Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “A Lei da Anistia, que foi reputada constitucional no ano de 2010 pelo Supremo Tribunal Federal, muito embora seja compatível com a Constituição Federal do Brasil de 1988, acaba por violar a Convenção Interamericana de Direitos Humanos ratificada pelo Brasil.”
Avalie as assertivas acima e depois assinale a alternativa que faz uma análise correta:
I. A Lei da Anistia, que foi reputada constitucional no ano de 2010 pelo Supremo Tribunal Federal, muito embora seja compatível com a Constituição Federal do Brasil de 1988, acaba por violar a Convenção Interamericana de Direitos Humanos ratificada pelo Brasil.
II. A Lei de Anistia brasileira, ao conceder anistia aos crimes de qualquer natureza praticados pelos agentes de repressão no período que se estendeu de 02/09/1961 a 15/08/1979, foi considerada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos inconvencional e inválida por contrariar frontalmente o jus cogens internacional.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção II uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
User badge image
DireitosHumanizados

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. A Lei da Anistia, que foi reputada constitucional no ano de 2010 pelo Supremo Tribunal Federal, muito embora seja compatível com a Constituição Federal do Brasil de 1988, acaba por violar a Convenção Interamericana de Direitos Humanos ratificada pelo Brasil. Essa assertiva é verdadeira, pois a Lei da Anistia foi considerada constitucional pelo STF, mas há críticas de que ela viola compromissos internacionais de direitos humanos. II. A Lei de Anistia brasileira, ao conceder anistia aos crimes de qualquer natureza praticados pelos agentes de repressão no período que se estendeu de 02/09/1961 a 15/08/1979, foi considerada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos inconvencional e inválida por contrariar frontalmente o jus cogens internacional. Essa assertiva também é verdadeira, pois a Corte Interamericana de Direitos Humanos já se manifestou sobre a inconvencionalidade da Lei da Anistia em relação a crimes de lesa-humanidade. Agora, vamos às alternativas: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. - Correto, ambas são verdadeiras e a II justifica a I. B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. - Incorreto, a II é verdadeira. C) A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa. - Incorreto, a I é verdadeira. D) As asserções I e II são proposições falsas. - Incorreto, ambas são verdadeiras. E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I. - Incorreto, a II é uma justificativa da I. Portanto, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “A competência contenciosa da Comissão ADHP é acionada por comunicações estatais ou individuais que denunciem a violação dos direitos humanos e dos povos por parte de Estados que tenham ratificado a Carta Africana. Apresentadas as comunicações, a Comissão deve, após exame e deliberação sigilosos, emitir um relatório descrevendo os fatos do caso, as conclusões a que chegou e, quando entender cabível, as recomendações que emite ao Estado demandado. Apenas após consideração e aprovação pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana é que o relatório pode ser publicado. As comunicações podem ser interestatais, quando um Estado alega a violação por outro Estado, ou individuais, quando indivíduos (não necessariamente as vítimas do fato) ou organizações da sociedade civil alegam o cometimento de violações por um ou mais Estados. Por mais que apenas as comunicações interestatais estejam expressamente previstas na Carta, qualquer indivíduo ou ONG pode apresentar uma comunicação à Comissão. Para fazê-lo, os indivíduos não precisam ser cidadãos nem estar registrados no Estado contra o qual a comunicação é realizada, bem como as ONGs não precisam deter o status de observadoras”.
Tendo como referência os conteúdos apresentados na disciplina de “Direitos Humanos”, que aborda os requisitos para a admissibilidade de comunicações individuais perante a Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Indicar a identidade de seu autor.
II. Esconder a identidade de seu ator.
III. Ser compatíveis com a Carta Africana.
IV. Não conter termos ultrajantes ou insultuosos.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Mostra-se oportuna, nesse momento, a avaliação dos mecanismos de controle, exercidos internamente e internacionalmente, que impedem - ou retratam - a violação de direitos humanos por meio de atos normativos incompatíveis com os instrumentos ratificados pelo Brasil e incorporados em acordo com o disposto na seção anterior. Trata-se do controle de convencionalidade, nacional ou internacional, da adequação dessas normas”.
Com base nos seus conhecimentos sobre o sistema constitucional brasileiro de proteção dos direitos humanos, que aborda os pontos essenciais tratados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no contexto de controle de convencionalidade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Ocorre quando o propositor da ação informa à Corte do seu desinteresse sobre o caso.
II. Impôs-se que o controle seja realizado ex officio.
III. É uma obrigação imposta a toda autoridade pública no exercício de suas competências.
IV. Trata-se da verificação de compatibilidade dos atos normativos internos de um Estado com a Convenção Americana de Direitos Humanos e demais convenções de direitos humanos, bem como com a jurisprudência contenciosa e consultiva da Corte.
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “A despeito de a instituição da Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos ser recente, a União Africana propôs, em 2008, a adoção de um protocolo com vistas à fusão da Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos e da Corte de Justiça da União Africana em um único organismo jurisdicional, a Corte Africana de Justiça e Direitos Humanos. O Protocolo ao Estatuto da Corte Africana de Justiça e Direitos Humanos entrará em vigor após a 15ª ratificação".
Tendo como referência seus conhecimentos sobre o sistema africano de proteção dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e selecione a alternativa correta acerca das características da comissão africana de direitos humanos e dos povos:
I. A Comissão é o órgão responsável pela execução das sentenças – ela faz o julgamento de casos de violações de direitos humanos e aplica as penas.
II. A Comissão é o órgão protagonista do Sistema Africano - diferentemente dos Sistemas Europeu e Interamericano.
III. A Comissão foi o primeiro órgão a ser estabelecido no âmbito africano de proteção dos direitos humanos.
IV. A Comissão conta com maior número de Estados-membros do que a Corte Africana de Direitos Humanos dos Povos.
A Apenas a afirmativa II está correta
B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Ao longo de sua existência, a Corte IDH tem se debruçado sobre os mais diversos temas concernentes aos direitos humanos nas Américas, estabelecendo parâmetros mínimos de proteção. Sua jurisprudência reveste-se de imensa importância na medida em que traduz a interpretação da Corte IDH acerca da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH), afirmando o seu caráter de instrumento vivo, que se renova e se ressignifica ao longo do tempo. Ao ratificar a CADH, os Estados se comprometem a realizá-la, o que inclui sua interpretação”.
Tendo como referência seus conhecimentos sobre a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta dos seis grandes temas de classificação das decisões da Corte.
I. Violações que refletem o legado do regime ditatorial e violações que refletem questões da justiça de transição.
II. Violações que refletem questões da justiça de transição e violações que refletem desafios acerca do fortalecimento de instituições e da consolidação do Estado de Direito.
III. Violações de direitos de grupos vulneráveis e violações de direitos sociais.
IV. Violações de novos direitos da agenda contemporânea, incluindo violações de direitos de grupos autodeclarados contrários à ditadura do “politicamente correto”.
A Estão corretas apenas as afirmativas II e III
B Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
C Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
E Estão corretas apenas as afirmativas I e III

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Além de deveres para com a família, a sociedade e o Estado, a Carta impõe aos indivíduos o dever de adequar o exercício de seus direitos e suas liberdades aos direitos e às liberdades dos outros, bem como o dever de respeito e consideração sem discriminação e mediante tolerância e diálogo (arts. 27 a 29 da Carta Africana). Está tônica do instrumento revela a eficácia horizontal dos direitos humanos, no sentido de que não compete apenas aos Estados o dever de respeitá-los e garanti-los, mas também aos indivíduos na condição de titulares desses direitos e das obrigações que deles decorrem”.
Tendo como referência a carta africana de direitos humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Se destacam na Carta Africana os dispositivos de cunho colonialista, patrimonialista e liberal, os quais se coadunam com as seguintes ideias: ideologia de gênero, marxismo cultural e a ditadura do “politicamente correto”.
II. A Carta Africana congrega a proteção de direitos para além de uma dimensão individualista, referindo-se expressamente aos direitos dos povos.
III. A Carta Africana é o primeiro instrumento de cunho regional a prever o direito ao desenvolvimento, ressaltando que a proteção não se restringe aos contornos econômicos desse direito, mas engloba também aspectos relativos à própria existência digna dos diferentes povos africanos.
IV. A Carta Africana, em consonância com a perspectiva de vida em coletividade, atribui deveres aos indivíduos na condição de membros de determinada comunidade.
A Apenas as afirmativas II e III estão corretas
B Apenas a afirmativa I está correta
C Apenas as afirmativas I e III estão corretas
D Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

Tendo como referência a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que trata sobre as relatorias temáticas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III).
I. As relatorias temáticas têm como finalidade fortalecer, impulsionar e sistematizar o trabalho da própria Comissão Interamericana de Direitos Humanos no monitoramento dos direitos humanos nas Américas.
II. Essas relatorias temáticas têm como finalidade proporcionar a criação de informativos temáticos, os quais são de suma importância não só para a pesquisa, mas também para atuação dos governos dos Estados na proteção dos direitos humanos.
III. No âmbito de suas funções promocional, consultiva e assessora, a Comissão IDH pode elaborar minutas de tratados e convenções, interpretar a própria CADH e, eventualmente, determinar a compatibilidade entre a legislação interna e a Convenção.
IV. Somente os Ministros de Constituição e Justiça dos Estados asiáticos possuem autorização para participar das reuniões de relatorias temáticas da Comissão IDH, ante a inexistência do direito de participação da sociedade civil.
A Estão corretas apenas as afirmativas I e II
B Estão corretas apenas as afirmativas II e III
C Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
E Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Mais conteúdos dessa disciplina