Logo Passei Direto
Buscar
Fundamentando-se nas leituras realizadas no material teórico da disciplina acerca da categorização da pesquisa, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I. A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
II. A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos etc.
III. A pesquisa de campo é confundida com pesquisa experimental, o que é um equívoco. Embora a maioria das pesquisas de laboratório seja experimental, muitas vezes, as ciências humanas e sociais lançam mão de pesquisa de laboratório sem que se trate de estudos experimentais.
IV. A pesquisa de laboratório trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo.
F, V, F, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
V, F, F, F.
V, V, V, V.
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas para determinar sua veracidade: I. A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. É verdadeira (V). Essa definição está correta, pois a pesquisa de campo realmente envolve a observação e coleta de dados no ambiente natural. II. A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos etc. É verdadeira (V). A pesquisa bibliográfica envolve a análise de diversas fontes escritas, conforme descrito. III. A pesquisa de campo é confundida com pesquisa experimental, o que é um equívoco. Embora a maioria das pesquisas de laboratório seja experimental, muitas vezes, as ciências humanas e sociais lançam mão de pesquisa de laboratório sem que se trate de estudos experimentais. É falsa (F). A pesquisa de campo e a pesquisa experimental são distintas, e a afirmação sugere que a pesquisa de campo pode ser confundida com a experimental, o que não é correto. IV. A pesquisa de laboratório trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. É falsa (F). A pesquisa de laboratório envolve experimentação e controle de variáveis, não se limita a leitura e anotações. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, V, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Ciência é um procedimento metódico que busca conhecer, interpretar e intervir na realidade, estudaremos alguns dos diferentes métodos científicos. O método não é único e nem sempre o mesmo para o estudo deste ou daquele objeto e ou para este ou aquele quadro da ciência, uma vez que reflete as condições históricas do momento em que o conhecimento é construído.
Considerando o fragmento acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições: Método significa caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo. PORQUE Trata-se de um procedimento de investigação e controle que se adota para o desenvolvimento rápido e eficiente de uma atividade qualquer.
as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
a primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
as duas proposições são falsas.
a primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
as duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
Contempla a Pesquisa de Campo o que se afirma em:
I. Tal pesquisa, quer se realize em recintos fechados ou ao ar livre, em ambientes artificiais ou reais, em todos os casos, requer um ambiente adequado, previamente estabelecido e de acordo com o estudo a ser realizado.
II. Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levantamento bibliográfico. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise.
III. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa.
IV. Ciência e áreas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia Social, Psicologia da Educação, Pedagogia, Política, Serviço Social, usam frequentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade.
II, apenas.
II, III, IV, apenas.
III, apenas.
I, IV, apenas.
I, apenas.

A pesquisa está relacionada diretamente com a produção de conhecimento e decorre da capacidade de raciocínio do homem, no enfrentamento de inúmeros problemas e desafios. A curiosidade e a necessidade de conhecer e explicar o novo faz com que a investigação científica se enriqueça e evolua constantemente.
Baseando-se nos estudos de Cervo e Bervian (1996), assinale a alternativa que não corresponde um dos passos constatados na realização de uma pesquisa.
Ignorar a complexidade da realidade social.
Generalizar.
Registrar os dados observados.
Prever ou predizer.
Formular questões ou propor problemas e levantar hipóteses.

Numa pesquisa em que a abordagem é qualitativa, o pesquisador está interessado na interpretação que os próprios sujeitos estudados têm da situação sob estudo e, por esse motivo, há ênfase na subjetividade. A abordagem qualitativa oferece flexibilidade no processo de conduzir a pesquisa, pois “o pesquisador trabalha com situações complexas, que não permitem a definição exata e a priori dos caminhos que a pesquisa irá seguir”. (MOREIRA, 2004, p. 57)
Assinale a alternativa que indica a abordagem na qual o pesquisador está interessado na interpretação que os próprios sujeitos estudados têm da situação sob estudo e, por esse motivo, há a ênfase na subjetividade – a que oferece flexibilidade no processo de conduzir a pesquisa, pois o pesquisador trabalha com situações complexas, que não permitem a definição exata e, a priori, dos caminhos que a pesquisa irá seguir.
Quantitativa
Campo
Bibliográfica
Qualitativa
Laboratório

Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nessas contidas.
A sequência CORRETA desta associação é:
I. Armazenamento, em fichas, de informações relevantes para a pesquisa. Ao conjunto de fichas denominamos arquivo. Este trabalho pressupõe a anotação, que é um procedimento de seleção de dados para futura utilização.
II. Síntese das ideias e não das palavras do texto. Não se trata de uma miniaturização do texto. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém-se fiel às ideias do autor sintetizado.
III. Apresentação do conteúdo de uma obra (resumo), acompanhada de uma avaliação crítica.
IV. Texto que discute ideias, técnicas, métodos e resultados de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.
I-4; II-3; III-1; IV-2.
I-1; II-2; III-4; IV-3.
I-3; II-2; III-4; IV-1.
I-4; II-2; III-1; IV-3.
I-2; II-4; III-1; IV-3.

Mais conteúdos dessa disciplina