Logo Passei Direto
Buscar
O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) destaca atenção especial no momento da apuração deste imposto da matriz e suas filiais, sendo necessário levar em consideração se ambas estão localizadas no mesmo estado.
Com relação à apuração do ICMS para empresas com filiais, analise as sentenças a seguir:
I- A centralização do recolhimento do ICMS pode ocorrer entre empresas estabelecidas em diferentes estados, como, por exemplo: a matriz está situada em São Paulo e sua filial tem a sede em Santa Catarina.
II- O ICMS é recolhido através do DARE (Documento Único de Arrecadação Estadual), sendo que este recolhimento não pode ser realizado em uma única guia. Cada estabelecimento, seja matriz ou filial, deve recolher separadamente.
III- O ICMS é recolhido de acordo com a legislação do estado em que está situada a matriz e, havendo a comunicação de centralização do recolhimento do ICMS, será gerada apenas uma guia do DARE (Documento Único de Arrecadação Estadual).
IV- Não havendo centralização, o ICMS é recolhido individualmente por empresa. Nesse caso, para transferir ICMS entre matriz e filial é preciso autorização do fisco.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A centralização do recolhimento do ICMS pode ocorrer entre empresas estabelecidas em diferentes estados, como, por exemplo: a matriz está situada em São Paulo e sua filial tem a sede em Santa Catarina. Falso, a centralização do ICMS geralmente ocorre dentro do mesmo estado, pois as legislações estaduais podem variar e a centralização entre estados diferentes não é permitida. II- O ICMS é recolhido através do DARE (Documento Único de Arrecadação Estadual), sendo que este recolhimento não pode ser realizado em uma única guia. Cada estabelecimento, seja matriz ou filial, deve recolher separadamente. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois cada estabelecimento deve efetuar o recolhimento do ICMS separadamente. III- O ICMS é recolhido de acordo com a legislação do estado em que está situada a matriz e, havendo a comunicação de centralização do recolhimento do ICMS, será gerada apenas uma guia do DARE (Documento Único de Arrecadação Estadual). Falso, a centralização do ICMS não é permitida entre estados diferentes, e mesmo que haja centralização, a legislação pode exigir guias separadas dependendo do estado. IV- Não havendo centralização, o ICMS é recolhido individualmente por empresa. Nesse caso, para transferir ICMS entre matriz e filial é preciso autorização do fisco. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois sem a centralização, cada empresa deve recolher seu ICMS individualmente e a transferência de ICMS entre matriz e filial requer autorização. Com base nas análises, as sentenças corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: c) As sentenças II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A definição para as regras sobre as demonstrações contábeis individuais, demonstrações separadas e demonstrações consolidadas aplicadas do método de equivalência patrimonial é apresentada pela Resolução 1.262/209 do Conselho Federal de Contabilidade, por meio da aprovação da Interpretação Técnica ITG 09.
Com relação a estas regras, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Do ponto de vista conceitual, as demonstrações individuais não precisam ser divulgadas publicamente para o caso de entidades que não tivessem investimentos em controladas, ou em joint- ventures (controladas em conjunto).
( ) No Brasil a legislação societária requer que as demonstrações contábeis individuais sejam a base de diversos cálculos com efeitos societários (como a determinação dos dividendos mínimos obrigatórios e total e do valor patrimonial da ação, entre outros).
( ) As demonstrações separadas só deveriam ser separadas naquelas circunstâncias em que os investimentos societários mensurados pela equivalência patrimonial ou apresentados na forma de demonstrações contábeis consolidadas não representem de forma completa a razão e a destinação desses investimentos.
( ) O Conselho Federal de Contabilidade esclarece que por meio da Interpretação Técnica ITG 09, durante a vigência da legislação será dispensada a apresentação das demonstrações contábeis individuais de todas as entidades.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina