Logo Passei Direto
Buscar
O Governo Militar (1964-1985) ampliou as estruturas de inteligência já existentes no Brasil e desenvolveu um sistema especialmente voltado para reunião de dados e produção de conhecimentos a serem difundidos para o Presidente da República. Assinale a alternativa que apresenta como era organizada a Atividade de Inteligência (que ainda era chamada de Informações) durante esse período da história do Brasil.
Escolha uma opção:
a. Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por: Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Divisões de Segurança e Informações (DSI) e Assessorias de Segurança e Informações (ASI).
b. Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), composto por: Sistema de Inteligência de Segurança Pública (SISP nacional), Subsistemas Estaduais de Segurança Pública (SISP Estaduais) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
c. Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por: Serviço Nacional de Informações (SNI), Centro de Informações da Marinha (CENIMAR), Centro de Informações do Exército (CIE), Serviço de Informações da Aeronáutica (SIAer), Divisões de Segurança e Informações (DSI) e Assessorias de Segurança e Informações (ASI).
d. Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), composto por: Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI), Divisões de Segurança e Informações (DSI) e Assessorias de Segurança e Informações (ASI).
e. Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por: Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI), Departamento de Inteligência da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (DI/SAE) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
User badge image
SegurancaPrivadaBR

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre a organização da Atividade de Inteligência durante o Governo Militar no Brasil, vamos analisar as alternativas: a) Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por: Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Divisões de Segurança e Informações (DSI) e Assessorias de Segurança e Informações (ASI). - Esta opção menciona a ABIN, que foi criada após o período militar, então não é correta. b) Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), composto por: Sistema de Inteligência de Segurança Pública (SISP nacional), Subsistemas Estaduais de Segurança Pública (SISP Estaduais) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). - A ABIN não existia durante o período militar, então esta opção também não é correta. c) Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por: Serviço Nacional de Informações (SNI), Centro de Informações da Marinha (CENIMAR), Centro de Informações do Exército (CIE), Serviço de Informações da Aeronáutica (SIAer), Divisões de Segurança e Informações (DSI) e Assessorias de Segurança e Informações (ASI). - Esta opção menciona o SNI, que era a estrutura de inteligência durante o governo militar, e inclui as divisões corretas. d) Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), composto por: Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI), Divisões de Segurança e Informações (DSI) e Assessorias de Segurança e Informações (ASI). - Novamente, a ABIN não existia nesse período, então esta opção não é correta. e) Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por: Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI), Departamento de Inteligência da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (DI/SAE) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). - A ABIN não existia durante o governo militar, então esta opção também não é correta. A alternativa correta, que reflete a organização da Atividade de Inteligência durante o Governo Militar, é a c) Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por: Serviço Nacional de Informações (SNI), Centro de Informações da Marinha (CENIMAR), Centro de Informações do Exército (CIE), Serviço de Informações da Aeronáutica (SIAer), Divisões de Segurança e Informações (DSI) e Assessorias de Segurança e Informações (ASI).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como toda atividade estatal, a Atividade de Inteligência de Segurança Pública se pauta pelos princípios constitucionais da administração pública, exceto o: Escolha uma opção: a. princípio da publicidade. b. princípio da legalidade. c. princípio da eficiência. d. princípio da impessoalidade. e. princípio da moralidade.

Um dos principais autores da área de Inteligência, Sherman Kent (1967), desenvolveu um conceito de Inteligência construído sobre três perspectivas. Assinale a alternativa que melhor se enquadra na definição trina de Kent.
Escolha uma opção:
a. Inteligência como organização, resultado da aplicação da metodologia; Inteligência como produto, que é atividade ou método aplicado; Inteligência como processo, usada para definir as estruturas, ou seja, agências, órgãos e sistemas.
b. Inteligência como processo, resultado da aplicação da metodologia; Inteligência como produto, usada para definir as estruturas, ou seja, agências, órgãos e sistemas; Inteligência como organização, que é atividade ou método aplicado.
c. Inteligência como produto, resultado da aplicação da metodologia; Inteligência como processo, usada para definir as estruturas, ou seja, agências, órgãos e sistemas; Inteligência como organização, que é atividade ou método aplicado.
d. Inteligência como produto, que é atividade ou método aplicado; Inteligência como processo, resultado da aplicação da metodologia; Inteligência como organização, usada para definir as estruturas, ou seja, agências, órgãos e sistemas.
e. Inteligência como produto, resultado da aplicação da metodologia; Inteligência como processo, que é atividade ou método aplicado; Inteligência como organização, usada para definir as estruturas, ou seja, agências, órgãos e sistemas.

Mais conteúdos dessa disciplina