Logo Passei Direto
Buscar
A internacionalização da proteção desses direitos no continente remonta à já extinta Organização da Unidade Africana (OUA), organismo de caráter regional que operou durante os anos de 1963 a 2002. A OUA tinha como escopo o fortalecimento da soberania, a proteção da integridade territorial e o desenvolvimento socioeconômico dos Estados recém-independentes. Em matéria de direitos humanos, preocupou-se com questões afetas à proteção de refugiados, à proibição da discriminação racial e à descolonização.
Tendo como referência o sistema africano de proteção dos direitos humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. A luta pela efetivação dos direitos humanos na África deve ser compreendida por meio da história de colonização e exploração que marca a região.
II. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos (doravante Carta ou Carta Africana) foi o primeiro tratado internacional relativo à proteção de direitos humanos na África. Também conhecida como Carta de Banjul.
III. Do total de 55 Estados africanos, apenas cinco fazem parte da União Africana, quais sejam: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé.
IV. A União Africana está determinada a promover e proteger os direitos humanos e dos povos, bem como a consolidar as instituições democráticas e culturais, garantindo a boa governança e o Estado de Direito.
A Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
B Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
C Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
E Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
User badge image
DireitosHumanizados

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A luta pela efetivação dos direitos humanos na África deve ser compreendida por meio da história de colonização e exploração que marca a região. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a história de colonização e exploração tem um impacto significativo na luta pelos direitos humanos na África. II. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos (ou Carta de Banjul) foi o primeiro tratado internacional relativo à proteção de direitos humanos na África. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. III. Do total de 55 Estados africanos, apenas cinco fazem parte da União Africana, quais sejam: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé. Falso, essa afirmativa está incorreta, pois todos os 55 Estados africanos são membros da União Africana. IV. A União Africana está determinada a promover e proteger os direitos humanos e dos povos, bem como a consolidar as instituições democráticas e culturais, garantindo a boa governança e o Estado de Direito. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: D) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento do conceito de controle de convencionalidade encontra bases sólidas na Constituição federal de 1988, apesar de não constar expresso no texto. (...) a justificativa normativa para o procedimento de controle de convencionalidade pela Corte estar presente na CADH - Convenção Americana sobre Direitos Humanos nos seus arts. 1º, 2º e 29.
Conforme os estudos realizados na disciplina de Direitos Humanos e Cidadania, sobre a temática que envolve o fato de o Estado brasileiro estar vinculado à CADH - Convenção Americana sobre Direitos Humanos, analise os itens abaixo e, depois, assinale a alternativa correta:
I - Para fatos posteriores a 10 de dezembro de 1998 torna a CADH o órgão internacional que, por excelência, emite juízos sobre a violação dos direitos contido no referido instrumento, gerando a obrigação de o Estado brasileiro obedecer a suas decisões.
II - A Corte pode declarar a inconvencionalidade de leis, decretos, resoluções e outros atos do Brasil em face da CADH quando este figurar no “banco dos réus” nos processos levados à jurisdição do tribunal internacional.
III - A Corte, a qualquer momento, ao detectar que os Estados brasileiros não estão cumprindo ao acordo referente aos Direitos Humanos, poderá assumir o controle político e financeiro do país, até que a ordem se restabeleça.
A - Apenas o item I está correto.
B - Apenas os itens I e III estão corretos.
C - Apenas os itens I e II estão corretos.
D - Os itens I, II e III estão corretos.
E - Apenas os itens II e III estão corretos.

Mais conteúdos dessa disciplina