Logo Passei Direto
Buscar
Analise as afirmativas:
1) A justiça fiscal somente será alcançada quando aqueles que estejam obrigados a contribuir tenham efetivamente capacidade para tal, e quando os detentores de maior capacidade econômica contribuam de acordo com esta capacidade.
2) Em países que alcançaram melhores índices de desenvolvimento econômico e social – os nórdicos, principalmente – a propriedade representa o principal fator de escolha daqueles que suportarão o ônus fiscal.
3) Embora seja fruto da renda acumulada – e, portanto, já objeto de anterior tributação –, ser proprietário de bens e direitos representa economicamente uma manifestação de riqueza.
4) O mínimo existencial pode ser definido como o valor necessário para que uma família média possa prover seu sustento, mediante o atendimento de necessidades básicas, tais como alimentação, moradia, vestuário, transporte, lazer etc.
5) Um sistema tributário que queira estar subordinado ao princípio da dignidade humana haverá de estabelecer limites satisfatórios de isenção fiscal em relação à renda e em relação ao patrimônio.
a. V-V-V-V-V
b. V-F-V-V-V
c. V-F-F-V-V
d. V-V-V-F-F
e. F-V-F-V-F
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas uma a uma: 1) A justiça fiscal somente será alcançada quando aqueles que estejam obrigados a contribuir tenham efetivamente capacidade para tal, e quando os detentores de maior capacidade econômica contribuam de acordo com esta capacidade. Verdadeiro (V). A justiça fiscal busca que a tributação seja proporcional à capacidade de pagamento dos contribuintes. 2) Em países que alcançaram melhores índices de desenvolvimento econômico e social – os nórdicos, principalmente – a propriedade representa o principal fator de escolha daqueles que suportarão o ônus fiscal. Falso (F). Embora a propriedade tenha seu papel, em países nórdicos, a tributação é mais ampla e inclui a renda e o consumo, não se limitando apenas à propriedade. 3) Embora seja fruto da renda acumulada – e, portanto, já objeto de anterior tributação –, ser proprietário de bens e direitos representa economicamente uma manifestação de riqueza. Verdadeiro (V). A propriedade de bens e direitos é considerada uma forma de riqueza, mesmo que tenha sido adquirida com renda já tributada. 4) O mínimo existencial pode ser definido como o valor necessário para que uma família média possa prover seu sustento, mediante o atendimento de necessidades básicas, tais como alimentação, moradia, vestuário, transporte, lazer etc. Verdadeiro (V). O mínimo existencial refere-se ao valor necessário para garantir a dignidade e a sobrevivência básica de uma família. 5) Um sistema tributário que queira estar subordinado ao princípio da dignidade humana haverá de estabelecer limites satisfatórios de isenção fiscal em relação à renda e em relação ao patrimônio. Verdadeiro (V). Um sistema tributário justo deve considerar a dignidade humana e garantir que as pessoas tenham um mínimo para viver. Agora, organizando as respostas: 1) V 2) F 3) V 4) V 5) V A sequência correta é: b) V - F - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Educação Fiscal deve ser entendida como um instrumento de disseminação de uma nova cultura cidadã, fundada nos seguintes pressupostos:
a. Conscientização da função socioeconômica dos tributos; gestão e controle democráticos dos recursos públicos; vinculação entre educação, o trabalho e as práticas sociais; exercício efetivo da cidadania e dignidade da pessoa humana.
b. Somente conscientização da união dos estados e gestão e controle dos recursos municipais.
c. Somente vinculação entre trabalho e práticas sociais e exercício da dignidade da pessoa humana.
d. Somente na conscientização da função socioeconômica dos tributos.
e. Nenhuma das alternativas acima.

São consequências da evasão fiscal:
a. Distorção irremediável da economia, pois atenta contra lei da livre concorrência.
b. Subversão do princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei.
c. Contribuição para a degradação do sentido cívico e da moralidade pública.
d. O bom contribuinte é excessivamente onerado.
e. Todas as alternativas anteriores.

Analise as seguintes afirmativas:
1) A hipertrofia dos direitos fundamentais, paralelamente à atrofia dos deveres fundamentais, causa um nocivo efeito nas bases estruturais da sociedade, pois a ideia de solidariedade esvazia-se e, paulatinamente, frustram-se as expectativas de concretização daqueles direitos mais fundamentais.
2) É dever do cidadão pagar tributos e em consequência disso o Estado assegura os recursos necessários para garantir a realização de programas e políticas direcionadas à obtenção do denominado bem comum, razão esta da própria existência do Estado.
3) É desnecessário trabalhar solidariedade social em tributação uma vez que a dignidade da pessoa humana já a norteia.
4) É inegável que a questão tributária alcançou um grau de complexidade que reduz a própria possibilidade de compreensão por parte de uma parcela significativa da população.
a. V-V-V-V
b. F-V-V-V
c. F-F-V-F
d. V-V-F-V

Mais conteúdos dessa disciplina