Logo Passei Direto
Buscar
Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
a. A mudança social em Georg Simmel.
b. A física social de Auguste Comte.
c. O fato social em Émile Durkheim.
d. A evolução social de Herbert Spencer.
e. O progresso da história de Karl Marx
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar corretamente a doutrina sociológica mencionada no trecho, vamos analisar as opções: a) A mudança social em Georg Simmel - Simmel discute a dinâmica das interações sociais, mas não se foca especificamente na estática e dinâmica como descrito no trecho. b) A física social de Auguste Comte - Comte é conhecido por sua abordagem positivista e pela ideia de que a sociedade pode ser estudada como um organismo, mas a terminologia "estática e dinâmica" não é exatamente sua. c) O fato social em Émile Durkheim - Durkheim analisa os fatos sociais, mas sua abordagem não se divide especificamente em estática e dinâmica como descrito. d) A evolução social de Herbert Spencer - Spencer é conhecido por aplicar a teoria da evolução à sociedade, mas não usa a terminologia de estática e dinâmica da forma que o trecho menciona. e) O progresso da história de Karl Marx - Marx foca na dinâmica da luta de classes e na mudança social, mas não se refere à estática e dinâmica como descrito. A opção que melhor se alinha com a ideia de estudar a sociedade em termos de coesão (estática) e movimento (dinâmica) é a b) A física social de Auguste Comte. Portanto, a resposta correta é: b) A física social de Auguste Comte.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A religião é um dos grandes temas fundadores das Ciências Sociais no século XIX. Para mencionar apenas os clássicos mais conhecidos, diríamos que Émile Durkheim (1858-1917), Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920) desenharam com tal acuidade o modo de tratar a questão da religião que suas proposições alimentam até hoje a reflexão sobre essa matéria. Sobre a análise desses autores acerca do tema, julgue os itens abaixo.

I. Pretende que o estudo das religiões “primitivas”, tidas como primeiras, isto é, mais próximas do momento de seu nascimento, podia lhe dar a chave de que precisava para evidenciar a origem social da moral e da ideia de sagrado.

II . Adota o entendimento de religião como “impostura”, triunfo das forças irracionais, ponto de vista correlato ao ideário liberal desencadeado pela Revolução Francesa e sua crítica racionalista à religião cristã.

III. Elabora a ideia de religião como “alienação”: o homem projeta na figura de Deus suas próprias qualidades e, em seguida, se submete a ele como a um poder estrangeiro do mesmo modo como se submete ao Estado.

IV. Se ocupou em estudar religiões não cristãs tais como o confucionismo e o budismo. Sua preocupação central era compreender a dinâmica interna dessas religiões e suas relações com a vida econômica e social.

V. Sustenta que o protestantismo teria criado atitudes e disposições, tais como o ascetismo e a ideia de vocação, que alimentaram a emergência de um tipo de racionalidade marcada pela crescente intelectualização, modo mais abstrato de pensamento apoiado na elaboração de princípios, regras e critérios com pretensão de validade universal.

Os itens acima correspondem na sequência:

a.
Weber, Durkheim, Marx, Marx e Weber.

b.
Weber, Marx, Weber, Durkheim e Weber.

c.
Durkheim, Weber, Marx, Marx e Weber.

d.
Durkheim, Marx, Marx, Weber e Weber.

e.
Weber, Marx, Marx, Durkheim e Weber.

O sociólogo francês Emile Durkheim vale-se dessa caracterização para fundamentar um tratamento científico dos fenômenos sociais cujo conceito angular é o de:
O que vem a ser uma coisa? A coisa se opõe à ideia assim como o que se conhece a partir de fora se opõe ao que se conhece a partir de dentro. É coisa todo objeto do conhecimento que não é naturalmente penetrável à inteligência, tudo aquilo de que não podemos fazer uma noção adequada por um simples procedimento de análise mental, tudo o que o espírito não pode chegar a compreender a menos que saia de si mesmo, por meio de observações e experimentações, passando progressivamente dos caracteres mais exteriores e mais imediatamente acessíveis aos menos visíveis e aos mais profundos.
a. Fato social
b. Solidariedade Mecânica
c. Anomia
d. Solidariedade orgânica
e. Ação social

Na visão positivista da sociologia de Augusto Comte, a produção de conhecimento sobre a sociedade baseava-se em evidências empíricas tiradas a partir da:
Qual é a alternativa correta?
a. Hermenêutica, comparação e experimentação.
b. Empirismo, Fenomenologia e comparação.
c. Observação, comparação e experimentação.
d. Racionalismo, empirismo e experimentação.
e. Observação, hermenêutica e experimentação.

Investigando as origens e fundamentos da sociologia, Robert Nisbet interroga-se acerca dos parâmetros constitutivos da sociologia da seguinte maneira: “quais são as ideias-elementos essenciais da sociologia, aquelas que, mais do que quaisquer outras, distinguem a sociologia frente às demais ciências sociais?”.
Sua resposta lista cinco características: de Tönnies, ele toma a ideia de comunidade; de Weber, ele se apropria dos conceitos de autoridade e status; de Durkheim, ele incorpora a apreciação concernente ao sagrado; e de Marx, ele toma o conceito de:
a. Capital
b. Alienação
c. Fetiche
d. Mercadoria
e. Burguesia

Em uma de suas primeiras análises da sociedade moderna, Marx, s.d., destaca o caráter contraditório que assola os homens em suas vivências concretas.
A instituição política e social a qual, segundo Marx, no aludido texto, atua como vértice de tal duplicidade é a(o):
a. Socialismo utópico.
b. Economia política.
c. Equivalente geral.
d. Sociedade
e. Estado

O fenômeno o qual Max Weber descreve sumariamente como “possibilidade de impor ao comportamento de terceiros a vontade própria” (WEBER, Max (2004) Economia e Sociedade. São Paulo, Martins Fontes.p. 188), é o (a):
a. Positivismo
b. Dominação
c. Protestantismo
d. Racionalidade
e. Carisma

Mais conteúdos dessa disciplina