem técnica, usando sempre termos técnicos, para transmitir profissionalismo.
5. para o engenheiro ser compreendido, cabe a ele escolher muito bem o linguajar, que é a forma que a mensagem será transmitida – deve equilibrar a linguagem técnica e a formal.

É através do relatório técnico que o engenheiro expõe os eventos e fatos verificados por ele durante uma atividade técnica executada, como: pesquisas, vistorias, perícias, etc., trazendo, por fim, suas conclusões como profissional detentor do conhecimento técnico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas do relatório técnico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O referencial teórico é a relação de todo o material que foi consultado e referenciado no trabalho.
II. ( ) O objetivo e a justificativa do estudo fazem parte da metodologia.
III. ( ) Metodologia é a “receita” do estudo, enquanto que o desenvolvimento é o que realmente foi feito.
IV. ( ) É na conclusão que o autor relata quais foram as dificuldades encontradas durante o trabalho.
1. F, V, F, F.
2. F, F, V, V.
3. V, F, V, V.
4. F, F, F, V.
5. V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: "Acreditamos que a redação do texto técnico, por se tratar de um texto não-ficcional, deve ter a mesma “verdade” para escritor e leitor, ou seja, o leitor deve chegar à mesma compreensão do conteúdo que o escritor intenciona transmitir. Diferentemente do texto ficcional (em que a concatenação e a interpretação das ideias podem ficar a cargo do leitor), no texto técnico, o leitor precisa compreender o conteúdo desejado pelo emissor do texto e não, simplesmente, interpretar o que lê, na sua ótica particular".
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre linguagem técnica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O engenheiro, no seu texto técnico, deve deixar clara a sua opinião sobre o que analisou. Uma forma de fazer isso é utilizando expressões como “concluí que” e “cheguei aos resultados”.
II. ( ) A formatação do texto é importante para transmitir a mensagem com clareza.
III. ( ) Uma forma fácil e prática de fundamentar o seu relatório técnico é apontando os erros e incoerências encontrados em outros trabalhos.
IV. ( ) Na linguagem técnica, deve conservar a objetividade, mas expressões como “aproximadamente” e “possivelmente” podem ser utilizadas.
1. F, V, F, F.
2. F, F, V, V.
3. F, V, F, V.
4. V, V, F, V.
5. F, V, V, F.

A ART surgiu para registrar a responsabilidade técnica dos engenheiros, mas tornou-se um importante instrumento de arrecadação por meio das suas taxas, tornando-se útil, também, para manter e aperfeiçoar o processo de fiscalização do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Considerando que é dever do engenheiro registrar sua Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no CREA ao executar um serviço, e que assim ele garante os seus direitos legais, analise as afirmativas a seguir.
I. O engenheiro deve registrar a sua ART de obra e serviço após a conclusão de seu trabalho.
II. O engenheiro empregado deve registrar a sua ART de cargo e função desde o momento que foi contratado pela empresa.
III. Para todo serviço de engenharia é necessário registrar a ART, independentemente do tempo de execução.
IV. O que determina o fim da atividade técnica de um engenheiro é a data de conclusão do seu contrato com a empresa.
1. II e IV.
2. II, e III.
3. III e IV.
4. I e III.
5. II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: "O perfil profissional é o conjunto de competências, que são divididas em três dimensões: conhecimento, habilidades e atitudes, englobando as questões técnicas, cognição e atitudes relacionadas com o trabalho. A primeira dimensão, o conhecimento, corresponde a uma série de informações assimiladas e estruturadas pelo indivíduo, o saber que acumulou ao longo da vida. A habilidade, por sua vez, está relacionada ao saber como fazer algo, ou à capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento, ou seja, utilizá-los em uma ação".
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conhecimento, habilidades e competências de um engenheiro, analise as afirmativas a seguir.
I. Tanto os engenheiros quanto os cientistas aplicam conhecimentos científicos associados a métodos empíricos em prol de benefícios ao ser humano.
II. Aproveitar e utilizar os recursos naturais é responsabilidade do engenheiro, mas fazê-lo de forma sustentável é uma habilidade.
III. Ler artigos científicos é uma forma de desenvolver uma das habilidades e competências do engenheiro.
IV. O engenheiro civil responsável por uma obra que polui o lençol freático está exercendo normalmente a sua competência como engenheiro.
1. I, II e IV.
2. I e IV.
3. I e II.
4. III e IV.
5. II e III.

A lei nº 5.194/66 regulamenta a profissão de engenharia e dispõe sobre o exercício irregular da profissão. Empresas de engenharias, engenheiros (mesmo que devidamente habilitados) e profissionais de outras áreas podem responder por exercer ilegalmente a profissão da engenharia.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o exercício ilegal da profissão, analise as afirmativas a seguir.
I. A empresa de engenharia que registra dois responsáveis técnicos para um só serviço de engenharia está exercendo ilegalmente a profissão.
II. Suspenso o seu registro, o profissional não pode continuar em atividade.
III. O exercício ilegal da profissão é tratado no Código de Ética Profissional do engenheiro.
IV. A construtora que faz perícia técnica em um edifício está exercendo ilegalmente a profissão.
1. II e IV.
2. II e III.
3. I e IV.
4. III e IV.
5. I, III e III.

Leia o trecho a seguir: “Os conselhos profissionais são órgãos auxiliares da administração pública federal. Existem fundamentalmente para o registro, a verificação, a fiscalização e o aprimoramento do exercício profissional e representam, de um lado, a presença do Estado, através dos Conselhos Regionais, no controle desse exercício e, de outro, a presença dos próprios profissionais em sua gestão.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as instituições que regulamentam a engenharia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Além da Engenharia, o Confea e o CREA fiscalizam os profissionais das áreas de Agronomia, Geologia e Meteorologia.
II. ( ) Ao concluir o ensino em uma instituição de ensino superior registrada no Ministério da Educação (MEC), a pessoa está habilitada para exercer a engenharia.
III. ( ) A Anotação de Responsabilidade Técnica é registrada no CREA e atua como comprovante da execução do serviço.
IV. ( ) Uma profissão é considerada regulamentada quando é necessária para a sociedade e possui um código de ética profissional.
1. V, F, V, F.
2. F, F, V, V.
3. V, V, F, F.
4. V, F, F, V.
5. F, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Sendo a ética um fator intrínseco à vida em sociedade, é possível afirmar que compreendê-la e praticá-la significa pensar em ações e condutas que devem ser assumidas no cotidiano de quem exercita qualquer tipo de atividade profissional a fim de potencializar a capacidade de conciliar aptidões técnicas e humanas”. Fonte: SOUZA, T. D. et al. A conduta profissional do Engenheiro de Materiais: Uma reflexão sob a perspectiva da ética. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, p. 28381-284042, 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ética profissional na engenharia, pode-se afirmar que:
1. a regulamentação da carreira, as atribuições e os deveres do engenheiro são assuntos do Código de Ética Profissional dos engenheiros.
2. somente os deveres dos engenheiros são assuntos do Código de Ética Profissional dos engenheiros.
3. os deveres, os princípios e as condutas vedadas na profissão são assuntos do Código de Ética Profissional dos engenheiros.
4. os deveres, as condutas vetadas e o exercício ilegal da profissão são assuntos do Código de Ética Profissional dos engenheiros.
5. os princípios, o exercício ilegal e as atribuições da profissão são assuntos do Código de Ética Profissional dos engenheiros.