Logo Passei Direto
Buscar
Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Liderança autoritária.
II- Liderança liberal.
III- Liderança democrática.
User badge image
Discussões sobre Modelos de Gestão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar os tipos de liderança mencionados e como eles se relacionam com a Teoria das Relações Humanas: I- Liderança autoritária: Este tipo de liderança é caracterizado por um controle rígido e uma abordagem de cima para baixo, onde o líder toma decisões sem consultar os subordinados. Isso não se alinha com a ênfase da Teoria das Relações Humanas, que busca uma abordagem mais colaborativa. II- Liderança liberal: Este tipo de liderança permite que os subordinados tenham liberdade para tomar decisões, mas pode resultar em falta de direção e controle. Embora tenha um foco em autonomia, não é o modelo mais enfatizado na Teoria das Relações Humanas. III- Liderança democrática: Este tipo de liderança envolve a participação dos subordinados nas decisões e promove um ambiente colaborativo. Este modelo está alinhado com a Teoria das Relações Humanas, que valoriza a interação e o bem-estar dos funcionários. Com base nessa análise, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros em relação à Teoria das Relações Humanas é: III- Liderança democrática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A administração é uma ciência jovem. Assim como no âmbito comportamental, no início do século XX, boa parte da população que vivia em pequenas aldeias, ou vilarejos, produzia seus alimentos e seus utensílios para o uso no dia a dia, porém alguns indivíduos, mais por uma questão de necessidade, de sobrevivência ou em busca do sustento e subsistência de suas famílias, passaram a especializar-se em algumas tarefas. Na época eram denominados de artesãos. Havia também nessas vilas pequenas escolas e prestação de serviços de profissionais, assim como alguns lavradores. E, por fim, ora em feiras livres, ora em pequenas lojas físicas, acontecia o comércio. Podemos, portanto, denominá-los como organizações que já adotavam ações administrativas. Assim, antes de falarmos da administração contemporânea, adotada nas empresas e organizações, havia outros grupos que foram influenciadores na ciência da administração.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes grupos:
( ) Influência das classes sociais. Influência da Igreja Luterana. Influências filosóficas. Influência militar.
( ) Influência da Revolução Industrial. Influência econômica. Influência real. Influências filosóficas. Influência dos camponeses.
( ) Influência da Revolução Industrial. Influências filosóficas. Influência real. Influência da Igreja.
( X ) Influência da Revolução Industrial. Influências filosóficas. Influência militar. Influência da Igreja.

Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO, 2011). Percebeu também que, pelo fato de aprenderem através da imitação e/ou repetição, isso condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e, de forma precisa, estudar os tempos e movimentos. "Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho - ORT" (CHIAVENATO, 2011, p. 56).
Deste modo, sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise do trabalho e estudo de tempo e movimentos.
II- Estudo da fadiga humana.
III- Divisão do trabalho e especialização do operário.
( II ) Por meio da aplicação dos métodos científicos, a administração procurou eliminar os movimentos desnecessários para o desenvolvimento de uma determinada atividade, visando à diminuição dos esforços musculares. Os movimentos em demasia, por sua vez, proporcionam a queda da produção.
( III ) Proporcionou a especialização do operário pelo fato de ele se limitar à execução rotineira do mesmo trabalho. Dessa forma, cada operário passou a ser especializado na execução de tarefas simples e elementares, visando seu ajuste aos padrões descritos e às normas do desempenho estabelecidas pelo método.
( I ) Os movimentos inúteis eram eliminados e os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos, para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário, ao mesmo tempo em que se fazia estudo de tempo e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio que um operário comum levaria para executar uma tarefa. Com isso, padronizava-se o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução.

Mais conteúdos dessa disciplina