Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: Gerência de TI Muita gente fala indiscriminadamente em governança de TI e gerenciamento de serviços de TI, ou em Cobit e ITIL, respectivamente, como se um e outro fossem equivalentes. Até parece que se pode escolher entre um e outro, ou que, se um estiver em prática, o outro também estará. Já vi gente falando em governança de TI e depois citando que tem processos baseados na ITIL como se isso fosse governança. Não, não é. É muito importante que se estabeleça o papel de cada uma destas ferramentas: o framework de governança de TI é chamado Cobit, e a biblioteca de melhores práticas de gestão de serviços de TI é chamada ITIL. Não vamos nem entrar na discussão de qual é a diferença entre framework e biblioteca de melhores práticas para não complicar o assunto. Só isso já seria uma grande diferença. Talvez seja surpresa para muitos, mas é possível adotar melhores práticas da ITIL sem ter um processo de governança de TI, assim como ter um processo de governança de TI, mas não se adotar as melhores práticas da ITIL. Surpreso com isso? Não fique. A primeira coisa que deve ser destacada é que o Cobit foca em governar toda a TI. Ou quase toda. Não só governar os serviços de TI. Só isso já dá uma noção de que não poderiam ser a mesma coisa. Seria o mesmo que dizermos que governar um país é a mesma coisa que governar uma cidade! A escala é esta: do macro (Cobit) para o micro (ITIL). Governar a TI inteira é muito mais do que gerenciar serviços. Quem governa a TI tem que se preocupar também com planejamento estratégico, com gerenciamento de projetos, com metodologias de desenvolvimento de sistemas, com gestão de recursos humanos e tantas outras coisas além da gestão dos serviços que serão entregues. O que o Cobit faz é dizer que um dos tantos “objetivos da governança de TI” é implantar um processo de gestão de incidentes e service desk. E, para a aprender a fazer isso, ou para descobrir as melhores práticas desse objetivo, podemos utilizar as recomendações da biblioteca ITIL. Mas e como gerenciaremos os projetos? Apliquem-se os princípios do PMBOK. E como desenvolveremos e manteremos aplicativos? Aplique-se a RUP, e assim por diante.
A partir do texto lido acima avalie as afirmações a seguir: I. O Itil não é equivalente ao cobit, e nem é governança de TI. II. É possível implantar itil sem implantar governança de TI. III. Implantar o cobit é implantar a governança de TI. É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O ITIL não é equivalente ao COBIT, e nem é governança de TI. Verdadeiro, o texto deixa claro que ITIL e COBIT têm propósitos diferentes e que ITIL não é uma forma de governança de TI. II. É possível implantar ITIL sem implantar governança de TI. Verdadeiro, o texto menciona que é possível adotar as melhores práticas da ITIL sem ter um processo de governança de TI. III. Implantar o COBIT é implantar a governança de TI. Verdadeiro, o texto afirma que o COBIT foca em governar toda a TI, o que implica que sua implementação está relacionada à governança de TI. Agora, vamos verificar as combinações: - II e III, apenas. (Verdadeiro) - I e III, apenas. (Verdadeiro) - I e II, apenas. (Verdadeiro) - III, apenas. (Verdadeiro) - I, apenas. (Verdadeiro) Como as afirmações I, II e III são todas verdadeiras, a alternativa correta que contém todas as afirmações verdadeiras é: I, II e III, apenas. No entanto, essa opção não está listada. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras é: I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O texto abaixo nos explica o que é qualidade de software. Leia: O que é gerência de qualidade de software? Vamos por partes. Segundo a International Standardization Organization (ISO), qualidade é adequação ao uso e conformidade às exigências. Partindo desses princípios, a qualidade de software busca garantir que as aplicações desenvolvidas estejam de acordo com as necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, atendam padrões e regras do desenvolvimento. Seguindo o raciocínio, a gerência de qualidade de software é a área que utiliza métodos de gestão para acompanhar o desenvolvimento do produto. Por exemplo, modelos de gerenciamento de projetos, como o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), podem ser aplicados também em tecnologia. Os objetivos desses métodos de gestão quando aplicados à qualidade de software são: Garantir que o software atenda aos requisitos funcionais e de desempenho; Assegurar que os processos de desenvolvimento estejam dentro dos padrões estabelecidos. Portanto, a gerência de qualidade de software procura evitar falhas como: Erros de código, cálculo ou lógica; Falta de planejamento das etapas de desenvolvimento; Atrasos na entrega do produto; Não prever e controlar riscos; Não pensar na manutenção do produto.
Depois de ler o texto acima, avalie as afirmacoes abaixo: I. Segundo o PMBOK é possível aplicar os conceitos de gerenciamento de projetos em tecnologia. II. O gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, busca garantir que requisitos e de desempenho num projeto de software sejam atendidos. III. Mesmo com todo o planejamento erros e falhas de códigos vão acontecer com mais de 80% de chances. IV. Quando há gerencia em qualidade de software problemas como manutenção do produto são previsíveis. É correto o que se afirma apenas em:
I, III e IV
I e III
III e IV
II, III e IV
I, II e IV

Leia o texto abaixo: Uma validação de software é uma atividade que tem como objetivo assegurar que o produto final corresponda aos requisitos do software, comprovando a inexistência de erros (“BUG”). Visando melhorar o aprendizado e prática em validação, abaixo segue alguns casos e dicas para melhorar sua validação: - Identificar e detalhar o que será validado, isto pode incluir o software em si, os requisitos, e outros tipos de documentos, por exemplo: documentação, demonstrações, etc. - Definir e implementar uma estratégia de validação, ou seja, definir como será feita e o que necessita para ser feita. - Definir critérios e procedimentos para a validação, por exemplo, tempo de resposta, tolerância a falhas etc. - Garantir a execução das atividades de validação. Por meio das reuniões de revisão, por exemplo.
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A validação de software é necessária dentro de um processo de desenvolvimento e qualidade de software. PORQUE II. Só a partir de testes e validação feita por desenvolvedores e usuários é possível evitar os bugs. A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina