Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
No tocante aos ensinamentos básicos do Direito do Consumidor, é possível dizer que ele:
Escolha uma opção:
a. estabelece normas éticas de proteção, com o objetivo de equilibrar a relação jurídica desigual que pode existir entre consumidor e fornecedor.
b. recebeu implementação própria com o advento do Código de Defesa do Consumidor, um grande avanço na proteção das relações fruto das interações de consumo.
c. protege as relações apenas entre pessoas físicas.
d. tutela os direitos fundamentais do homem.
e. integra o ramo do direito público.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma em relação aos ensinamentos básicos do Direito do Consumidor: a) Estabelece normas éticas de proteção, com o objetivo de equilibrar a relação jurídica desigual que pode existir entre consumidor e fornecedor. - Esta afirmação é verdadeira, pois o Direito do Consumidor visa proteger o consumidor em uma relação que muitas vezes é desigual. b) Recebeu implementação própria com o advento do Código de Defesa do Consumidor, um grande avanço na proteção das relações fruto das interações de consumo. - Também é verdadeira, já que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) realmente trouxe uma estrutura legal específica para a proteção do consumidor. c) Protege as relações apenas entre pessoas físicas. - Esta afirmação é falsa, pois o Direito do Consumidor também protege as relações entre pessoas jurídicas que atuam como consumidores. d) Tutela os direitos fundamentais do homem. - Embora o Direito do Consumidor proteja direitos, ele não é especificamente voltado para a tutela dos direitos fundamentais do homem, que é uma área mais ampla. e) Integra o ramo do direito público. - O Direito do Consumidor é considerado mais um ramo do direito privado, embora tenha aspectos de interesse público. Analisando as opções, as alternativas a) e b) são corretas, mas a b) é mais específica e direta em relação ao contexto do Direito do Consumidor. Portanto, a resposta correta é: b) recebeu implementação própria com o advento do Código de Defesa do Consumidor, um grande avanço na proteção das relações fruto das interações de consumo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos aspectos da soberania do Estado é o do seu poder especial de penetrar nos patrimônios dos particulares, exigindo-lhes contribuições derivadas e compulsórias. Este poder é representado pelo poder de criar tributos, de estabelecer proibições tributárias, isto é, de emanar normas jurídicas tributárias. O poder fiscal é inerente ao próprio Estado, que advém de sua soberania política, consistente na faculdade do estabelecer tributos, de exigir contribuições compulsórias, a fim de poder atender ás necessidades públicas. Vulgarmente expressa-se como 'Fisco' o poder de exigir tributos do Estado. O Direito Tributário regula principalmente as relações jurídicas entre o 'Fisco', como sujeito ativo, e o Contribuinte, ou terceiros, como sujeitos passivos; regula a cobrança e a fiscalização dos tributos. A base do Direito Tributário é o TRIBUTO - o relacionamento que se realiza entre o Estado e o Contribuinte, através de uma obrigação a que este último está legalmente coagido a satisfazer. O Direito Tributário se refere, assim, à regulamentação jurídica das autoridades fiscais em contraste com os contribuintes no exercício da sua atividade de cobrança e fiscalização de tributos.
Considerando a aprendizado obtido até aqui, assinale a opção correta.
a. são características do Direito Tributário a autonomia dogmática por possuir apenas regras e princípios subsidiários de outros ramos do direito e a autonomia estrutural.
b. o Código Tributário vigente precede a Constituição Federal de 1988, que o recepcionou em sua integralidade.
c. tributo é toda prestação pecuniária coercitiva, em moeda ou cujo valor haja expressão, não advindo de multas, por exemplo, legalmente instituída e cobrada vinculada a uma atividade estatal.
d. os tributos garantem a prestação, pelos correspondentes Entes Políticos, dos serviços públicos necessários à sociedade. É assunto inerente ao Direito Tributário que regula a relação fisco/contribuintes, traçando não apenas as obrigações que devem ser assumidas pelos indivíduos, mas também limita o poder ativo de instituição evitando com isso determinados abusos.
e. os impostos podem ser classificados em relação à competência impositiva e quanto à vinculação com a atividade estatal.

Mais conteúdos dessa disciplina