Logo Passei Direto
Buscar
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos diacrônicos da língua se referem aos:
A Estudos em tempo aparente.
B Estudos não relacionados com o tempo.
C Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
D Estudos em tempo aparente que priorizam as análises qualitativas de algumas mudanças linguísticas.
E Estudos híbridos em tempo aparente, baseados em análises qualitativas e quantitativas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que são os estudos diacrônicos na linguística. Os estudos diacrônicos se referem à análise das mudanças linguísticas ao longo do tempo, ou seja, como a língua evolui e se transforma. Vamos analisar as alternativas: A) Estudos em tempo aparente. - Esta opção se refere mais a estudos sincrônicos, que analisam a língua em um determinado momento, sem considerar a evolução temporal. B) Estudos não relacionados com o tempo. - Esta opção é incorreta, pois os estudos diacrônicos são, por definição, relacionados ao tempo. C) Estudos em tempo real de curta ou longa duração. - Embora essa opção mencione o tempo, ela não se refere especificamente ao conceito diacrônico, que é mais sobre a evolução ao longo do tempo. D) Estudos em tempo aparente que priorizam as análises qualitativas de algumas mudanças linguísticas. - Novamente, isso se refere a estudos sincrônicos, não diacrônicos. E) Estudos híbridos em tempo aparente, baseados em análises qualitativas e quantitativas. - Esta opção também se refere a uma abordagem sincrônica e não se encaixa na definição de estudos diacrônicos. Nenhuma das alternativas parece se encaixar perfeitamente na definição de estudos diacrônicos. No entanto, se tivermos que escolher a que mais se aproxima, a opção que menciona "estudos em tempo real" (C) pode ser a mais relevante, embora não seja uma descrição precisa. Portanto, a resposta correta, considerando a definição de estudos diacrônicos, seria a opção C) Estudos em tempo real de curta ou longa duração.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre os dialetos ou variedades linguísticas, as variantes apresentadas no dado fragmento de texto dizem respeito a variações:
As variantes apresentadas no dado fragmento de texto dizem respeito a variações:
A Diatópicas, pois o texto prioriza o contexto social relativo à fala específica de homens gaúchos.
B Diastráticas, pois o texto elege variações geográficas relativas à fala exclusiva do sexo masculino.
C Diatópicas, pois o texto trata de variações relativas ao contexto social (idade, sexo, escolaridade etc.).
D Diatópicas, pois o texto trata de variações geográficas.
E Diatópicas, pois o texto privilegia variantes pertinentes exclusivamente ao falar dos brasileiros do sexo masculino.

De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as variedades linguísticas, é correto afirmar que o dado fragmento de texto de Drummond:
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as variedades linguísticas, é correto afirmar que o dado fragmento de texto de Drummond:
A Refere-se à variação diastrática, pois o texto trata de variantes geográficas da língua francesa.
B Diz respeito a estudos sincrônicos da língua francesa e da língua inglesa.
C Não pode ser analisado com base na Sociolinguística.
D Salienta a variação diatópica, ou seja, aquela que é relativa ao contexto social do falante, no caso, do falante francês.
E Apresenta variação diatópica (relativa ao espaço geográfico) e variação diastrática (relativa ao contexto social: idade, sexo, escolaridade etc.).

Considerando os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a variação diatópica, é correto afirmar que:
Considerando os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a variação diatópica, é correto afirmar que:
A Apesar da uniformidade linguística, que permite a intercompreensão entre um amazonense e um gaúcho, por exemplo, a variação diatópica se manifesta em todo o território nacional.
B A variação diatópica só se manifesta no nível sintático. Nos outros níveis, como o morfológico, lexical, pragmático, não existem variações diatópicas.
C As variações diatópicas são um grande problema no Brasil, pois impedem a interação comunicativa entre brasileiros de regiões diferentes.
D A variação diatópica só se manifesta no nível fonético. Nos outros níveis, como o morfológico, lexical, sintático, pragmático, não existem variações diatópicas.
E A variação diatópica se manifesta apenas no nível gramatical, pois afeta, sobretudo, o uso de tempos verbais.

De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, quando é que a nomenclatura “norma culta” é considerada inadequada a uma proposta de ensino de português sem preconceitos linguísticos, ou seja, aquele que leva em consideração os estudos sociolinguísticos sobre a variação? Assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
Assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Quando é utilizada com o sentido de regra, de normatividade, contrapondo-se à possibilidade de variação linguística.
II. ( ) Quando defende a existência de uma norma inculta, isto é, que existe uma sociedade que contém pessoas sem cultura.
III. ( ) Quando defende que o uso “correto” da língua é utilizado apenas pelos “melhores”, ou seja, apenas pelas pessoas pertencentes a uma camada privilegiada tanto econômica quanto culturalmente.
IV. ( ) Quando passa o sentido de que, de uma forma ou de outra, todos os falantes de uma língua têm a sua cultura e a sua forma de falar e de escrever.
A V – V – V – F
B F – V – V – F
C F – V – F – F
D F – V – V – V
E V – F – F – F

Segundo os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, entre as atitudes de um professor listadas a seguir, quais podem reforçar o preconceito linguístico?
Agora, selecione a alternativa que apresenta as proposições corretas:
I. Propiciar o conhecimento de variações diatópicas.
II. Considerar que só existe um padrão de escrita dentro da variedade culta.
III. Trabalhar na sala de aula apenas as variedades de maior prestígio social.
IV. Propiciar o conhecimento de variações diastráticas.
A I e II apenas.
B II e III apenas.
C I, II e IV apenas.
D II, III e IV apenas.
E I e III apenas.

De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, em Sociolinguística, a frase “Diversas formas de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto, e com o mesmo valor de verdade” define o termo:
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, em Sociolinguística, a frase “Diversas formas de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto, e com o mesmo valor de verdade” define o termo:
A Condicionantes.
B Sinonímias.
C Vernáculos.
D Categorias.
E Variantes.

De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, a teoria da mudança linguística é central para a pesquisa sociolinguística e deve atender a cinco princípios que são:
Conforme os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, a teoria da mudança linguística é central para a pesquisa sociolinguística e deve atender a cinco princípios que são:
A condicionantes, transição, encaixamento, estruturação e adaptação
B estruturação, instabilidade, encaixamento, avaliação e implementação
C instabilidade, transição, estruturação, avaliação e implementação.
D condicionantes, transição, encaixamento, avaliação e implementação.
E adaptação, transição, centralização, avaliação e encaixamento.

De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o objeto de estudo da Sociolinguística é:
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o objeto de estudo da Sociolinguística é:
A A variação, princípio geral e universal.
B A fala das crianças, especificamente.
C Os estudos cognitivos efetuados com base no inatismo.
D O estruturalismo, tendo por base a pesquisa de Saussure.
E A dialetologia, pesquisa desenvolvida por Jakobson.

Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, analise as proposições a seguir e selecione a alternativa que apresenta a definição correta para gramaticalização:
A A gramaticalização refere-se à prioridade dada aos estudos e ensinamentos com base na gramática tradicional.
B A gramaticalização refere-se à transformação ocorrida em um item lexical, transformando-o em um item gramatical.
C A gramaticalização refere-se à prioridade conferida aos estudos e ensinamentos com base na gramática histórica.
D A gramaticalização refere-se à prioridade outorgada aos estudos e ensinamentos com base na gramática moderna.
E A gramaticalização refere-se à prioridade atribuída aos estudos da gramática internalizada de Chomsky.

Mais conteúdos dessa disciplina