Logo Passei Direto
Buscar
A Lei nº 14.133/2021 prevê a exigência de análise jurídica prévia. Sobre o tema, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Quando o infrator é sancionado com a declaração de inidoneidade, a lei exige o exame jurídico prévio à aplicação da sanção.
b. Nos casos de reabilitação do licitante ou do contratado perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, é obrigatório o posicionamento do órgão de assessoramento jurídico quanto ao cumprimento dos requisitos definidos no art. 163, porém, nesses casos, o parecer será apenas opinativo.
c. A nova Lei de Licitações possibilita a desconsideração da personalidade jurídica pela Administração, independentemente de manifestação da assessoria jurídica.
d. O exame jurídico prévio, previsto nos casos de aplicação da declaração de inidoneidade, poderá ser dispensado quando o gestor estiver convicto da afronta ao contrato ou edital, pelas provas produzidas e constantes dos autos de apuração.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à exigência de análise jurídica prévia prevista na Lei nº 14.133/2021: a) Quando o infrator é sancionado com a declaração de inidoneidade, a lei exige o exame jurídico prévio à aplicação da sanção. - Esta alternativa está correta, pois a lei realmente exige análise jurídica prévia antes da aplicação de sanções como a declaração de inidoneidade. b) Nos casos de reabilitação do licitante ou do contratado perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, é obrigatório o posicionamento do órgão de assessoramento jurídico quanto ao cumprimento dos requisitos definidos no art. 163, porém, nesses casos, o parecer será apenas opinativo. - Esta alternativa não está correta, pois o parecer não é apenas opinativo, mas deve ser considerado. c) A nova Lei de Licitações possibilita a desconsideração da personalidade jurídica pela Administração, independentemente de manifestação da assessoria jurídica. - Esta alternativa não está correta, pois a desconsideração da personalidade jurídica deve ter respaldo jurídico. d) O exame jurídico prévio, previsto nos casos de aplicação da declaração de inidoneidade, poderá ser dispensado quando o gestor estiver convicto da afronta ao contrato ou edital, pelas provas produzidas e constantes dos autos de apuração. - Esta alternativa não está correta, pois a análise jurídica prévia não pode ser dispensada. e) Nenhuma das alternativas anteriores. - Esta alternativa não é correta, pois a alternativa (a) está correta. Portanto, a alternativa correta é: a) Quando o infrator é sancionado com a declaração de inidoneidade, a lei exige o exame jurídico prévio à aplicação da sanção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre as sanções ao fornecedor previstas na Lei de Licitações, assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:
a. A multa é a única sanção que pode ser aplicada de forma cumulativa com qualquer outra sanção prevista na Lei de Licitações.
b. O prazo de defesa previsto na Lei de Licitações é de 20 dias úteis, contados da notificação, para todas as sanções.
c. O impedimento de licitar será aplicado pelo prazo mínimo de seis meses e máximo de três anos.
d. A Lei de Licitações determinou que a declaração de inidoneidade poderá ser aplicada antes da conclusão do processo de responsabilização a ser conduzido por comissão de servidores.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

As infrações devem estar definidas no contrato e é cláusula obrigatória. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A lei exige a formalização de instrumento de contrato, o que não pode ser excepcionado em hipótese alguma.
b. Nos casos em que a lei permite dispensa de licitação, a Administração está dispensada de comprovar que aquela proposta é a mais vantajosa.
c. Todo contrato administrativo deve estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução. Isso é fundamental para que se exija do fornecedor o cumprimento de suas obrigações e, se for o caso, aplicação de sanção.
d. É sempre nulo o contrato verbal feito com a Administração, o que também impossibilita a aplicação de sanções, por falta de instrumento que ampare.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Sobre a responsabilidade do sancionador e os princípios administrativos aplicáveis, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O princípio da indisponibilidade do interesse público obriga a Administração a zelar, guardar, conservar os bens públicos e não existem limites para esse princípio.
b. As sanções previstas nos editais e nos contratos devem guardar compatibilidade com os princípios previstos na Lei de Licitações, especialmente quanto aos que se referem à proibição de excesso, configurada nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e da vinculação da pena à infração cometida.
c. A prerrogativa de a Administração aplicar penalidades no âmbito de um contrato ou licitação não caracteriza as chamadas cláusulas exorbitantes.
d. O poder-dever de a Administração sancionar o fornecedor ou o licitante infrator não está vinculado a nenhum princípio em particular.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Mais conteúdos dessa disciplina