Logo Passei Direto
Buscar
Considere a seguinte informação: “O preconceito linguístico fica bastante claro numa série de afirmacoes que já fazem parte da imagem (negativa) que o brasileiro tem de si mesmo e da língua falada por aqui. Outras afirmações são até bem-intencionadas, mas mesmo assim compõem uma espécie de ‘preconceito positivo’, que também se afasta da realidade. [...] Algumas dessas afirmações falaciosas [...] são, na verdade, mitos e fantasias que qualquer análise mais rigorosa não demora a derrubar.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: O que é, como se faz. 49. ed., São Paulo: Loyola, 2007. p. 13,14.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a mitologia do preconceito linguístico, analise as afirmativas a seguir e indique quais delas correspondem a um mito ou preconceito em torno da língua.
I. Não há somente uma forma correta de falar.
II. A fala de uma região é melhor do que a de outra.
III. A fala precisa aproximar-se da escrita para ser correta.
IV. O português não é uma língua difícil.
A Somente as proposições I e III estão corretas.
B Somente as proposições II e III estão corretas.
C Somente as proposições III e IV estão corretas.
D Somente as proposições II e IV estão corretas.
E Somente as proposições I e IV estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Não há somente uma forma correta de falar. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece a diversidade linguística e que existem várias formas de se expressar que são válidas. II. A fala de uma região é melhor do que a de outra. Falso, essa afirmativa é um mito, pois sugere uma hierarquia entre as variedades linguísticas, o que não é verdade. III. A fala precisa aproximar-se da escrita para ser correta. Falso, essa afirmativa também é um mito, pois a oralidade e a escrita são modalidades diferentes da língua e não há uma única forma "correta" de se comunicar. IV. O português não é uma língua difícil. Verdadeiro, essa afirmativa pode ser considerada correta, pois a dificuldade de uma língua é subjetiva e depende de vários fatores, como a experiência do falante. Agora, vamos ver quais proposições correspondem a um mito ou preconceito em torno da língua: - A proposição II é um mito. - A proposição III é um mito. Portanto, as proposições que correspondem a um mito são II e III. Assim, a alternativa correta que contém as proposições verdadeiras é: B Somente as proposições II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a seguinte citação: “A sociolinguística nasce da percepção da relação existente entre a sociedade e a linguagem, uma vez que a primeira é fator determinante da variação da segunda. Por considerar a língua a partir do uso efetivo que os seus falantes fazem dela, os estudos sociolinguísticos foram os primeiros a compreenderem os ‘erros’ recorrentes na língua sob um ponto de vista científico”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, J. C. et al A noção de erro na perspectiva da sociolinguística e a gramática normativa: reflexões sobre ensino da língua materna. In: II – Conedu – Congresso Nacional de Educação. p. 1. . Acesso em 07 dez. 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a noção de erro na perspectiva dos estudos sociolinguísticos, analise as afirmacoes a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( ) Socioculturalmente, no Brasil, o que foge às regras fixadas pelas gramáticas normativas não é considerado erro.
II. ( ) Para a Sociolinguística, não há erro, há uma inadequação do dialeto à situação de comunicação.
III. ( ) A noção de erro possui dois pontos de vista: o científico (linguístico) e o sociocultural.
IV. ( ) O que a sociedade caracteriza como erro, a Sociolinguística vê como possibilidades que não satisfizeram às expectativas do ouvinte em relação ao falante.

Considere o seguinte excerto de texto: “Havendo variação linguística, é possível que se observe que ela não se dá aleatoriamente, senão que sistematicamente por meio de uma organização de inúmeros fatores sociais, que utiliza os padrões de comportamento linguísticos observáveis. Isso ocorre dentro de uma comunidade de fala e os formalizam analiticamente por meio de um sistema heterogêneo, constituído por unidades e regras variáveis, que está relacionada às alterações dos padrões culturais e ideológicos da comunidade de fala, que são chamados de ‘análise sincrônica e diacrônica’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Maria Lúcia da. A Linguística e a Sociolinguística numa perspectiva brasileira. Revista Filosofia Capital , Brasília, v. 4, 8. ed. p.23-39. 2009. p. 27. . Acesso em 07 nov. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos diacrônicos da língua se referem aos:
A Estudos em tempo aparente.
B Estudos não relacionados com o tempo.
C Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
D Estudos em tempo aparente que priorizam as análises qualitativas de algumas mudanças linguísticas.
E Estudos híbridos em tempo aparente, baseados em análises qualitativas e quantitativas.

Leia a seguinte citação: Conforme Weinreich, Labov e Herzog, “a coexistência de variantes, de um ponto de vista sincrônico, pode indicar uma variação estável, uma mudança de longa duração, ou ainda um processo de mudança linguística em progresso, isto é, aquela que pode ser observada no curso de uma ou duas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Variabilidade linguística e gramática funcional: Inter-relação possível ou necessária? . Acesso em 07 nov. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos sincrônicos da língua se referem aos:
A Estudos em tempo aparente.
B Estudos não relacionados com o tempo.
C Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
D Estudos que priorizam as análises qualitativas das regras das gramáticas normativas.
E Estudos da linguística histórica que priorizam a prescrição da língua escrita.

Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna no que concerne à comparação entre os dialetos, é correto afirmar que:
A As diferenças e semelhanças entre os dialetos são de fácil observação, investigação e descrição.
B Os dialetos constituem grande problema nos estudos linguísticos, pois não possuem regras.
C Os dialetos ocorrem no interior das comunidades de fala, sendo que uns podem ser considerados melhores do que outros.
D Não há um dialeto melhor ou mais correto do que outro.
E A escolha do idioma de um país ocorre mediante a comparação entre os dialetos considerados mais corretos pelos sociolinguistas.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CLARE, Nícia de Andrade Verdini. As mudanças linguísticas: Ontem/hoje.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna no que se refere à mudança linguística, analise as proposições abaixo e assinale V para verdadeira, e F para falso:
I. ( ) Nem toda variação chega necessariamente a uma mudança linguística.
II. ( ) No processo de mudança linguística, não existem variantes estigmatizadas.
III. ( ) É pelo uso frequente que variantes inovadoras superam as formas conservadoras.
IV. ( ) A avaliação negativa de certas formas da língua pode adiar a implementação de uma determinada mudança linguística.
A V – V – F – F
B V – F – V – V
C F – V – V – V
D V – F – V – F
E F – F – F – V

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TARALLO, F. A pesquisa Sociolinguística.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, analise os elementos citados a seguir e identifique o que é correto afirmar sobre a mudança linguística, assinalando V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( ) As adaptações da língua desconsideram as peculiaridades culturais da vida de uma comunidade ou de uma região.
II. ( ) A mudança linguística é uma implicação indispensável para que a língua possa adaptar-se às necessidades do falante.
III. ( ) Ainda que reflexo da heterogeneidade e pluralidade da sociedade, a língua é um sistema estável, impermeável a fatores externos.
IV. ( ) A gramaticalização é um exemplo de mudança linguística.
A F – V – V – F
B V – V – V – F
C F – V – F – V
D V – V – F – F
E V – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina