Logo Passei Direto
Buscar
O mandado de segurança é uma garantia constitucional destinada a proteger um direito líquido e certo, sobre o qual não paira qualquer dúvida, não amparado por habeas data, habeas corpus e mandado de injunção.
Em direito tributário, assinale a alternativa correta:
a. A compensação de crédito tributário não impede a concessão de medida liminar.
b. A entrega de bens e mercadorias provenientes do exterior não impede a concessão de medida liminar.
c. Para a concessão desta medida, o autor deve comprovar a existência de dois requisitos, o fummus boni iuris e o periculum in mora.
d. O mandado de segurança, por si só, suspende a exigibilidade do crédito tributário.
e. O mandado de segurança, por si só, acarreta a exclusão do crédito tributário.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao mandado de segurança no direito tributário: a) A compensação de crédito tributário não impede a concessão de medida liminar. - Esta afirmação não é precisa, pois a compensação pode sim influenciar a concessão de liminares. b) A entrega de bens e mercadorias provenientes do exterior não impede a concessão de medida liminar. - Essa afirmação não é correta, pois a entrega de bens pode ter implicações na concessão de liminares. c) Para a concessão desta medida, o autor deve comprovar a existência de dois requisitos, o fumus boni iuris e o periculum in mora. - Esta alternativa está correta. O mandado de segurança exige a demonstração do "fumus boni iuris" (a aparência do bom direito) e do "periculum in mora" (o perigo da demora). d) O mandado de segurança, por si só, suspende a exigibilidade do crédito tributário. - Isso não é verdade, pois a suspensão da exigibilidade depende de outros fatores e não ocorre automaticamente. e) O mandado de segurança, por si só, acarreta a exclusão do crédito tributário. - Esta afirmação também não é correta, pois o mandado de segurança não exclui o crédito tributário. Portanto, a alternativa correta é: c) Para a concessão desta medida, o autor deve comprovar a existência de dois requisitos, o fumus boni iuris e o periculum in mora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Na extinção do crédito tributário, ocorre a extinção da obrigação tributária, não sendo mais devido o seu pagamento.Trata-se de uma das hipóteses de extinção do crédito tributário:
a. Reclamações e recursos.
b. Conversão de depósito em renda.
c. Isenção.
d. Concessão de liminar em mandado de segurança.
e. Anistia.

O responsável pelo pagamento de um tributo é aquela pessoa que mesmo não sendo o contribuinte, diante de disposição legal se obriga ao cumprimento de uma obrigação tributária. Diante desta afirmação, assinale a alternativa correta:
a. Na responsabilidade por transferência, o ente público pode exigir o pagamento do tributo ou o cumprimento da obrigação diretamente ao seu responsável.
b. A responsabilidade por sucessão se divide em reponsabilidade por terceiros e responsabilidade por infrações.
c. A simples extinção a sociedade empresarial ou a sua falência obriga o sócio a efetuar o pagamento dos tributos devidos.
d. Para que um terceiro assuma este encargo deve haver um nexo entre ele e o contribuinte.
e. O sócio de uma sociedade empresarial pode ser responsável pelos atos que ocorreram antes ou após de sua gestão.

A obrigação tributária pode ser definida como a relação jurídica que decorre do fato gerador com o objetivo de levar dinheiro aos cofres públicos, ou, ao cumprimento de deveres administrativos, sejam municipais, estaduais, distritais ou federais.
As obrigações tributárias podem ser principais e acessórias:
a. As obrigações tributárias principais podem ser chamadas de obrigações positivas ou negativas.
b. Um sujeito pode ter uma obrigação tributária acessória e não ter qualquer obrigação tributária principal e vice-versa.
c. As obrigações tributárias principais auxiliam na fiscalização do pagamento de um tributo.
d. As obrigações tributárias principais têm por objeto uma obrigação de fazer ou de não fazer.
e. As obrigações tributárias acessórias resultam no pagamento de um tributo, ou de uma penalidade correspondente.

O ato conhecido como nascimento da obrigação tributária é denominado de lançamento. O cumprimento da obrigação tributária somente pode ser exigido após o seu lançamento. Desta forma, é correto afirmar que:
a. O lançamento determina o valor a ser pago à título de tributo, não informando qual a penalidade cabível em caso de não cumprimento da obrigação tributária.
b. Antes do lançamento, o Fisco pode exigir que o contribuinte cumpra com uma obrigação tributária acessória.
c. Compete ao lançamento identificar o sujeito passivo ou o responsável pelo pagamento do tributo, em razão da ocorrência do fato gerador.
d. Embora formal, o lançamento constitui-se em um só procedimento.
e. Todas as providências necessárias para formalizar o lançamento são adotadas pelo contribuinte.

O fato gerador corresponde a uma hipótese definida em lei, que mediante a sua ocorrência pode ser exigido o cumprimento de uma obrigação tributária.
Diante desta afirmação, é correto afirmar que:
a. Não existe fato gerador de obrigação tributária acessória, somente de obrigação tributária principal.
b. Sendo um ato ilícito praticado, como por exemplo, a importação de um objeto ilícito, não é devido o pagamento do imposto correspondente.
c. Enquanto o fato gerador é a previsão legal, a hipótese de incidência é a ocorrência do fato que acarreta o cumprimento da obrigação tributária.
d. As expressões “fato gerador “ e “hipótese de incidência” são expressões sinônimas.
e. Tendo sido aplicada a pena e perdimento de bens, o imposto é pago pelo alienante do bem. O fato gerador transfere-se ao leilão do bem.

Mais conteúdos dessa disciplina