Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Leia o excerto de texto a seguir: “Enquanto na Universidade, na década de 70 do século XX, os debates se acirravam em decorrência da busca de novos paradigmas teóricos no âmbito do conhecimento em Geografia, a escola pública de primeiro e segundo graus, hoje ensino fundamental e médio, enfrentava problemas ocasionados pela Lei 5.692/71”.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus (Lei 5.692/71), analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: I. Devido a essa Lei, novas matérias escolares foram criadas tornando-as obrigatórias em todo o território nacional. II. Os currículos de primeiro e segundo graus no Brasil deveriam conter um núcleo comum válido para todo o território brasileiro e uma parte diversificada para atender, por exemplo, às especificidades locais. III. As especificações do núcleo comum e os objetivos de cada matéria estavam descritas na Resolução 80 do Conselho Federal de Educação. IV. O núcleo comum deveria ser formado pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia. Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – F – V – F
B V – F – F – V
C V – V – F – F
D F – V – V – F
E F – F – V – V
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças sobre a Lei 5.692/71 e o ensino de Geografia: I. Devido a essa Lei, novas matérias escolares foram criadas tornando-as obrigatórias em todo o território nacional. É verdadeira (V). A Lei 5.692/71 realmente trouxe mudanças significativas no currículo escolar, incluindo a obrigatoriedade de novas disciplinas. II. Os currículos de primeiro e segundo graus no Brasil deveriam conter um núcleo comum válido para todo o território brasileiro e uma parte diversificada para atender, por exemplo, às especificidades locais. É verdadeira (V). A lei estabeleceu a necessidade de um núcleo comum, mas também permitiu a diversificação para atender às realidades locais. III. As especificações do núcleo comum e os objetivos de cada matéria estavam descritas na Resolução 80 do Conselho Federal de Educação. É verdadeira (V). A Resolução 80 realmente detalhou as diretrizes para o núcleo comum e os objetivos das disciplinas. IV. O núcleo comum deveria ser formado pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia. É falsa (F). Embora Língua Portuguesa e Matemática sejam parte do núcleo comum, a Geografia não é uma das disciplinas obrigatórias do núcleo comum, que inclui também História e outras. Portanto, a sequência correta é: V – V – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V – V – F – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto de texto a seguir: “Enquanto na Universidade, na década de 70 do século XX, os debates se acirravam em decorrência da busca de novos paradigmas teóricos no âmbito do conhecimento em Geografia, a escola pública de primeiro e segundo graus, hoje ensino fundamental e médio, enfrentava problemas ocasionados pela Lei 5.692/71”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTUSCHKA, N. et al. Para ensinar e aprender Geografia.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus (Lei 5.692/71), analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. Devido a essa Lei, novas matérias escolares foram criadas tornando-as obrigatórias em todo o território nacional.
II. Os currículos de primeiro e segundo graus no Brasil deveriam conter um núcleo comum válido para todo o território brasileiro e uma parte diversificada para atender, por exemplo, às especificidades locais.
III. As especificações do núcleo comum e os objetivos de cada matéria estavam descritas na Resolução 80 do Conselho Federal de Educação.
IV. O núcleo comum deveria ser formado pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia.
A V – F – V – F
B V – F – F – V
C V – V – F – F
D F – V – V – F
E F – F – V – V

Considere o fragmento de texto a seguir: “Ao elaborar propostas de ensino de Geografia para determinados conteúdos específicos são necessários instrumentos adequados para desenvolver as atividades, o que permitirá ao educando uma melhor adequação e entendimento da compreensão das propostas desta disciplina. Tais práticas didáticas podem ser desenvolvidas a partir de diversas metodologias e com o uso de diferentes recursos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAMOS, Marta Gonçalves da Silva. A Importância dos recursos didáticos para o ensino da Geografia no Ensino Fundamental nas séries finais.
De acordo com os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia no que se refere à utilização de diferentes gêneros textuais como recursos didáticos nas aulas de Geografia, relacione corretamente os seguintes gêneros às suas respectivas características:
1. Charges
2. Cartuns
3. História em quadrinhos
4. Tirinhas
( ) Esse gênero textual não utiliza caricaturas de personagens conhecidos, pois as ilustrações geralmente são criações do autor.
( ) Apresentam geralmente quatro quadros e são bastante divulgadas em jornais.
( ) Caracterizam-se por uma narrativa que ocorre sequencialmente em quadros, apresentados horizontalmente, marcada pelo discurso direto, em que legendas e balões são utilizados, respectivamente, para situar o leitor e expressar os diálogos e os pensamentos dos personagens.
( ) Tem como função criticar personagens, geralmente por meio de caricaturas.

Considere o seguinte excerto de texto: “[A] Geografia vem se utilizando nas últimas décadas de diferentes recursos na tentativa de aproximar os conteúdos e temas do currículo aos alunos e assim fazer com que [eles se sintam] inseridos na produção/organização do espaço geográfico. Na busca por aproximar o ensino de Geografia à realidade do aluno, alguns professores [buscam utilizar] metodologias alternativas como a utilização da arte, da música, do cinema, mas é a literatura que tem tido especial destaque”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Ana Lucia. Ensino de Geografia: O uso da arte e da Literatura como uma proposta Interdisciplinar.
De acordo com os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a Literatura como meio didático-pedagógico para o ensino de Geografia, é correto afirmar que:
A A Literatura, em geral, traz uma linguagem que não tende a favorecer a compreensão do espaço geográfico por parte dos alunos.
B Como a Literatura ultrapassa a escala local e apresenta elementos universais do espaço, permite aos alunos a sua ampliação de conhecimento de mundo e de sua organização.
C As obras literárias brasileiras possuem uma linguagem muito diferente da dos livros didáticos, fato que impede a construção histórica do território brasileiro e, consequentemente, não são indicadas para o ensino de Geografia.
D As obras literárias são indispensáveis para o ensino de Geografia uma vez que sua narrativa precisa necessariamente apresentar de forma fidedigna o cotidiano e a construção histórica do território brasileiro.
E Uma vez que a Geografia e a Literatura não possuem nada em comum, o texto literário, como recurso didático, deve ser dispensado.

Considere o fragmento de texto a seguir: "As metodologias de ensino de Geografia como de outras áreas do conhecimento constituem-se na atualidade como um desafio para os educadores. Diante de um mundo com forte avanço tecnológico e em constantes transformações, é inegável que o ensino de Geografia também deva fazer parte deste contexto de redefinições mundiais, tornando-se necessário acompanhar o ritmo em que ocorrem essas mudanças. Para isso, adequar o ensino de Geografia a esse contexto de mudanças, proporcionando aos alunos um ensino voltado para o seu cotidiano, descrevendo a realidade vivenciada no seu dia a dia, torna-se imprescindível".
Considerando os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a utilização de música nas aulas de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) A utilização da música nas aulas de Geografia possibilita um trabalho interdisciplinar devido às suas potencialidades e possibilidades.
( ) A formação de conceitos relativos à Geografia pode ser potencializada pela linguagem musical utilizada em sala de aula.
( ) Devido à sua relevância para o ensino, as letras de músicas passaram a compor os livros didáticos como meio de exemplificar certos conteúdos da Geografia.
( ) Para utilizar a música como um recurso didático no ensino da Geografia, é importante sempre utilizar o mesmo intérprete para que os alunos possam identificar com clareza o tema retratado na canção.
A V – F – V – F
B F – V – V – F
C V – V – V – F
D F – V – V – V
E V – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina