Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Marilena Chaui (2000) é preciso redefinir o lugar da política em nossa vida cotidiana. Nesse sentido, é preciso combater as deturpações de que a política é um fardo e maléfica, a partir
(assinale a alternativa correta):
A) da luta entre as classes.
B) da participação dos partidos políticos.
C) da consciência política.
D) da deliberação do governo central.
E) da recusa das atividades políticas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta, precisamos considerar a perspectiva de Marilena Chaui sobre a política e sua importância na vida cotidiana. Chaui defende que a política deve ser vista como uma parte essencial da vida social e que é necessário combater a ideia de que a política é um fardo. Analisando as alternativas: A) da luta entre as classes - Embora a luta de classes seja um tema importante na política, não é o foco principal da proposta de Chaui sobre redefinir a política na vida cotidiana. B) da participação dos partidos políticos - A participação política é relevante, mas Chaui enfatiza mais a consciência e a compreensão da política do que apenas a atuação dos partidos. C) da consciência política - Esta alternativa se alinha com a ideia de Chaui de que é necessário desenvolver uma consciência crítica sobre a política, combatendo a visão negativa que a cerca. D) da deliberação do governo central - Essa opção se refere mais à ação governamental do que à redefinição do lugar da política na vida cotidiana. E) da recusa das atividades políticas - Essa alternativa vai contra a proposta de Chaui, que defende a importância da política e a participação ativa. Portanto, a alternativa correta é: C) da consciência política.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A pandemia de covid-19 agravou a crise econômica que já havia no Brasil. O desemprego e o aumento da pobreza indicam uma dramática realidade e os números são alarmantes. A verdade é que, para além de estatísticas, os dados acabam por revelar uma situação que afeta subjetivamente milhões de brasileiros e brasileiras, o que pode causar consequências para a sociabilidade a longo prazo, para além das questões objetivas, não menos importantes.
A partir das matrizes de discussão sobre a miséria e a fome, analise as afirmações.
I-A pobreza e as desigualdades são consideradas naturais das sociedades e, em alguma medida, benéficas ao próprio funcionamento do mercado por fomentar a concorrência, segundo a abordagem econômica liberal individualista.
II-Para a visão individualista a pobreza e a miséria não são responsabilidade do Estado. O Estado tem o papel de buscar políticas que fomentem o mercado, oportunizando os indivíduos com suas iniciativas a vencer suas vulnerabilidades.
III-- A abordagem do Estado social entende que é preciso agir pontualmente e de forma paliativa nas desigualdades, sendo o Estado a entidade que pode regulamentar os desiquilíbrios, intervindo no mercado.
IV- Na visão do Estado de bem-estar-social, a pobreza e a fome não são consideradas um problema individual, mas como produto das relações sociais, portanto, coletivo.
A) Somente as afirmações III e IV estão corretas.
B) Somente as afirmações II e IV estão corretas.
C) Somente as afirmações I e III estão corretas.
D) Somente as afirmações I e II estão corretas.
E) As afirmações I;II;III; IV estão corretas.

Segundo Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982): "No Brasil, pode-se dizer que só excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionários puramente dedicados aos interesses objetivos e fundados nesses interesses. Ao contrário, é possível acompanhar, ao longo da nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente pró pessoal."
Assinale a alternativa correta.
A) Para Holanda, o patrimonialismo é a marca da gestão política, herdada dos portugueses no Brasil.
B) O autor em tela, acredita que administração pública brasileira resguarda os interesses coletivos.
C) Em 1936, Sergio Buarque de Holanda escreveu uma obra sobre a Revolução brasileira e seu caráter clientelista.
D) Sérgio Buarque de Holanda é pai de Chico Buarque e como músico resgatou as belezas do Brasil colônia.
E) Para o autor os povos ibéricos, são solidários, coletivos e resguardam o patrimônio nacional.

O desemprego, a desigualdade social e a violência, que vivemos nos dias atuais, são problemas sociais que estão vinculados aos efeitos do individualismo. Sobre o individualismo, coloque C(certo) E (errado).
Assinale a alternativa correta.
( ) A valorização exagerada do individualismo e a negação dos vínculos coletivos do ser humano afetam as relações em sociedade.
( ) O racismo foi construído historicamente por relações sociais.
A) A afirmação I é falsa e a II verdadeira.
B) As afirmações I e II são falsas.
C) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
D) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
E) As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

De acordo com o filósofo Hobbes (1588-1679), o Estado deve assegurar a preservação de todos os indivíduos, garantindo a possibilidade de uma vida menos embrutecida e curta como era de se esperar no estado de natureza. Essa teoria política tem como base a paixão do medo, que significa.
Assinale a alternativa correta.
A) A presença de um iminente perigo, já que os indivíduos constituiriam ameaças uns aos outros.
B) A ruptura com a representação de um Estado dominador e absoluto.
C) A metáfora Bíblica da bondade, da paz, da generosidade do Sr. Leviatã.
D) A representação política das vontades coletivas por meio de um Estado liberal.
E) A expressão - paixão do medo, significa que o amor venceu o medo.

De acordo com a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) a consciência da liberdade advém do relacionamento entre os seres humanos e, a ação e a orientação de como deve-se agir é resultado de uma escolha. Para usufruir da liberdade, o homem deve agir, e essa ação deve ser o resultado de uma escolha, definindo assim o acesso para renovar e potencializar a participação na comunidade.
Pensando assim, assinale as afirmações sobre Liberdade para Arendt.
I - O exercício da liberdade, sob a perspectiva privada, estaria vinculado à busca constante pelo acúmulo de riquezas ou ao consumo desenfreado, reduzindo a vida humana em um ciclo de trabalho árduo, automatizado e superficial, no qual a exploração e a insatisfaço pessoal se tornariam constantes.
II – Para Arendt a liberdade está vinculada ao conceito do exercício de práticas públicas, a liberdade política é uma atividade executada pelos homens por meio do convívio entre eles, sendo a liberdade política uma atividade estritamente da vida pública.
III- A classificação da liberdade enquanto ação política ressalta a potência que existe nesse valor, uma vez que estimula a ação conjunta que decidirá sobre coisas de interesse comum, estabelecendo constantemente novas formas de construir a realidade.
IV – Os estudos da filósofa Hannah Arendt demonstram os fortes vínculos entre o indivíduo e a sociedade, contudo, evidencia que o ser humano não tem aptidão à responsabilidade.
A) Somente as afirmações I; III estão corretas.
B) Somente as afirmações III e IV estão corretas.
C) Somente a afirmação IV está correta.
D) Somente as afirmações II e III estão corretas.
E) As afirmações I; II; III estão corretas.

Os avanços tecnológicos, o desenvolvimento de mercados financeiros e o fracasso de experiências de orientação socialista podem ser citados como fatores que conferem à atuação do Estado a classificação de obstáculo à lucratividade e ao aspecto global e dinâmico do capitalismo contemporâneo. Sob tal perspectiva neoliberal, a atuação de agentes privados seria mais eficiente do que intervenções estatais nos setores da economia, justificando o estabelecimento de
Assinale a alternativa correta.
A) microestados
B) macroestados.
C) estado de bem-estar-social.
D) estado socialistas.
E) estado anarquista.

Mais conteúdos dessa disciplina